O Shopping Pátio Cianê, quando estava em construção, invadiu algumas áreas públicas (passarela aérea entre as antigas fábricas, escada para saída de emergência e acesso para o estacionamento), o que foi denunciado pelo vereador José Crespo (DEM), no Poder Judiciário (ação popular 3018359-33.2013), processo vencedor, com liminar concedida em 13 de setembro de 2013.
Em razão do embargo das obras, os agentes (shopping e Prefeitura) foram obrigados a negociar com o Ministério Público. Crespo intermediou essas conversas, propondo que fosse celebrado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com uma "concessão onerosa" daqueles espaços públicos, em troca do shopping indenizar financeiramente a cidade, pelas vantagens obtidas. O acordo nesse sentido foi fechado por Crespo com o presidente da HSI (Hemisfério Sul Investimentos), empresário Máximo Pinheiro Lima, em almoço havido na capital, em novembro de 2013.
Em seguida, o TAC foi assinado pelas partes, diante do promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, mediante o qual o Shopping Pátio Cianê se comprometeu a construir, sem ônus financeiro para a Prefeitura, uma nova creche na região central da cidade. Foi a primeira e única vez, na história de Sorocaba, que um legítimo interesse privado foi harmonizado com o interesse público, na forma de uma "concessão onerosa", ou seja, sem favorecimentos ou propinas nos bastidores.
Na semana que vem, dia 24 (quarta-feira), finalmente essa nova creche será inaugurada: na rua Ema Zacchi Pollice, 35, com 285 vagas para crianças de zero a 5 anos de idade, que efetivamente nada custou para a Prefeitura, significando uma economia de mais de 6 Milhões de Reais (exatamente R$ 6.277.122,81, pagos pelo Shopping Pátio Cianê, em cumprimento do TAC).
Entusiasmado com esse resultado, Crespo está convidando tanto o empresário Máximo Pinheiro Lima como o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, para que estejam presentes na inauguração e compartilhem essa importante conquista que, espera-se, sirva de exemplo para outras parcerias semelhantes, em que todos os agentes ganham honestamente e, mais ainda, ganha o povo e a cidadania.