11 de fevereiro de 2016
Projeto de Lei institui o Dia e a Semana Municipal do Lixo Zero
Um projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) propõe instituir o Dia e a Semana Municipal do Lixo Zero em Sorocaba. Pela proposta, o dia 30 de maio passará a ser a data alusiva à mobilização popular, que visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem enviados à área de disposição final, assim como disseminar, por meio de educação ambiental, os conceitos de não geração, redução, reutilização e reciclagem, bem como o incentivo à promoção de mutirão de limpeza em parques, praças e pontos turísticos.
Crespo lembra que a ideia é fomentar, nas escolas da rede municipal, estadual e particulares de ensino, a educação ambiental e conceitos de limpeza, educação e reconstrução, por meio de produção limpa e destino correto, contribuindo para que todos os resíduos sejam reutilizados na mesma área onde foram consumidos, o que gerará uma nova forma de reaproveitamento útil.
Para o democrata, o desenvolvimento de mecanismos de conscientização do munícipe para o não desperdício do lixo e sua contínua reutilização em produtos úteis garantirá a sustentabilidade da cidade, o que contribuirá, também, à prevenção e conscientização da proliferação da dengue, zika e chikungunya.
“Nos dias atuais, não estaremos ganhando somente na separação e coleta seletiva de lixo e na própria diminuição, mas também estaremos contribuindo para o extermínio da dengue, zika e chikungunya, o qual, na maioria das vezes, é em ‘lixos jogados’ irregularmente que se encontram os criadouros”, argumenta Crespo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário