19 de abril de 2016

Câmara derruba dois vetos e projetos de Crespo passam a valer: Semana do Lixo Zero e Semana da Acessibilidade


O prefeito Antonio Carlos Pannunzio foi ‘atropelado’ pelos vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã desta terça-feira (19). Os projetos de lei do vereador José Crespo (DEM) 21/16 (institui a Semana Municipal de Acessibilidade) e 32/16 (institui o Dia e a Semana Municipal do Lixo Zero), que haviam sido vetados pelo Executivo, tiveram os vetos derrubados em Plenário e se tornarão lei nos próximos dias.

O dia 30 de maio passará a ser a data alusiva à mobilização popular na Semana Municipal do Lixo Zero, que visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem enviados à área de disposição final, assim como disseminar, por meio de educação ambiental, os conceitos de não geração, redução, reutilização e reciclagem, bem como o incentivo à promoção de mutirão de limpeza em parques, praças e pontos turísticos.

Para o democrata, o desenvolvimento de mecanismos de conscientização do munícipe para o não desperdício do lixo e sua contínua reutilização em produtos úteis garantirá a sustentabilidade da cidade, o que contribuirá, também, à prevenção e conscientização da proliferação da dengue, zika e chikungunya.

Já a Semana Municipal de Acessibilidade e Inclusão terá, no calendário oficial da cidade, a data de 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. De acordo com Crespo, o objetivo da proposta é organizar, em parceria com outros órgãos públicos e com instituições da sociedade civil, eventos festivos, encontros, seminários, oficinas e demais ações, que promovam o debate e a reflexão em torno dos direitos para o processo de inclusão social.

Segundo o democrata, a conscientização da sociedade, com relação aos temas de interesse das pessoas com deficiência, colabora à construção de políticas públicas inclusivas, visando diminuir o preconceito, em todas as esferas e repartições do município.

Nenhum comentário: