21 de junho de 2013

Grito às ruas


O mundo acompanha as manifestações de rua em diversas capitais e cidades do país. O jovem acordou, ressuscitou do período letárgico e extravasa toda a sua perplexidade pela desigualdade social em que vivemos. Os R$ 0,20 na tarifa do transporte coletivo foi apenas o estopim. A questão é muito mais profunda.

Em Sorocaba, na noite da última quinta-feira, tivemos milhares de pessoas marchando pelas ruas centrais, inclusive chegando à Prefeitura, protestando contra tudo: saúde péssima no município, trânsito caótico, falta de vagas em creches, obras atrasadas… Isso para não citarmos os casos de repercussão nacional, como a PEC 37 e os condenados pelo Mensalão, que ainda gozam de seus ‘direitos’ em liberdade.

O povo sorocabano deu um exemplo de pacifismo. Era possível verificar jovens estudantes e profissionais liberais, como alguns diretores da OAB local, juntos, gritando por melhorias e em defesa das cores de nossa pátria. Somos patriotas e agora acordamos.

É de se apontar, ainda, que as manifestações têm ocorrido de forma apartidária. Para demonstramos nosso descontentamento, não precisamos estar filiados a um partido. Temos, sim, que fazer algo pela sociedade, e clamar por melhorias sociais nada mais é do que exercer a cidadania brasileira. Sem violência, é claro!

A redução da tarifa do transporte coletivo foi um ganho à sociedade. Há tempos venho dizendo que Sorocaba poderia ter o valor de R$ 2,34 no passe social (70% do preço do vale-transporte, já praticado quando eu era presidente da Urbes). E isso não somente é justo como viável, do ponto de vista orçamentário. Chega de demagogia, de impunidade, de acovardamento político. O engajamento de todos nessa luta é mais que necessário.

Duas frases de efeito têm sido proferidas pelos jovens nas ruas: “Povo passivo, corrupção ativa” e “Pai, afasta de mim esse ‘cale-se’”. Precisamos refleti-las. Temos de dar adeus à inoperância do sistema judiciário, às promessas vindas do Executivo e à submissão do Legislativo. Nesse país tudo parece regredir.

Torço para que as manifestações continuem. Queremos uma reforma social ampla e rápida. Chega de tudo o que nos atrasa. O povo é o coração da nação. É nossa obrigação ouvi-lo.

4 comentários:

Rodrigo disse...

Estou boquiaberto com essa revelação Crespo... e o pior é que você, que já foi presidente da urbes, tem conhecimento de causa. Parceiro... em todas as eleições eu voto em você... e por conta disso...tenho certeza que você seria o melhor prefeito que sorocaba já teve... não sei o que acontece com esse povo que teima em colocar as mesmas figurinhas no poder. Mas na próxima eleição 'dêxa' comigo...farei todos se lembrarem do Crespo

Rodrigo disse...

Ah, e por favor... candidate-se a prefeito novamente. Dessa vez vai...

Crespo disse...

Muito obrigado pelo seu incentivo, Rodrigo. De fato, ainda mantenho essa pretensão e sei que tenho as melhores propostas para o desenvolvimento justo e integrado de Sorocaba. O problema é enfrentar o poder econômico e o marketing reverso de algumas campanhas adversárias, que manipulam a opinião pública.

Crespo disse...

Muito obrigado pelo seu incentivo, Rodrigo. De fato, ainda mantenho essa pretensão e sei que tenho as melhores propostas para o desenvolvimento justo e integrado de Sorocaba. O problema é enfrentar o poder econômico e o marketing reverso de algumas campanhas adversárias, que manipulam a opinião pública.