17 de junho de 2013
Crespo sugere a implantação de transporte coletivo de massa entre Sorocaba e Votorantim pela antiga estrada de ferro
O vereador José Crespo (DEM) solicitou ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), por meio da indicação 1.190/13, a adoção de providências visando a desapropriação ou comodato do leito ferroviário da antiga Estrada de Ferro Votorantim, em favor das prefeituras de Sorocaba e Votorantim, bem como um estudo a fim de se implantar uma estrutura de transporte coletivo de massa que contemple as duas cidades. O mesmo pedido foi encaminhado, via ofício, ao prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB).
Crespo lembra que a ferrovia, atualmente abandonada, foi construída por ser um meio de transporte prático e eficiente à época, atendendo a Fábrica de Tecidos de Votorantim, cujo trecho inaugurado em 1892 seguia da Estação Paula Souza (hoje, ponto final dos ônibus de Votorantim/Sorocaba) à Vila de Votorantim, sendo prolongado, mais tarde, até Santa Helena (Itupararanga/Nova Baltar).
Em 22 de agosto de 1966, conforme o democrata, os bondes rebocados pela locomotiva elétrica da Estrada de Ferro Votorantim deixaram de circular, sendo substituídos pelos ônibus, que permaneceram no local até 1977.
Segundo o vereador, a partir de junho de 1986, a tração de vagões nessa ferrovia passou a ser exclusivamente feita por locomotivas diesel-elétricas da Fepasa, quando toda a eletrificação na Estrada de Ferro Votorantim foi retirada em decorrência de um choque entre a locomotiva de número 4 e uma composição da ferrovia.
Para Crespo, como a linha férrea da antiga estrada é constituída de via simples, somente permitindo que os trens percorram um sentido, seria preciso implantar uma outra paralela, o que poderia resultar no tão comentado “trem turístico” ou, ainda, num corredor VLT ou BRT entre as duas cidades.
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