23 de setembro de 2013

Conselho Universitário da UFSCar analisará pedido de Crespo sobre a criação do curso de medicina no Campus Sorocaba


O vereador José Crespo (DEM) propôs ao reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino Araújo, durante visita à Câmara Municipal, que se crie o curso de medicina no Campus Sorocaba. O pedido, feito pessoalmente ao acadêmico, será analisado pelo Conselho Universitário da instituição.

Segundo Crespo, a UFSCar, Campus Sorocaba, “cresceu e estabeleceu-se como um dos maiores campi da região sudoeste, para orgulho e reconhecimento da população. Na próxima fase de consolidação, cabe à reitoria, com ousadia-cidadã, dar mais um passo importante: a criação do curso de graduação de medicina nesse campus. Esse curso deverá ter foco acadêmico em saúde pública e clínica geral”.

O vereador lembrou a Araújo a falta de médicos na cidade, na região e em todo o país. “A maioria dos médicos existentes e estudantes de medicina não tem interesse nem treinamento acadêmico para a saúde pública nem para clínica geral, ponto crítico nacional. A UFSCar, Campus Sorocaba, tem vocação e o dever de suprir essa demanda, um serviço de relevante interesse público nacional”, ressaltou Crespo.

O reitor respondeu ao democrata que a escola ainda não analisou essa possibilidade, mas se comprometeu a pautar isso ao Conselho Universitário na primeira oportunidade. Criada há 43 anos, a UFSCar conta com 58 cursos de graduação e 61 em pós-graduação, totalizando cerca de 15 mil alunos, além dos alunos de educação à distância. Em Sorocaba são oferecidas 620 vagas.

Nenhum comentário: