11 de julho de 2013

Crespo propõe moção de aplauso a programa jornalístico que abordou parecer do MP do TCE relativo à Prefeitura


O vereador José Crespo (DEM) protocolou uma moção de aplauso ao programa jornalístico “O ‘D’ da Questão”, do colunista Djalma Luiz Benette, transmitido pela Rádio Ipanema FM, que no dia 10 de julho de 2013 repercutiu o parecer do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo desfavorável às contas da Prefeitura de Sorocaba, no exercício de 2011.

Na abordagem, o jornalista conhecido como Deda focou o parecer da procuradora Élida Pinto, que enfatizou o “risco de dano ao erário” e “lesão ao dever de boa gestão” à situação deixada pelo ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB) às contas do Executivo, em 2011.

Deda leu trechos que constam nos autos do processo TCE-1233/026/11, com parecer prévio desfavorável às contas da Prefeitura de Sorocaba, no exercício de 2011. No documento obtido pelo jornalista, a procuradora Élida alerta aos conselheiros do TCE violações frontais cometidas por Lippi aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, isonomia, finalidade, eficiência e publicidade.

Nos argumentos da procuradora, conforme descreveu Deda, no programa da Rádio Ipanema FM, houve “manipulação injusta e abusiva dos gastos de publicidade e propaganda”, inclusive, para “lastrear o montante dessas despesas no ano eleitoral de 2012”, além de outras denúncias, como o valor destinado à construção de uma única escola, cujo montante corresponde a 95,50% da dotação orçamentária atualizada, somando algo superior a R$ 270 milhões.

“Ao abordar tais fatos em seu jornalismo, a Rádio Ipanema FM demonstrou, mais uma vez, a conduta de imparcialidade e coragem na divulgação de assuntos de interesse público, cumprindo o dever de levar informação com ética e responsabilidade à sociedade, não privando o público de informações relevantes para a sua formação e opinião crítica”, destacou Crespo, no texto da moção.

O democrata solicita ao presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), assim que a moção for votada e aprovada em plenário, que se encaminhe uma cópia aos órgãos de imprensa da cidade, como a própria Rádio Ipanema FM, à Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), e aos jornais Cruzeiro do Sul, Diário de Sorocaba e Bom Dia, além do próprio TCE e do MP do TCE.

Nenhum comentário: