Na 3a. feira dia 9 de Março e nas próximas terças-feiras à tarde, a partir das 14 horas e até a hora em que for necessário, acontecerão os depoimentos e debates da CPI dos Transportes, criada pela Câmara Legislativa de Sorocaba para averiguar as Irregularidades que têm ocorrido, nos últimos anos, no Sistema Público de Transporte Coletivo.
O Requerimento de aprovação da CPI, corajosamente assinado por Anselmo Rolim Neto, Antonio Carlos Silvano, Carlos Cezar da Silva, Francisco França da Silva, Gervino Gonçalves, Irineu Donizeti Toledo, Izídio de Brito Correia e Mário Marte Marinho Júnior, além de Crespo, estabeleceu que o foco dos trabalhos será:
a Intervenção na TCSa contratação Emergencial de empresas operadorasa nova Licitação para substituir a TCSa Inadimplência da URBES no pagamento de tributosos Custos administrativos da URBESo Desequilíbrio financeiro do Sistemaa Obsolescência da frotaa Isonomia entre as empresas operadorasa Qualidade do servico diante do usuárioa Economicidade dos combustíveiso Plano Diretor de Transportesa Evasão de receitas do Sistemaa expansão dos Mini-terminaisa construção de Corredores especiais para o transporte coletivoa Fiscalização do serviçoa Modernização do SistemaA população poderá participar da CPI de várias formas: poderá estar presente fisicamente, nas galerias da Câmara e poderá assistir ou pela TV Legislativa (canal 6 da Net Sorocaba) ou pela Web (http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/).
As manifestações ao microfone serão somente dos vereadores e depoentes, mas Crespo poderá levar perguntas dos internautas, através do e-mail jaccrespo@hotmail.com
Na 3a. feira dia 9 estão convocados os Diretores da URBES Roberto Bataglini e Celso Bersi; no dia 16 de Março, as Diretoras Giovanna Bianchini e Lúcia Graziozi, e no dia 23 de Março, o Presidente Renato Gianolla.
Todos eles prestarão seus depoimentos sob Juramento legal de responder a Verdade, somente a Verdade, nada mais do que a Verdade.
15 comentários:
Meus parabéns, Crespo! Por isso que você é um dos poucos políticos honestos e atuantes que conheço... Esperamos que todos nós possamos ter um transporte coletivo que Sorocaba merece em pouco tempo.
Abraços...
Rodrigo Alves de Paula
Dono da comunidade TRANSPORTE COLETIVO SOROCABA, no Orkut
Muito obrigado, Rodrigo.
A CPI precisará muito de você e da sua comunidade.
Conto com a sua participação.
Crespo, cheguei a conclusão que o senhor é ultima e única esperança de Sorocaba voltar a ter um transporte coletivo de qualidade.
Debatemos e debatemos ha muito tempo os problemas do transporte,e no final, sempre chegamos na questão da frota sem qualidade e desconfortável para o passageiro.
Sorocaba tem que voltar a adquirir ônibus de qualidade e acabar com a fama de frota básica e medíocre.
Outra coisa, pessoas ligadas ao transporte continuam alegando que a Urbes não autoriza as empresas comprarem ônibus melhores e confortáveis.
Mas daí fica pergunta: Se a Urbes deveria lutar pelos direitos dos passageiros a um transporte digno, mas na verdade fica contra eles, porque o orgão continua administrando o transporte coletivo?
Seria uma implicância do Lippi em não melhorar o sistema?
Muito obrigado pelas suas generosas palavras, Mário.
Vou me esforçar pela causa da Modernização do transporte em Sorocaba (com Qualidade e Preço razoável).
A CPI poderá ser útil para isso.
Mas não devemos nos iludir: quem manda na cidade é o prefeito, e se ele não quiser, nada acontecerá.
Nossa chance é abrir a cabeça dele (no sentido figurado, é claro).
O pessoal da Urbes é bom, Mário.
Sei disso porque fui eu quem formou essa equipe, 20 anos atrás.
Mas estão desmotivados e acomodados.
Teriam que sofrer um "choque de gestão" da parte do prefeito.
Mas Vitor ... infelizmente está se revelando um administrador temerário e inoperante.
Eu conheci pessoalmente muitos funcionarios e gestores da Urbes, e realmente são pessoas simpáticas e atentas a novas idéias.
Porém, eu já suspeitava que essa queda brusca de qualidade da frota, era fruto da gestão Lippi, já que ele dá a palavra final.
O próprio prefeito acabou admitindo sua falta de interesse em melhorar a frota na entrevista de radio.
É uma pena para Sorocaba, que vai continuar com seus congestionamentos absurdos por um capricho do prefeito em melhorar o transporte público.
Crespo sei que não tem haver com o assunto mais qual é a sua opinião sobre a greve dos professores da rede estadual, você acredita que por ser uma no de eleição possa prejudicar a imagem tucana?
Prezado Anônimo,
Sim, qualquer greve desgasta a autoridade em gestão.
O ponto é: a greve é justa?
Se for justa, porque a autoridade não tomou as medidas necessárias, então a Sociedade, apesar dos prejuízos e incômodos sofridos, deve apoiá-la.
Uma forma de saber se a greve é justa, é a porcentagem de grevistas: se for baixa a greve não é justa, se for alta, é justa.
Crespo.
Por falar em transportes, o que você achou do decreto no. 55.564 publicado pelo Governo do Estado de São Paulo na última terça-feira (16/03)? Com ele, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos amplia geograficamente sua área de atuação, indo além das atuais Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista e inclui outros aglomerados urbanos como Sorocaba e S.J.dos Campos. Essa ação do Governo demonstra que estamos caminhando para que em um futuro próximo seja instituída (legalmente) a Região Metropolitana de Sorocaba, pois de fato ela já existe, não é mesmo? E extrapolando um pouco: com a criação dessa nossa Região Metropolitana, talvez pudessemos além de transporte, também discutir (e agir) de forma conjunta (com a participação do governo estadual) com as cidades que já estão conurbadas com Sorocaba (Itu, Votorantim, Araçoiaba, Iperó, Boituva, Porto Feliz, entre outras) questões fundamentais para nossa qualidade de vida como saúde, educação, habitação, meio-ambiente (destinação do lixo, preservação ambiental, etc), segurança, desenvolvimento econômico, turismo, etc. Gostaria de saber sua opinião.
Prezado Ronaldo,
Ainda não li e nem tinha conhecimento desse Decreto estadual. Vou procurar o teor dele e analisar.
Sobre Região Metropolitana, até o momento, minha opinião é que essa classificação, embora tenha um certo "charme", na verdade não traz nenhuma verba pública adicional ou vantagem para o município.
E existe um perigo embutido nela: a legislação incidente em regiões metropolitanas é diferente, e se Sorocaba for classificada assim (através de Lei Estadual), o Édem poderá se desmembrar de Sorocaba (hoje não pode).
Tenho interesse em estudar melhor esse assunto; peço que me envie tudo o que você tiver, ou vier a ter.
Gostaria de ter novas notícias sobre a CPI. Assim como fez o texto sobre o Celso Bersi, gostaria de ter mais alguns sobre os depoentes.
Grato pela sua atenção.
Ass: Robin Hood.
Prezado Robin,
O depoimento mais esperado é o do presidente Gianolla, previsto para o dia 6 de Abril.
Muitas denúncias estão chegando, e estão sendo averiguadas.
Crespo, por incompetência na hora de cobrar as empresas pela manutenção nos ônibus, foram trocados ônibus que foram projetados para durar mais de 20 anos. Os jornais sorocabanos flagraram muitas vezes os bons veículos "queimando óleo" com fumaça preta. Tais veículos foram mal cuidados, mal regulados, e se não fosse por isso, os mesmos estariam operando em ótimas condições. Assisti esse vídeo na comunidade do Orkut Transporte Coletivo Sorocaba, e percebe-se o quanto os senhores prefeitos se autopromoveram ao levantar a bandeira dos "veículos modernos 0km". E lembrar que eu ia para o bairro rural Inhaíba, num ônibus volvo Padron Alvorada, que mesmo lotado, durante escalada no aclive da então Rodovia João Salerno próximo do OK, se movimentava como se estivesse vazio. Que lástima!
Abaixo segue link para vídeo do saudoso MAFERSA:
http://www.youtube.com/watch?v=6JzDBdkyRYM&feature=related
Antonio Henrique
Prezado Antonio Henrique,
Você tem razão.
Infelizmente são poucas as pessoas como você, que entendem sobre o sistema de transportes e acompanham as atitudes (muitas delas erradas e demagógicas) da Prefeitura/Urbes.
Quando não há fiscalização, os poderosos deitam e rolam.
Postar um comentário