10 de março de 2010

Celso Bersi depõe na CPI

Celso Bersi, um dos Diretores da URBES, havia sido convocado e depôs na CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal, na tarde de 3a. feira dia 9 de Março. O depoimento durou mais de três horas e transcorreu com serenidade, embora Celso tenha respondido que "não sabia" muitas perguntas (Celso está na URBES, em posições de vanguarda, desde 1984). O depoimento foi tomado sob Juramento Legal, o que significa que na eventualidade de serem constatadas inverdades ou contradições, o depoente (qualquer depoente de CPI) será processado criminalmente e até poderá ser preso. Curiosamente, quase todos os demais Diretores da empresa pública, inclusive o presidente Renato Gianolla, estiveram presentes nas galerias do Plenário, ouvindo o depoimento de Celso Bersi. Todos os trabalhos foram transmitidos pela TV Legislativa (canal 6 da Net Sorocaba) e também ao vivo pela Internet (http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/). Crespo foi o vereador que mais perguntas formulou, chegando a 50. Como houve transparência total nos trabalhos, Crespo observou que a falta de muitas respostas, nesse primeiro depoimento, é natural (pegaram o depoente "de surpresa"), mas não será tolerada nos próximos depoimentos, pois os convocados terão que se preparar e possíveis respostas "não sei" serão consideradas falta de competência para o exercício do cargo de Diretoria. Uma CPI, segundo a Legislação, tem poderes extraordinários e deve utilizar métodos de investigação policial e judicial. Ao seu final, que ocorrerá no mês de Junho, um relatório será aprovado e remetido para: o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Prefeito, a fim de que essas autoridades, após as devidas análises, tomem as providências cabíveis de suas alçadas. O próximo depoente, na 3a. feira dia 16 de Março (14 horas, Plenário da Câmara), será Roberto Bataglini (também Diretor da URBES); depois dele, já estão convocadas Giovana Bianchini, Lúcia Graziozi e Renato Gianolla. A chance de qualquer CPI descobrir a Verdade é: a) o método em busca de inverdades e contradições, sob Juramento; b) denúncias (até anônimas) que possam acuar os depoentes (sob o risco do Juramento). Nesse sentido, em favor da população de Sorocaba e em especial em defesa dos usuários do Sistema de ônibus, Crespo abre neste momento um "Navegue-Denúncia" livre, que poderá ser utilizado pelos internautas em geral, sem precisarem se identificar, trazendo informações que possam auxiliar os trabalhos da CPI. Isso poderá ser feito abertamente neste Blog ou através do e-mail pessoal de Crespo: jaccrespo@hotmail.com . Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

11 comentários:

EDER disse...

E NOBRE EDIL, NAO E ATOA QUE VC E CONSIDERADO O VANGUARDEIRO NO QUE FAZ.
PARABENS PELO CANAL ABERTO, FRANCO E SINCERO QUE O FEZ.

Crespo disse...

Obrigado, Eder.
Não sou melhor do que ninguém, mas aberto, franco e sincero, realmente sou.
Qualquer um pode ser assim, se quiser.
Sei que você também é.
Abraço.

Anônimo disse...

Aqui vai a primeira pergunta.
Se a Urbes está com problemas no caixa, porque então cortou a propaganda comercial nos coletivos e pelo contrário, agora tem que pagar para colocar as propagandas educativas (que poderiam ser feitas por outros meios) nos coletivos?
Não é estranho?

Crespo disse...

Sim, isso é estranho.
Vou questionar na CPI.
Grato.

Anônimo disse...

Crespo, vc foi presidente da Urbes e pelo que sei, implantou a propaganda comercial no parabrisa traseiro dos ônibus, lembro que durou anos e deu resultado positivo, até ser cortada pelo Vítor Lippi.
Em Votorantim dá certo, em SP e Campinas dá certo assim como em muitas outras cidades, agora a Urbes alega que não gera muita receita e ainda por cima paga para colocar adesivos de programas da prefeitura.
Se isso foi cortado por birra do prefeito, realmente tem que ser questionado, pois estão numa choradeira só que não tem caixa positivo e ainda corta um ítem que com certeza ajudava no caixa.
Por isso insisto tanto nisso.
Um abraço!

Crespo disse...

Você tem razão, prezado Anônimo.
Esse espaço de propaganda, no vidro trazeiro dos ônibus, foi conquistada para nós em 1990, no Denatran.
E seus proventos colocados no caixa-único, para baratear as tarifas.
O volume gerado nunca foi grande, mas é com a somatória de pequenas verbas que se pode obter uma redução expressiva.
Infelizmente, o atual prefeito preferiu cancelar isso.

Anônimo disse...

Acredito que não só os diretores deveriam depor nessa CPI. O pessoal da parte operacional e planejamento também. Provavelmente alguns lá tem muita coisa para revelar. Só não falam por medo de represália por parte da chefia.

Ass: Robin Hood.

Crespo disse...

Prezado Sr. Robin Hood,
Creio que o sr. tem razão.
Por favor informe os nomes mais adequados de funcionários "candidatos" a serem convocados.
Aguardo.
Grato.

Anônimo disse...

Caro Senhor Crespo. Agradeço pela sua atenção, mas postar aqui os nomes seria dar tempo de os mesmos serem preparados para as questões.

Estou lhe enviando um email, no endereço jaccrespo@hotmail.com

O remetente sou eu.

Ass: Robin Hood.

Anônimo disse...

Caro Sr. Crespo. Isso aqui é um blog aberto, e com certeza os nomes que aqui fossem citados acabariam por preparar os mesmos a dizerem que não sabiam, como vem ocorrendo com os atuais depoentes.

Então estou enviando um email para o jaccrespo@hotmail

Ass: Robin Hood

Crespo disse...

Obrigado, sr. Robin.
Já recebi o seu e-mail, contendo muitas denúncias e muitos nomes.
Vou investigar melhor tudo isso, e preparar as perguntas.
Por favor continue "de ôlho".
Grato.