27 de março de 2010

Bancada oprimida engole o afogadilho.

A sessão da Câmara Legislativa de Sorocaba do dia 23 de Março ficará na história como um dia triste, indigno desse Poder e mais indigno ainda do valoroso povo que ela representa. Nessa data, a bancada oprimida rejeitou o Projeto de Resolução (nº 19/2009) de autoria de Crespo, que pretendia garantir (alteração no Regimento Interno) que todos os projetos de lei tivessem, durante as sessões extraordinárias, a mesma tramitação que eles têm nas sessões normais (ordinárias) - em termos de prazos e amadurecimento. Bancada oprimida são os colegas vereadores que reiteradamente cedem às ordens do Paço, para evitarem a aprovação de leis boas para o povo mas "incômodas" para alguns e até para reduzirem as prerrogativas dos mandatos legislativos, tudo em nome da "governabilidade" (sinônimo de vergonha, submissão). Por que fazem isso? Alguns em troca de interesses menores (cargos e vantagens), outros por explícita bajulação. E la nave vá. Entretanto, as pessoas estão ficando tão "cheias" da politicagem nacional, que (finalmente) passam a prestar mais atenção ao que acontece ao seu redor: em Sorocaba a audiência da TV Legislativa (só falta acharem um pretexto para tirá-la do ar!) está aumentando a cada dia. E esse povo, bobo não é: está acordando. Sem o PR 19/2009, as Sessões Extraordinárias continuarão servindo para aprovar matérias de "supetão", no afogadilho, na calada da noite, sem maiores discussões, com "regimes de urgência" fabricados e provocados. Para alguns políticos, a Democracia "dá trabalho" ou "causa problemas"; melhor manipular esse povo, fazendo as coisas bem depressa, para que ele não tenha tempo de pensar ou - pior ainda - se mobilizar. Alguém duvida? Então sintonize a TV Legislativa na próxima 3a. feira à tarde, a partir das 13 horas: o prefeito exigiu e a Câmara vai aprovar "no tapetão", com os votos da bancada oprimida, o desaparecimento do tradicional Feirão do Mangal. Crespo vai pedir mais tempo, vai pedir Audiência Pública, mas: vai ficar falando sozinho. Sozinho, mas ao lado do povo e com a consciência tranquila.

15 comentários:

Eloisa disse...

E pensar que chegamos a ter esperança, vereador Crespo, que isso deixasse de acontecer com a eleição do novo presidente da Câmara! Pelo "andar da carruagem" renovou-se apenas a pessoa, as atitudes não!
Às vezes pensamos que o povo está "anestesiado" mas quem sabe não, talvez cansado de "clamar no deserto"!

Como me recuso a ficar apenas observando, quero colocar aqui um fato para, se possível, ser trabalhado (e melhorado) para o bem do povo. Veja o que estão fazendo para com a saúde do povo...

Caso uma pessoa manifeste os sintomas da dengue em uma sexta feira, após as 16h30 e, procure atendimento médico, terá que aguardar até a próxima quarta feira (5 dias após!) para confirmar o contágio em virtude de que, nossa Vigilância Sanitária não mantém plantão. Então irá (a Vigilância Sanitária) "remover" o material colhido na unidade de atendimento, apenas na segunda feira cujo resultado levará dois dias para ficar pronto e o paciente volta para casa sob "observação" exclusivamente da família e sendo medicado somente com dipirona (!).

Relato o fato pois estamos vivenciando a situação, com uma pessoa adulta, podemos imaginar esta situação para com uma criança?
É esta a preocupação que está existindo (por parte do executivo), para com o atendimento e saúde de nosso povo?

Então Vereador Crespo, para o bem da saúde de nosso povo pergunto-lhe: Por se tratar de serviço extremamente essencial, existe um meio de "se trabalhar" afim de que a Vigilância Sanitária, a exemplo de Hospitais e atendimentos de emergência, trabalhe, inclusive, em finais de semana?

Você, Vereador Crespo, é nossa única esperança para que se tome alguma providência a respeito pois, até agora é o único que podemos observar que está preocupado para com o povo.

Desde já, obrigada!

Geraldo disse...

Vereador José Cadini Crespo

Concordo com você que um assunto dessa relevância, mereceria uma Audiência Publica com participação efetiva de Secretários Municipais. Caso Sorocaba saísse ganhando - principalmente os munícipes - nessa passagem para o SESI, não vejo porque não fazê-lo.
Outra coisa que concordo é que cargo em comissão ou de livre provimento são moedas de troca para os mensalões legais, para os governos Municipal, Estadual e Federal, e porque não, para os Poderes Legislativo e Judiciário.
Infelizmente nesta gestão o primeiro ato de nosso Legislativo – por unanimidade -, foi fornecer dar moeda de troca para este tipo de mensalão.

Geraldo disse...

Caro Vereador José Antonio Caldini Crespo.
Assisti a Seção Extraordinária que tratou da passagem do terreno onde se realiza o tradicional Feirão do Mangal, para o Serviço Social da Industria – SESI.
Posso até não concordar integralmente com as decisões tomadas, mas entendo que desta vez os assuntos ali programados foram tratados em alto nível, deixando de lado todas as baboseiras de outras seções – as baboseiras ficaram para o final, mudei de canal.
Discordo do Vereador Isidio que queria que o terreno doado ficasse em bairros distante do Centro. O projeto do SESI pela magnitude que se propõe em fazer, tem que ser no Centro da Cidade. Os teatrinhos que o isidio diz que tem nesses bairros, gostaria que estivesse no Jardim São Paulo, onde resido. Lá não tem nenhum teatrinho, muito menos um Centro Esportivo. Lazer patrocinado pela prefeitura tem passado longe de lá.
Concordo que o SESI merece HOJE toda credibilidade a ele dado pelos vereadores que votaram a favor do projeto sem restrição, entretanto: Será sempre assim? Caso venha ter um problema econômico financeiro, poderá vender o imóvel? Poderá cobrar ingresso no preço dos teatros normais? Será que a passagem vai ser em comodato, mesmo que seja por cem anos?
Outro problema que vejo é que o projeto é lindo maravilhoso, mas: Quais as garantias que atenderá as expectativas apresentadas? Cadê o projeto, se possível com uma maquete?
É por isso que uma Audiência Publica ou a decisão ficasse para outra Seção Extraordinária, onde, pelo menos, se apresentasse uma minuta de Contrato.

Ana Carolina, Renato, Beth e Neto. disse...

Tio,
Passamos por aqui para deixar um grande abraço e parabenizá-lo por este espaço.

Continue sempre assim, nos representando com sua luta e dignidade.

Deus te abençoe.

Crespo disse...

Prezados Ana, Renato, Beth e Neto, muito obrigado pelo acesso e pelas generosas palavras.
Estou tentando fazer a coisa certa.

Eloisa disse...

Bom dia Vereador Crespo, algumas informações por favor:

1) uma vez que o senhor se declarou pré-candidato a deputado federal, no período eleitoral para sua campanha, o senhor precisará (ou irá) deixar de exercer as funções de vereador?

2) este blog permanecerá "no ar" durante esse mesmo período?

Desde já, muito obrigada.

Crespo disse...

Prezada Eloisa,
Não, a lei não exige que o parlamentar se afaste de suas funções para disputar novas eleições (somente os cargos do Executivo, pelo motivo de que administram dinheiro público, é que obrigatoriamente têm que se afastar).
Mas entendo que, eticamente, o parlamentar candidato tem que trabalhar em dobro naquela época (fazer campanha e ao mesmo tempo executar as tarefas de que já está investido)
Quanto ao Blog, sim continuará no ar (este ano a Justiça eleitoral autorizou quase tudo em Internet)

Jorge Luiz disse...

Crespo vi hoje o acidente que ocorreu com o senhor hoje na televisão, quero te desejar uma otima recuperação. abraços

Carlos Henrique disse...

Sr. Jorge Luiz, sou da assessoria de Crespo, desculpe se ele demorar um pouco para responde sua mensagem, ele esta nos hospital ainda e não sei quando ele poderá ter usar o computador.Mas desde ja agradeço o Sr.

Carlos Henrique

Eloisa disse...

Faço coro ao Sr. Jorge Luiz. Estamos em oração para a recuperação de nosso vereador Crespo. Não importa a resposta do mesmo mas sim, sua recuperação e que que ele esteja na constante benção de Deus.

Daniel Crespo disse...

Amigos internautas:
Aqui é o Daniel, filho do Crespo.
Meu pai já fez a cirurgia, colocou pinos e placas no braço esquerdo, mas está se recuperando bem.
Ainda está no hospital.
Ele me pediu para agradecer a todos os amigos que estão telefonando ou enviando mensagens.
Eu também agradeço em nome de nossa família.
Daniel Crespo

Matias D Milhan Junior disse...

Boa Noite!
Daniel, peço a gentileza que envie um forte abraço a seu pai e que ele tenha uma excelente recuperação.
Abraços a todos da família também e estou a disposição no que for necessário e assim precisar.
Professor Matias Domingues Milhan Junior.

geraldo disse...

Caro Daniel

Aprendi a admirar seu pai, relacionando-me com ele através deste blog; ele é muito importante para nossa Câmara Municipal, como para política nacional.
Seu acidente são coisas que acontece com todos nós, desejo-lhe pronto restabelecimento, para que logo esteja batalhando pelas causas de Sorocaba em nosso Parlamento.

Geraldo

Anônimo disse...

Estou aqui para desejar melhoras ao Sr. Crespo (como é mais conhecido). Desejo melhoras, e foi uma pena o que lhe ocorreu.
Espero que se recupere logo e que em breve volte a Câmara.
Abraços.

Robin Hood.

Crespo disse...

Muito obrigado,amigos.
Aqui é o Crespo mesmo, reassumindo este Blog.
Ainda estou "de môlho", mas me recuperando bem do acidente.
Ainda hoje vou colocar um especial sobre o que ocorreu.