A Rodovia que liga Sorocaba a Salto de Pirapora (SP-264), atualmente é o PIOR trecho de estrada estadual da região, considerando não apenas o seu estado de conservação mas também o número de acidentes e mortes.
Há mais de DEZ ANOS que isso vem acontecendo e crescendo, sendo que a instalação do campus da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, com mais 4.000 usuários, foi a "gota d'água" de indignação que antes faltava, dada a insensibilidade e descaso do Estado - e também em razão da falta de prestígio dos tucanos locais, diante do tucanato mais graúdo, especialmente o Governador.
Enquanto deputado, Crespo pediu, repediu, fez audiências, insistiu, protestou (e além de Crespo, todos os demais políticos - uns mais, outros menos), mas sempre ouviu, com respeito e paciência, que "o assunto estava sendo estudado", que "dependia apenas de orçamento e projeto" e que "a obra seria executada no ano seguinte".
O RESPEITO VAI CONTINUAR, MAS A PACIÊNCIA ACABOU.
A situação mais contrangedora é a da ilustre deputada tucana Maria Lúcia Amary, que reside exatamente nesse trecho da rodovia (condomínio Santa Maria), que também já pediu bastante, mas foi "enrolada" como os demais e no caso dela, pior, pois não tem liberdade de protestar, sob pena de perder os seus "espaços" no próprio governo.
Este Blog, totalmente Livre e Independente, vai explicar agora exatamente o que está acontecendo:
O Governo do Estado conhece muito bem a precariedade do trecho e sabe muito bem que o volume de tráfego (atualmente 15 mil veículos diários, na média, em cada sentido) já superou faz tempo a marca técnica para a Duplicação.
Orçamento e Projeto para a Duplicação o DER já tem "de velho" (vai custar 30 milhões de reais e demorar 15 meses para ser executada).
MAS como os tucanos locais não passam de "lambe-botas" e o Palácio se acha acima de todos os demais políticos, a decisão é "só fazer se os 'nativos' aceitarem pagar a obra com seu sangue, ou melhor, com PEDÁGIO".
Como nós, os "nativos", estamos "fechados" contra o pedágio, então o impasse foi instalado e perdura.
Para acabar com os acidentes e mortes que em todas as semanas, invariavelmente, ceifam vidas de conhecidos e parentes nossos, há somente duas alternativas:
- ou criamos uma MEGA-MOBILIZAÇÃO regional, suprapartidária, em caráter permanente até que o Governador se dê por vencido e mande fazer a Duplicação SEM PEDÁGIO (cá entre nós, o que são 30 milhões numa obra justa e necessária, quando o orçamento do Estado para 2011 é de 150 Bilhões, e lembrando que desses 150, a região de Sorocaba contribui em impostos com mais de 25 Bilhões? Fala sério, Governador: Respeito exige Reciprocidade)
- ou contaremos apenas com o JUDICIÁRIO para nos socorrer.
Crespo acredita que, pelo "adiantado da hora", pela quantidade de promessas anteriores não cumpridas e pelo "jogo de empurra" do pedágio, temos que trabalhar com AS DUAS alternativas, em paralelo (o vetor Político E o vetor Judicial).
Por esse motivo, como mais uma contribuição dele à Mobilização que está engrossando (grande Audiência Pública na Câmara Legislativa de Sorocaba na 3a. feira dia 8 de Fevereiro às 16 horas - COMPAREÇA), Crespo estudou - a partir de processo anterior bem sucedido (iniciativa do Promotor de Justiça Dr. Jorge Marum, em 2004) para o trecho Pilar do Sul / Salto de Pirapora - e acaba de ingressar em juízo com uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA pretendendo que o Poder Judiciário OBRIGUE o Governo do Estado a realizar essa obra (a Duplicação) - sem pedágio - no prazo mais curto possível.
Para conhecer o teor exato dessa representação judicial, acesse http://www.crespo.org.br/, campo "Releases".
E por favor, prezados internautas, AJUDEM NESSA MOBILIZAÇÃO: espalhem para o mundo, escrevam cartas aos jornais, protestem no Palácio dos Bandeirantes, se mexam: ACORDA, GENTE.
2 comentários:
Parabéns pela iniciativa de Crespo...
Só uma correção: o promotor autor da ação que obrigou o gov. a recuperar a SP-264 foi o Dr. Flávio Eduardo Turessi, e não Dr. Jorge Marum.
Prezado Sérgio,
Você tem razão, em parte: citei o Dr. Jorge Marum porque ele é mais conhecido em Sorocaba, mas foram três os promotores que assinaram aquela Ação: Jorge Marum, Flávio Turessi e Wellington Veloso.
O mérito é dos três.
Grato.
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