3 de fevereiro de 2011

Crespo quer levar as sessões da Câmara para a Noite

No contexto do debate público que está se iniciando, a respeito de qual deve ser, perante a população de Sorocaba, o trabalho dos seus representantes parlamentares (os Vereadores), Crespo acaba de protocolar na Câmara Municipal, um Projeto de Resolução (PR) alterando o horário em que as sessões legislativas acontecem, para entrar em vigor em 2013.
Atualmente, elas ocorrem duas vezes por semana (3as. e 5as. feiras) pela manhã.
Crespo está propondo que elas continuem sendo realizadas duas vezes por semana (ou mais vezes, quando for necessário), mas à Noite e não mais durante o dia, com início às 18h45.
Caso esse PR seja aprovado, Crespo vê 3 vantagens em relação ao sistema atual:
1ª) O tempo de todos os Vereadores será otimizado, aproveitando melhor o dia para estudos, audiências e diligências;
2ª) O povo, cuja maioria trabalha durante o dia e portanto fica impedido de estar presente durante as sessões ou mesmo de assisti-las pela televisão, poderá participar mais;
3ª) Estaremos dando um passo importante na direção de um novo paradigma, o voluntariado político, ou seja, fazer com que os mandatos eletivos não sejam mais uma "profissão", uma atividade remunerada, e sim a forma mais elevada que pode existir de prestação de serviços à comunidade (com isso, os parlamentares ganharão o sustento de suas famílias, durante o dia, em atividades privadas, e comparecerão à Câmara à noite, apenas para votar).
Cabe lembrar que antigamente as sessões da Câmara já aconteciam à noite e os vereadores não eram remunerados; por exemplo: um dos vereadores mais bem votados e que exerceu várias legislaturas, Antonio Pinto, era mecânico de automóveis e durante o dia era encontrado, com as mãos sujas de graxa, na sua oficina, onde ganhava dinheiro; à noite ele vinha à Câmara apenas para votar os projetos.
Crespo quer resgatar esse passado, pois era melhor do que o sistema atual, principalmente porque afastou o povo dos seus representantes, e isso gera descrédito e conflitos.

4 comentários:

Jeferson Duarte disse...

prezado vereador:

Ouvindo a Cruzeiro FM agora a noite, como faço todos os dias, ouvi sua proposta da João Leme dos Santos. Corajosa atitude e mostra agilidade de ação. Chega de aguardar a boa vontade do governador. A tal comissão também, só reuniões e nenhuma ação.
Parabéns Crespo e parabéns a Cruzeiro FM por abrir espaço para discussõpoes

Crespo disse...

Prezado Jeferson,
Muito obrigado pela sua avaliação.
Embora eu seja um político, tomei o cuidado de nunca perder o meu senso de Cidadão.
Fico cansado de continuar ouvindo promessas, conversa mole.
Tomara que o Judiciário nos ajude (é a última esperança)

Antonio Soares disse...

Crespo, estou lendo em jornais da nossa cidade pessoas que nem sabem o que dizem, eles reclamam dos buracos, dos amarelinhos multando, dos semaforos Burros, derrubada do parcelamento do IPTU e dizem que é culpa dos Vereadores, como se vocês ao inves de fazer leis devesem ficar fazendo o serviço que deveria ser do Prefeito, e o pior nem tocam no nome dele.
Olha ser Vereador nesta cidade não deve ser facil, tudo que acontece parece ser culpa dos Vereadores. Os deputados Federais estão ganhando 26.000,00 e ninguem fala mais nisso.
Parabens, mas cuidado pois como você se destaca da maioria pode causar a inveja dos que não trabalham.
Antonio Soares

Crespo disse...

Prezado Antonio,
Você tem razão: os vereadores costumam ser mesmo o "saco de pancadas" da indignação popular.
E cá entre nós: o povo deveria se indignar muito mais, pelo que os políticos estão fazendo contra ele (é o que temos repetido: "acorda, Brasil!").
A explicação é que bater em vereador é mais fácil e mais cômodo; para bater em "gente mais graúda" é necessário coragem, peito, e isso a maioria (infelizmente) não tem.
De minha parte, estou em paz: tento fazer a minha parte, a coisa certa, num caminho cristão.