Nesta 2a. feira dia 13 de Setembro, Crespo protocolou um ofício, na qualidade de presidente do Partido Democratas em Sorocaba, dirigido ao Dr. Gustavo Scaf de Molon, o atual Juiz Eleitoral da Comarca, pedindo a coordenação dele e as providências conjuntas com o Ministério Público e as Polícias, para que a Lei seja cumprida no dia das eleições, o próximo 3 de Outubro.
O foco é a proibição, expressa no Artigo 54 da Resolução TSE 23.191, dos candidatos derramarem "santinhos" e outras formas de propaganda, nas portas e cercanias dos pontos de votação (escolas), durante o dia da eleição.
Por que alguns (maus) candidatos fazem isso? Não é apenas para "acabarem com o estoque" de seus santinhos: foram feitas pesquisas que demonstraram que (lamentavelmente) existe uma quantidade expressiva (aproximadamente 10%) de eleitores que odeia todos os políticos, vai para a urna revoltada, apenas para cumprir a obrigação, E PEGA ESSES SANTINHOS DO CHÃO, PERTO DOS PONTOS DE VOTAÇÃO. A (absurda) lógica desse comportamento é: "já que político nenhum presta, tanto faz em quem vou votar".
O que esses desavisados eleitores não percebem é que com essa atitude, estão favorecendo justamente os piores candidatos e com isso piorando ainda mais a política (sim, dá para ficar bem pior do que está).
Ocorre que nos últimos dias de todas as campanhas, os Juízes, os Promotores e as Polícias vêm a público, e lembram que esse derrame - que acontece na madrugada do dia da eleição - é proibido, que é crime, etc MAS TODOS ELES "SOMEM" DURANTE ESSA MADRUGADA E DEPOIS SOMEM TAMBÉM DURANTE TODO O DIA DA ELEIÇÃO.
Ou seja, os candidatos honestos, que não fazem isso, acabam duplamente prejudicados: a primeira vez por que perdem votos para os candidatos que derramam seus santinhos, e a segunda vez porque as autoridades, NA HORA "H", não fiscalizam, nem penalizam os infratores.
Em nome de todos os candidatos honestos e cumpridores da Lei, Crespo está pedindo que desta vez a Justiça faça mais do que simplesmente "ameaçar", até porque ninguém mais acredita nessas ameaças.
A solução que Crespo está pedindo é a formação de uma FORÇA-TAREFA, desde as 00h00 do dia da eleição até as 17h00 (final do pleito), comandada pelo Juiz e pelos Promotores designados, para percorrer todos os pontos de votação com dois objetivos:
1) Fiscalizar e deter em flagrante os infratores;
2) Recolher todos os santinhos derramados e levá-los a um depósito.
Uma Central de comando deve ter endereço e telefones previamente divulgados, para denúncias.
Além das Polícias, para essa operação deverão ser requisitados veículos e servidores da Prefeitura Municipal.
Não podemos "brincar" de cumprir as leis, muitos menos num campo tão importante como o Eleitoral.
4 comentários:
Crespo espero que os outros políticos "limpos" também siga este exemplo e façam parte desta campanha.
E também espero que a midia faça corro e faça sua parte que é multiplicar essa idéia.
Antonio Soares
Prezado Antonio,
Agradeço o seu valioso apoio nesta causa.
Este país, e até a Justiça, tem que deixar de ser "o país do faz-de-conta": se é proibido, tem que ser proibido para todos e com a devida repressão aos infratores.
Peço que todos os internautas repercutam essa proposta.
Prezado Crespo,
Mais uma honrosa atitude de sua parte. Vamos repercutir tal iniciativa.
Mas cá entre nós, permita-me a ponderação. Muitos ingressam na magistratura porque são aprovados em concursos que só exigem deles a extensa memorização da letra fria da lei e a “decoreba” de infinitas doutrinas.
Após lá estarem, se perdem nas vaidades e no comodismo. Poucos compreendem a realidade que os cercam e muito menos possuem qualidades administrativas, executivas.
O fato é que gestão é um problema do Estado brasileiro, inclusive do poder judiciário. Afinal, cadê o Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral?
Infelizmente, tanto na nossa região como por todo país, crimes eleitorais (que todos sabem que são muitos nesta época) ou de outras naturezas, ocorrem porque a impunidade impera nesse país.
Leis não bastam, é preciso estrutura e visão administrativa para que seja possível a fiscalização e punição rigorosa dos infratores. Caso contrário, elas não pegam mesmo.
Parabéns por apostar e representar a esperança, a boa mudança! Porque a fé não podemos perder!
Prezado Chechi,
Sua análise é perfeita, meus parabéns.
Pena que haja pouca gente com a sua consciência política e cultura.
Ajude-me a mobilizar esse povo.
Postar um comentário