14 de setembro de 2010

Crespo pede Força-tarefa contra o Derrame eleitoral

Nesta 2a. feira dia 13 de Setembro, Crespo protocolou um ofício, na qualidade de presidente do Partido Democratas em Sorocaba, dirigido ao Dr. Gustavo Scaf de Molon, o atual Juiz Eleitoral da Comarca, pedindo a coordenação dele e as providências conjuntas com o Ministério Público e as Polícias, para que a Lei seja cumprida no dia das eleições, o próximo 3 de Outubro.
O foco é a proibição, expressa no Artigo 54 da Resolução TSE 23.191, dos candidatos derramarem "santinhos" e outras formas de propaganda, nas portas e cercanias dos pontos de votação (escolas), durante o dia da eleição.
Por que alguns (maus) candidatos fazem isso? Não é apenas para "acabarem com o estoque" de seus santinhos: foram feitas pesquisas que demonstraram que (lamentavelmente) existe uma quantidade expressiva (aproximadamente 10%) de eleitores que odeia todos os políticos, vai para a urna revoltada, apenas para cumprir a obrigação, E PEGA ESSES SANTINHOS DO CHÃO, PERTO DOS PONTOS DE VOTAÇÃO. A (absurda) lógica desse comportamento é: "já que político nenhum presta, tanto faz em quem vou votar".
O que esses desavisados eleitores não percebem é que com essa atitude, estão favorecendo justamente os piores candidatos e com isso piorando ainda mais a política (sim, dá para ficar bem pior do que está).
Ocorre que nos últimos dias de todas as campanhas, os Juízes, os Promotores e as Polícias vêm a público, e lembram que esse derrame - que acontece na madrugada do dia da eleição - é proibido, que é crime, etc MAS TODOS ELES "SOMEM" DURANTE ESSA MADRUGADA E DEPOIS SOMEM TAMBÉM DURANTE TODO O DIA DA ELEIÇÃO.
Ou seja, os candidatos honestos, que não fazem isso, acabam duplamente prejudicados: a primeira vez por que perdem votos para os candidatos que derramam seus santinhos, e a segunda vez porque as autoridades, NA HORA "H", não fiscalizam, nem penalizam os infratores.
Em nome de todos os candidatos honestos e cumpridores da Lei, Crespo está pedindo que desta vez a Justiça faça mais do que simplesmente "ameaçar", até porque ninguém mais acredita nessas ameaças.
A solução que Crespo está pedindo é a formação de uma FORÇA-TAREFA, desde as 00h00 do dia da eleição até as 17h00 (final do pleito), comandada pelo Juiz e pelos Promotores designados, para percorrer todos os pontos de votação com dois objetivos:
1) Fiscalizar e deter em flagrante os infratores;
2) Recolher todos os santinhos derramados e levá-los a um depósito.
Uma Central de comando deve ter endereço e telefones previamente divulgados, para denúncias.
Além das Polícias, para essa operação deverão ser requisitados veículos e servidores da Prefeitura Municipal.
Não podemos "brincar" de cumprir as leis, muitos menos num campo tão importante como o Eleitoral.

4 comentários:

Antonio Soares disse...

Crespo espero que os outros políticos "limpos" também siga este exemplo e façam parte desta campanha.
E também espero que a midia faça corro e faça sua parte que é multiplicar essa idéia.

Antonio Soares

Crespo disse...

Prezado Antonio,
Agradeço o seu valioso apoio nesta causa.
Este país, e até a Justiça, tem que deixar de ser "o país do faz-de-conta": se é proibido, tem que ser proibido para todos e com a devida repressão aos infratores.
Peço que todos os internautas repercutam essa proposta.

Chechi Jr. disse...

Prezado Crespo,

Mais uma honrosa atitude de sua parte. Vamos repercutir tal iniciativa.

Mas cá entre nós, permita-me a ponderação. Muitos ingressam na magistratura porque são aprovados em concursos que só exigem deles a extensa memorização da letra fria da lei e a “decoreba” de infinitas doutrinas.

Após lá estarem, se perdem nas vaidades e no comodismo. Poucos compreendem a realidade que os cercam e muito menos possuem qualidades administrativas, executivas.

O fato é que gestão é um problema do Estado brasileiro, inclusive do poder judiciário. Afinal, cadê o Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral?

Infelizmente, tanto na nossa região como por todo país, crimes eleitorais (que todos sabem que são muitos nesta época) ou de outras naturezas, ocorrem porque a impunidade impera nesse país.

Leis não bastam, é preciso estrutura e visão administrativa para que seja possível a fiscalização e punição rigorosa dos infratores. Caso contrário, elas não pegam mesmo.

Parabéns por apostar e representar a esperança, a boa mudança! Porque a fé não podemos perder!

Crespo disse...

Prezado Chechi,
Sua análise é perfeita, meus parabéns.
Pena que haja pouca gente com a sua consciência política e cultura.
Ajude-me a mobilizar esse povo.