7 de fevereiro de 2010
Crespo estuda Edital e descobre falhas
Com a saída da TCS, a Urbes e a Prefeitura Municipal decidiram, no ano passado, abrir nova Licitação (concorrência pública) para escolher uma outra empresa que a substitua, na operação das linhas de ônibus sobretudo na região Norte da cidade.
Crespo procurou o presidente da Urbes, engº Renato Gianolla, em setembro, e expôs a ele que esta seria uma ótima oportunidade para, após quase 20 anos da implantação (por Crespo, quando era o presidente da Urbes) do sistema, promover uma revisão geral buscando mais qualidade, segurança, conforto e economicidade para os usuários e corrigindo alguns problemas acontecidos e acumulados nos últimos 10 anos que causaram o atual desequilíbrio financeiro-operacional da frota.
Em outras palavras, Crespo sugeriu que na troca da TCS por outra empresa, fosse feita uma modernização, uma revitalização, para dar a Sorocaba mais 20 anos de transporte urbano de primeira.
Sabendo que, mesmo concordando com isso, Gianolla teria que ter o aval do prefeito, Crespo pediu que fosse agendada uma reunião no Paço para continuar discutindo essa proposta.
Infelizmente, Vitor Lippi não agendou e nem sequer respondeu.
Mas em 23 de dezembro, Lippi publicou na imprensa, sem conhecimento prévio de Crespo ou da Câmara, o Edital de chamamento de empresas interessadas em operar as linhas da TCS pelos próximos oito anos, podendo ser renovados por mais oito.
Durante o recesso parlamentar, Crespo obteve uma cópia desse Edital e o estudou exaustivamente, concluindo que:
1) em termos gerais, é um bom instrumento;
2) mas contem 8 falhas graves que poderiam ser evitadas se o diálogo antes solicitado tivesse acontecido.
Agora, depois de publicado o Edital, tais falhas somente poderão ser corrigidas se ele for cancelado e reaberto logo depois.
Na semana passada, precisamente na 3a. feira dia 2 de fevereiro, Crespo esteve novamente com Gianolla e expôs detalhadamente suas posições e quais eram aquelas falhas.
Crespo pediu que Gianolla conversasse com Lippi e que o prefeito abrisse um processo de convergência para resolver aquelas divergências de forma amigável e rápida.
Na 6a. feira dia 5, Gianolla retornou a Crespo com a informação de que a Administração não estava disposta a aceitar nenhum dos pontos levantados por Crespo e portanto nem a pretendida reunião com ele o prefeito faria.
Neste momento, domingo, Crespo desabafa com os amigos internautas que, diante dessa intransigência do prefeito e da possibilidade da atual Licitação resultar em um terrível retrocesso que durará pelo menos oito e talvez 16 anos, piorando as condições de transporte urbano para uma população de usuários que já sofre bastante com suas precariedades, não resta alternativa senão tentar impugnar nos fôros competentes essa concorrência pública.
E essa atitude terá que acontecer nos próximos dias, antes da 4a. feira dia 10, quando serão entregues na Urbes os envelopes das empresas interessadas, caso contrário, conhecidos os nomes dessas empresas, qualquer posterior impugnação pareceria uma tentativa de favorecer ou prejudicar alguma delas.
Se as Instituições guardiãs da Lei e da Defesa do Cidadão, Consumidor e Usuário, vão aceitar os argumentos de Crespo e corrigir os problemas da atual Licitação de Lippi, ainda é cedo e muito difícil de dizer.
Mas, tal como tem acontecido com os bons projetos de Crespo que têm sido arquivados ou até rejeitados na Câmara pelas "forças ocultas" que não admitem uma Administração mais saudável e progressista em Sorocaba, Crespo terá a certeza de estar mais uma vez cumprindo o seu papel.
Após a protocolização, Crespo se compromete a colocar aqui mesmo, neste espaço concentrado da Cidadania, todos os pontos e as citadas falhas da atual Licitação, para o conhecimento, julgamento e mobilização dos cidadãos e cidadãs conscientes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Depois de ler esta "estarrecedora" matéria aqui vai uma sugestão aos "anônimos de plantão": Porquê vocês não fazem ao sr. Prefeito as críticas, nos mesmos moldes, que aqui postam ao vereador Crespo?
Será porque ele não tem a coragem suficiente de deixar um espaço aberto para saber o que pensa o povo?
Ou será que essa forma de proceder (pouco se importando com o que o povo realmente precisa) vai de encontro aos interesses dos "srs. anônimos"?
Ultimamente vereador Crespo, pergunto-me constantemente: "estamos realmente em um regime político democrático?" Será...?
Prezada Eloísa,
Este último sábado eu passei a manhã toda no Boulevard Braguinha distribuindo o tablóide de prestação de contas do meu mandato (consta aqui no site)e conversando abertamente com as pessoas.
Eu e os amigos que me ajudaram, distribuimos quase três mil exemplares naquela manhã, e pude conversar com mais de duzentas pessoas.
Onde quero chegar: qualquer político deveria se agendar para fazer isso frequentemente: mostrar a cara, ouvir sugestões, ouvir críticas se for o caso - diretamente nas ruas.
Mas infelizmente são poucos os que fazem isso e o prefeito, nunca fez.
Esse talvez seja o problema com Lippi: ele governa no conforto da sua sala acarpetada e com ar condicionado do 6º andar do Paço, com uma vista maravilhosa, mas não sabe o que o povo está pensando e sofrendo, nas ruas e nos bairros.
Ainda acredito que Lippi seja uma boa pessoa, mas como administrador ...
Caríssimo Crespo, esta sua atitude de estar nas ruas conversando com o público vem mesmo de longa data. Inúmeras (incontáveis) vezes fui, como cidadã comum, testemunha deste seu procedimento, o qual, espero repita-se muitas e muitas vezes pois o povo precisa de políticos que ouçam, que se preocupem e trabalhem em prol de seus anseios. Parabéns por esta sua transparência (entregando prestação de contas), por esta preocupação e disposição para com o cidadão sorocabano pois, político que não tem nada a esconder fica "cara a cara" com seu povo!
Quanto ao nosso prefeito, aproveito a oportunidade para um desabafo o qual acredito ser de muitas e muitas pessoas: Infelizmente (em minha opinião) logo após a reeleição do mesmo, toda aquela admiração e confiança pelo mesmo "caiu por terra". Sou uma cidadã sorocabana que confiou e votou pensando no bem estar de nosso povo como um todo e... decepção! Não podemos deixar de ter a sensação de termos sido iludidos e como não poderia deixar de ser vem o sentimento de "traição"! Podemos sim afirmar que como administrador está muito longe daquilo que esperávamos, já, se ele é uma boa pessoa ou não, difícil afirmar em virtude de não termos contato direto (mesmo porque ele não o permite lá no alto de seu poder) porém, "boas pessoas" agem sensatamente e agir sensatamente significa respeitar ao próximo, ouvir e ponderar (aliás comportamentos obrigatórios de bom administrador)! Pergunto: Pessoas que ignoram aqueles os quais julgam estar "abaixo" de seus interesses podem ser consideradas "boas pessoas"?
Fico imaginando que, como o nobre vereador Crespo "incomoda" muito nossa atual administração, no mínimo a curiosidade faz com que o mesmo (ou alguém à seu mando) venha até seu blog "espiar" o que aqui se passa e, se assim acontece aproveito para lhe pedir licença vereador Crespo, para registrar nossa tristeza para com nossa atual administração municipal. O povo merece mais, muito mais e no mínimo respeito!
Precisamos mais do que "distribuição de botas" para enfrentar as enchentes!
Nós (povo), em primeiro turno, recolocamos nosso prefeito lá no 6º andar e o mínimo que poderíamos esperar é de ver honrada a confiança que no mesmo depositamos!
Como gostaria de ter oportunidade de poder dizer diretamente ao mesmo: "Ainda é tempo meu prefeito, faça-me voltar a confiar em sua pessoa! Administre pensando em SEU povo! Tome como exemplo atitudes como esta que acaba de ser citada pelo vereador Crespo, vá para as ruas, ouça seu povo, acerque-se de bons assessores e utilize o dinheiro público (do povo) para o povo!"
Vereador Crespo, desculpe a ousadia do desabafo, mas são sentimentos "engasgados", colocados em cartas para jornais e, como sempre, não publicadas pelos motivos que Vossa Senhoria em outro tópico citou "os jornais tem donos...". São sentimentos que precisamos expressar para (pelo menos) tentarmos fazer nossa parte e não ficarmos no comodismo do "outro fará, então eu não me exporei". Como eu não tenho "dono", como eu não tenho "rabo preso" com ninguém, como eu pago em dia todos meus impostos e, como eu vivo numa chamada "democracia", ouso desabafar.
Gostaria de deixar claro que esta é a opinião DESTA cidadã deixando ao gestor Crespo a liberdade de excluir todo este conteúdo, caso julgue necessário afim de evitar possíveis "dissabores" políticos.
Prezada Eloisa,
Eu jamais "deleto" qualquer manifestação neste Blog, pois a proposta é que ele seja totalmente livre.
E muito menos deletaria opiniões de uma cidadã consciente e corajosa como você.
Conheço muita gente boa, mas inconsciente; entre os conscientes, infelizmente, poucos são corajosos (em externar opiniões, com "medo" de incomodar alguém).
As estatísticas do provedor apontam que cada vez mais pessoas acessam e tomam este Blog como referência, o que é muito bom, mas observe que são poucas as que se expõem.
Nosso povo está amedrontado, ou pelo menos anestesiado, e "engole" tudo sem reclamar.
Mas pelo menos a internet (ainda) é livre, e pode ocupar este importante papel de Cidadania.
Eu sempre venho batendo na mesma tecla que o Vítor Lippi é o grande vilão do transporte coletivo.
Desde que ele assumiu a prefeitura, a qualidade do transporte público caiu consideravelmente.
Prezado Mário Baré,
Realmente, alguma coisa está cheirando mal no sistema. Precisamos descobrir o que é.
Por favor ajude-me, com seu conhecimento, no debate na Câmara desta 4a. feira à noite, com transmissão pela TV Legislativa (canal 6 da Net).
Se você for eu lhe darei o microfone para você falar. Poderá ser por telefone ou internet, também.
Crespo quem está por trás se beneficiando dessas "falhas". Será que essas empresas de ônibus tão defendidas por aí não forma caixa de campanha de alguém?
Caramba! Será possível que não há ninguém mais gabaritado nesse governo? Nem pra fazer edital eles prestam? Vereador se o sr. não indicasse essas falhas, isso tudo passaria batido? A gente está perdido! Copiaram o presidente - assinaram ser ler???? Ora senhores respeitem Sorocaba.
Jorge Alex,permita dar minha opinião com relação aos seus questionamentos.
Gente capacitada tem sim, a URBES tem muita gente boa, as vezes não no lugar certo.
Na minha opinião alguem queria que passasse batido.
Eles leram sim o edital, tanto que mesmo depois que foi dito os erros o Presidente continua falando que esta certo, ouvi isso no radio hoje.É que eles não acreditaram que uma pessoa fosse capaz de ler um edital de mais de 500 folhas para conferir.Alguns que trabalharam com Crespo na URBES esqueceram de como ele é perfeccionista.
Antonio Soares (Barcelona)
Caro anônimo.
Neste assunto temos pontos discordantes e pontos em comum.
Pontos discordantes:
1- Não concordo com sua situação de anônimo, entretanto se o blog aceita, isto passa a ser pouco relevante.
2- Entendo que toda hora é hora de se falar nos assuntos aqui tratados – de preferência sem fazer política, o que é impossível -; só que quando tudo voltar ao normal, o jornal não publicar as enchentes porque deixou de ser noticia, nós devemos continuar falando que beiradas de rios e riachos não são lugares de ruas e avenidas, muito menos de loteamentos clandestinos e/ou legalizados. Ainda tem gente que quer a marginal direta do Rio Sorocaba, o que é um absurdo.
Pontos em comum:
1- Este governo do Dr. Vitor Lippe tem pouca responsabilidade – parece-me - sobre as enchentes da marginal e com os loteamentos clandestinos e autorizados, uma vez que eles ocorreram em governos passados. Sua responsabilidade é melhorar – resolver é difícil - a situação atual. A responsabilidade deveria ser levantada e cobrada de quem as gerou. Cabe aos Poderes Executivo e Legislativo divulgar, só que isto – parece-me – eles não tem interesse.
2- Concordo com você quando fala do Crespo com respeito aos transportes coletivos. Se a licitação não atende aos princípios legais para contratar, ele fez bem em entrar com representação, alertando o Tribunal de Cantas contra possiveis atos de improbidades administrativas do Poder Executivo. Neste caso - entendo - o vereador Crespo está prestando serviço ao prefeito, pois se o Tribunal de Contas entender que processo está irregular o impugnará, dando tempo para o Poder Executivo corrigi-lo, refazendo-o da forma correta.
Com respeito a marginal do rio Sorocaba, o atual prefeito vem trabalhando muito para melhorar o transito nesse local. O Programa Sorocaba Total (falta um rodoanel no programa – já escrevi nesta pagina do blog.) esta abrindo novos caminhos longe dela, assim, provavelmente o transito diminuirá na marginal. O único problema é por quanto tempo nossa cidade suportara.
Vejo uma responsabilidade no atual prefeito nas enchentes; quando não reavaliou o valor dos recicláveis -o preço caiu com a crise mundial, perdendo-se o interesse na coleta -, se isto tivesse ocorrido, provavelmente uma boa parte do lixo não teria ido entupir nossas bocas de Lobo, como ainda está.
Postar um comentário