8 de fevereiro de 2010

Crespo vai ao Tribunal de Contas em defesa dos usuários de ônibus

Nesta 2a. feira dia 8 de Fevereiro, conforme exposto no blog anterior, Crespo foi obrigado a recorrer ao TCE - Tribunal de Contas do Estado, em São Paulo, em defesa dos usuários de ônibus de Sorocaba.

No documento cuja íntegra os amigos internautas poderão analisar abaixo, Crespo enumera as 8 falhas graves constatadas no Edital cujos envelopes de empresas interessadas serão abertos na próxima 4a. feira dia 10, solicitando a intervenção do Tribunal para que Sorocaba e os usuários não sejam prejudicados, com reflexos nos próximos 16 anos.

Dos 8 pontos, Crespo considera os pontos 3, 4, 5 e 7 os mais preocupantes:

3) se ficar como está, os usuários vão pagar mais caro pela tarifa, inclusive a tarifa social e o passe estudante;

4) se ficar como está, a STU ou alguma empresa ligada a ela poderá ganhar esta concorrência e Sorocaba se transformará num monopólio;

5) se ficar como está, a nova frota será de segunda categoria (maioria de carros com motor dianteiro e chassis de caminhão) e mesmo os carros "padron" talvez sejam falsos;

7) se ficar como está, a nova frota já chegará "velha", com idade média de 3 anos.

Petição protocolada no Tribunal de Contas: José Antonio Caldini Crespo, vereador com assento à Câmara Legislativa de Sorocaba/SP e presidente da Comissão Especial (cópia anexa) designada pelo colegiado com a finalidade específica e exclusiva de acompanhar a nova licitação do sistema público de transportes urbanos, considerando que no dia 10 de fevereiro de 2010 às 10h00, na sede da Urbes – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba, serão recebidos em sessão pública os documentos de habilitação e as propostas comerciais das possíveis proponentes, vem requerer a impugnação do respectivo Edital de Licitação, publicado no dia 23 de dezembro de 2009 pela Urbes, referente ao processo 185/09, concorrência 10/09, com a finalidade de celebrar contrato de concessão para as linhas de ônibus do “lote 1” dessa municipalidade, com base nos seguintes argumentos (itens referenciados do Edital, cujo CD completo integra esta representação): 1) O artigo 116 da LOM - Lei Orgânica Municipal (cópia anexa) estabelece com clareza que qualquer processo licitatório para concessão de serviço público deve ser precedido de autorização legislativa, específica e pontual (grifo nosso), o que não aconteceu neste caso: essa autorização sequer foi solicitada à Casa Legislativa Municipal; 2) item 4.1: a redação está adequada, mas entra em conflito com a redação do artigo 6º da lei municipal 6.529/02 (cópia anexa), que não dispõe sobre a possibilidade de prorrogação, após o prazo de 8 anos, “exclusivamente em razão do interesse público”, mas apenas “caso o serviço seja prestado em condições regulares” – requisitos muito diferentes entre si, em termos de abrangência; caso fique como está, ao final dos primeiros 8 anos, se a municipalidade pretender uma melhoria estrutural na oferta dos serviços aos usuários, a operadora que tiver prestado o serviço “em condições regulares” poderá recusar-se a adequar-se ao plano de melhorias e ainda assim obter a prorrogação para o segundo período; 3) item 5.1: esse “valor de outorga” de R$3,5 milhões, embora possível diante da lei federal 8.987/95, naturalmente entrará nas contas das operadoras-proponentes, a maior, e acabará significando uma “tarifa técnica” maior (com reajustes desdobrados disso, durante os oito anos do contrato, pois conforme a cláusula 34 do futuro contrato de concessão – anexo III do Edital – o índice “R” de reajuste será aplicado sobre o valor da “tarifa técnica” definida agora, durante a licitação). O “valor de outorga”, embora venha a ser depositado no FMT – Fundo de Preservação e Melhoria de Transporte Coletivo do Município de Sorocaba, não necessariamente será utilizado para desonerar as tarifas em nível de usuário. Portanto, nas condições estruturais do sistema de Sorocaba, onde vigora um “caixa-único público”, esse valor de outorga na verdade será um empréstimo compulsório que a proponente-vencedora terá que fazer à Urbes, e em nível de usuário, equipara-se a um novo tributo que será cobrado, o que não está autorizado em Lei. Nem se pode aceitar argumentação de que esse “valor de outorga”, a ser desembolsado (na verdade) pela parte mais combalida e frágil que é o usuário, justifica-se por acarretar melhorias na qualidade do serviço, pois isso é tarefa do FMT, que possui outras fontes de receita, segundo a lei municipal 3.115/89 (cópia anexa); mesmo no campo político-institucional, o aporte desse “valor de outorga” ao FMT não se justifica, diante da possibilidade de remessa de recursos orçamentários ao mesmo fundo, a título de compensar as gratuidades expressas nos itens II.a.1.6 e 7 do Edital e desonerar as tarifas cobradas dos usuários, conforme a lei municipal 9.018/09, artigo 2º inciso VIII (cópia anexa), de autoria do Executivo e promulgada apenas dois dias antes da publicação do Edital em tela; 4) item 6.1: esse item deveria ter impedido (mas não o fez) a participação e eventual outorga do “lote 1” à empresa que já opera o “lote 2”, a STU – Sorocaba Transportes Urbanos Ltda., ou empresas/consórcios que contenham algum proprietário/acionista comum com os dessa operadora (incluindo parentes consangüíneos e afins até o 3º grau). Nesse aspecto, o Edital violou fragrantemente a letra “d” do § 1º do artigo 3º da lei municipal 6.529/02 (cópia anexa), cujo espírito é impedir que o sistema público de transportes seja monopolizado, com os riscos e prejuízos sociais decorrentes; 5) anexo II, item a.2.1: as especificações técnicas da frota não estão adequadas às condições exigidas pelo artigo 177 da LOM, inciso I (cópia anexa), em termos de segurança e conforto, considerando o nível de qualidade já conquistado pela municipalidade em relação a outras cidades de porte semelhante. Desde 1989, com a promulgação da lei municipal 3.115 e atitudes administrativas públicas decorrentes, a frota de Sorocaba deu um salto de qualidade que projetou a cidade no cenário nacional dos transportes urbanos, principalmente com a adoção dos carros “padron”, significando veículos projetados e construídos especialmente para o transporte de pessoas (pois os ônibus chamados “convencionais” ou “especiais” na verdade são chassis de caminhão, projetados para o transporte de carga – sem as mesmas preocupações pela segurança e pelo conforto). Os ônibus “padron” são um conjunto de especificações desenvolvidas pelo Geipot – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, associada ao Ministério dos Transportes e à EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (vide relação das especificações “padron” em cópia anexa). No Edital em tela a Urbes identifica o “lote 1” como sendo composto de 87 carros “convencionais”, 66 carros “padron” e 12 “especiais”, cometendo duas falhas: não vinculou que a designação “padron” necessáriamente deverá seguir as especificações do Geipot (com o passar dos anos surgiram no mercado modelos rotulados como “padron”, porém desvirtuados) e aceitou a operação em Sorocaba de carros “convencionais” e “especiais” (estes últimos nada mais do que convencionais alongados), de qualidade, segurança e conforto inferiores; 6) anexo II, item a.3.2.2: tal como o item anterior, desrespeitou o artigo 177 da LOM, quando deixou de definir, em decibéis, qual o limite máximo admissível de ruído interno nos carros, medidos em qualquer assento de usuário durante os deslocamentos operacionais. A Resolução 8/93 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, embora citada nesse item, nada dispõe sobre ruídos no interior do veículo (que é o que interessa a favor do usuário); 7) anexo II, item a.3.2.3: tal como os dois itens anteriores, desrespeitou o artigo 177 da LOM em dois momentos: primeiro, quando permitiu que a frota inicial a ser ofertada pelas proponentes, não seja nova mas com idade média (!) de 3 anos. Além da natural expectativa dos usuários e da municipalidade de que o proponente-candidato a um contrato de concessão cuja estimativa é de gerar nada menos do que R$463.355.900,23 (mais de quatrocentos milhões de reais) em 8 anos (item 14.2 do Edital), tenha capacidade financeira de adquirir uma frota totalmente nova, isso foi afirmado pelo presidente da Urbes, poucos dias antes do Edital ser publicado, no ofício DPR 616/09 (cópia anexa). O segundo momento refere-se à sutil definição de “anos de uso” para referenciar a idade da frota, desde o início até o final do contrato de concessão: essa expressão é vaga e permite que a proponente-vencedora interprete que o “uso” seja a contar do dia em que determinado carro, já bastante usado em outra municipalidade, comece a operar em Sorocaba. A expressão correta que deveria ter sido utilizada no Edital, para vincular a idade da frota, é “data de fabricação” do carro; 8) anexo III, cláusula terceira: a Constituição Federal, em seu artigo 175, proíbe terminantemente que a prestação de qualquer serviço público seja exercida indiretamente sem o devido processo licitatório. Portanto, a proponente-vencedora não poderá, em hipótese alguma, mesmo que com o consentimento da Urbes ou da Prefeitura Municipal, ceder os seus direitos ou transferir obrigações a terceiros. A Urbes alega o artigo 27 da lei federal 8.987/95 como fundamento para o disposto no Edital em tela, mas mesmo em caso de conflito legal, deve prevalecer o estabelecido na Lei Maior; no caso de desistência ou impedimento da proponente-vencedora durante o exercício do contrato, o remédio legal e constitucional é o chamamento da segunda classificada no processo licitatório.

52 comentários:

Anônimo disse...

Crespo, é ridículo termos que pagar ainda mais caro por uma péssima administração, o transporte em Sorocaba já é um dos mais caros do Estado, e não tem qualidade alguma, é de muita valia essa sua iniciativa, aos demais vereadores e políticos cabe aí um espelho a seguir.
Obrigado pelo trabalho digno que vem fazendo em nossa Câmara.

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Grato pelas suas palavras de apoio.
Espero que o Tribunal breque a licitação e obrigue o prefeito a dialogar e a aperfeiçoar o Edital, pelo bem da cidade e dos usuários.
Nesta 4a. feira à noite, a partir das 19h30, na TV Legislativa (canal 6 da Net), faremos um debate público sobre este assunto: participe, presente ou por telefone ou pela internet.

Unknown disse...

Crespo, o amigo está totalmente correto sobre suas considerações, ouvimos muitos comentarios de que a licitação é certa para uma empresa do mesmo dono da STU, e agora com essa falha no edital, isso pode se confirmar.
Outra falha gravíssima que acredito foi colocada de propósito pelo sr Gianolla, foi a questão dos carros padrons, ele deixou em aberto a possibilidade das empresas colocarem carros de motor dianteiro, definindo na versão dele como padron, carros com 3 portas...mas deve lembrá-lo que carro padron é ônibus com motor traseiro ou central.
Outra possibilidade descoberta pelo amigo foi a possiblidade da frota já chegar velha, já que o sr Gianolla deveria exigir uma idade máxima pra todos os veículos, e não a média da frota.
Conte com a galera da comunidade de transporte coletivo (orkut) nessa luta.
Um abraço!

Éric Mantuan disse...

Crespo, meus parabéns por suas considerações, e por ir ao TCE para garantir que as coisas sejam feitas como se devem.

A questão dos Padron foi muito bem observada. Recentemente enviei um questionamento à Urbes (se me deixar um e-mail na resposta, o encaminho a você) sobre isso, e a resposta que obtive foi de que a definição de Padron está ligada à capacidade do salão e a quantidade de portas do carro - em outras palavras, se tiver três portas, dane-se se for dianteiro - o que, claramente, contraria as normas do Geipot.

Assim se encerra a mensagem da Urbes: "Esclarecemos ainda, que os ônibus com motor dianteiro ganham espaço no setor nacional e venderam mais de 10.000 unidades em 2009 e estão sendo utilizados em várias cidades, em razão do bom desempenho, alta produtividade, robustez e segurança no atendimento a bairros mais distantes onde as vias são irregulares".

Isso deixa claro: se nada for feito, Sorocaba será infestada por ônibus de chassis de caminhão disfarçados como Padron - assim como já estão as linhas da STU. Por isso, e por todas as outras questões por você apontadas, lhe deixo, mais uma vez, meus parabéns.

Crespo disse...

Prezado Mário,
Sim, vamos precisar da galera do Orkut. Por favor acione toda a rede.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Estamos lutando contra forças políticas e econômicas muito poderosas.
O usuário de ônibus, que é o elo mais fraco da corrente do transporte, está em perigo.
Nesta 4a. feira às 19h30, na Câmara, vamos ter debate e transmissão pela TV legislativa (canal 6 da Net).

Crespo disse...

Prezado Eric,
Meu e-mail pessoal é jaccrespo@hotmail.com
Você tem razão: Gianolla conhece muito de transporte, mas está tentando nos vender gato por lebre.
Isso não se faz: ele está menosprezando a inteligência das pessoas.
Preciso de você também, Eric, no debate de 4a. feira à noite na Câmara (poderá haver manifestações por telefone e internet, também).

Anônimo disse...

Parabens Crespo pelo jeito você é o unico politico e sorocaba que tenta fazer algo pelo transporte coletivo em sorocaba, pois pelo jeito nem o prefeito e nem gianolla liga para o transporte.
Saudades da epoca em que você fez o transporte de sorocaba um modelo para o brasil.

Paulo Henrique da Silva disse...

Olá Crespo.


Parabéns pela atitute. Nós, da Comunidade do orkut, estamos tentando de todas as formas possíveis melhorar o transporte coletivo da cidade.


Uma coisa já foi vista:

O Gianolla acredita, que onibus OF ou EOD ( definições pra motor dianteiro Mercedes Benz e Volkswagen, respectivamente ) que tenham 3 portas, sejam Padron.


Só pra constar. Padron, são os carros que Sorocaba tinha na década de 90... Tais como os maravilhos Mafersas, Ciferais alvoradas, Ciferais Padron Rio, e é claro, os O371UP... Todos, com motor trazeiro ou central, suspensão a ar e 3 portas...


Com um detalhe, nesse tempo, a " ficha de onibus " custava menos de R$ 1,00...


Hj em dia, somos infestados de Apaches com 4 cilindros, Bancos de fibra, e 2 portas ( esses, que são os onibus mais economicos , em todos os sentidos ) , e estamos pagando R$ 2,50 pelo passe...



Ou seja, houveram duas variantes inversamente proporcionais...A da qualidade, e a do preço...


Onibus bons = Passe a R$ 1,00 ( década de 90)
Onibus péssimos = Passe a R$ 2,50 ( entre 2001 até agora )


Espero que melhore... por que ciclovias, numa cidade como Sorocaba, NÃO RESOLVE O PROBLEMA , e carros e motos, só fazem aumentar o transito e a poluição...


Att.



Paulo Henrique da Silva

Anônimo disse...

Crespo essa TV Legislativa tem como assistir pela internet?se tem poderia passar o site

Maricarmen Araújo disse...

Parabéns Vereador Crespo, se todos agissem dessa forma, teríamos um País de primeiro mundo, Sorocaba está de parabéns por ter UM ÚNICO é verdade representante à altura do seu povo.

Anônimo disse...

Crespo, não vou te dar parabéns pq eu vejo que isto que o Senhor está fazendo é uma das suas obrigações enquanto vereador. E tenho de de admitir que seu posicionamente e seus atos estão muito acima dos demais vereadores desta cidade. Aliás, com relação ao poder legislativo, seja municipal, federal ou municipal, vejo um bom trabalho seu e do Raul. de mais ninguem, com relação a Sorocaba. O povo de votorantim deve estar feliz com a M.Amary, mas isso não é problema nosso.
Continue seu trabalho, mas não faça isso apenas por ser ano eleitoral, por favor!
E não fique só na reclamação e falando mal do executivo, faça sua parte com atitude.

Eloisa disse...

E viva nosso vereador Crespo!
E viva (finalmente) os sorocabanos que resolveram se manifestar! É isto que precisamos, união do povo e dizer o que precisa ser dito!

Sr. Mário, parabéns ao sr. também! Tem como passar o endereço da comunidade do orkut?

Quanto ao sr. anônimo das 11:10, o sr. tem razão. O normal não seria parabenizarmos quem está trabalhando pois, isto deveria ser prática constante, natural e obrigatória daqueles que são remunerados para isto (e diga-se de passagem, com nosso dinheiro!). Acontece que, diante de nossa realidade política onde A MAIORIA não trabalha, onde os "poderosos" atuam, exercendo pressões e até mesmo atemorizando para que todos se calem, quando um só se prontifica a cumprir seu papel fielmente (dizendo a que veio), temos sim que parabenizar (e muito) para que possa servir de exemplo aos "parasitas" do poder público! Quem sabe "num lampejo" de dignidade os demais "acordem", sintam vergonha de si mesmos e resolvam atuar decentemente!

Por isto: "PARABÉNS VEREADOR CRESPO". Volto a repetir, o sr. é o único político sorocabano que VERDADEIRAMENTE trabalha! Sorocaba perde muito por estar "dormindo"!

ACORDA SOROCABA!

Anônimo disse...

Eloísa ... desculpa, mas já está ficando feio tanta puxação ... Não acredito que o Crespo precise disto. Vai com calma! Que ele está trabalhando, todos nós temos ciência.

Unknown disse...

Crespo, fiquei muito feliz pelo senhor se importar conosco, usuários do transporte coletivo. Na época que o Sr. era presidente da urbes, o transporte coletivo era muito bom, época dos Mafersa, ônibus com a maioria motor traseiro e confortável, peço a caridade que o sr. não se esqueça de nós e também nos ajudar a brigar pra conseguirmos mais ônibus articulados ou trucados, pois nós usuários da STU estamos necessitando e me parece que quem não permite a compra é a URBES segundo informações. Muito obrigado pela atenção e contamos com CRESPO.

Eloisa disse...

Nossa sr. anônimo, julguei que, embora anônimo, o sr. soubesse dialogar. Infelizmente me enganei!

Quanto a "puxação", cada um entende conforme quer ou lhe permite a inteligência (é direito seu!) ou ainda conforme o tamanho da carapuça!

Crespo disse...

Prezados amigos internautas:
A coisa está "bombando", parabéns!
Eu fiquei este tempo fora do ar porque estava no Plenário da Câmara, e vejam quantas manifestações!
Gente: Renato Gianolla afirmou hoje que vai estar presente, fisicamente, no debate público da Câmara amanhã dia 10 à noite (19h30). Ótimo! Portanto, precisamos aproveitar essa oportunidade. Eu garanto que todos os cidadãos que comparecem ou telefonarem e todos os internautas que se manifestarem, com toda a liberdade, sem censura, terão o seu espaço.
A verdade vai aparecer, doa a quem doer.
Ouviremos com atenção e respeito as opiniões da Urbes, mas ela também terá que ouvir as nossas.
Galera do Orkut, do Facebook, do MSN e de onde quer que seja: precisamos de sua ajuda! Por favor, cada um avise 10 ou mais. Quem se calar agora talvez não tenha uma chance melhor depois.
Atenção: além da transmissão ao vivo pela Net canal 6, o debate será transmitido também ao vivo pela internet, no www.camarasorocaba.sp.gov.br
Quem quiser utilizar o telefone, o número será 15.3238.1111

Eliodora Maria de Lima disse...

Quando uma pessoa é honesta, íntegra e idealista, não adianta querer que ela mude - ela não muda. Não importa o cargo que o vereador ocupe (já foi deputado e secretário) a conduta idônea é a mesma. Há um fato que não dá pra negar:a julgar pelas notinhas de hoje num jornal da cidade, os altos escalões do paço municipal estão incomodados, por que não arregaçam as mangas e mostrem afinal a que vieram neste segundo mandato. Vereador Crespo, saiba que o sr. não vai conseguir a unanimidade, mas Sorocaba se orgulha do sr. Se tivesse mais gente igual, como seria bom.

Crespo disse...

Prezada Eliodora,
Suas generosas palavras me emocionam.
Obrigado.
Estou apenas tentando fazer a coisa certa e todos os dias peço a Deus que me ilumine e fortaleça.

Paulo Sérgio Vieira Filho disse...

Crespo, boa tarde. A administração atual está deixando a desejar em muitos pontos, mas o transporte coletivo com certeza precisa de atenção e precisa ser feito um pouco de barulho pra ver se nossos governantes fazem política pro povo, e não pra atender interesses internos.
Conforme o Eric adiantou, e certamente encaminhou o email que redigi junto a ele, a Urbes não conhece, ou faz de conta que não conhece as antigas normas do GEIPOT, hoje em vigor pelo DETRAN e até pela ARTESP, sendo que este órgão estadual proíbe a utilização de ônibus com motor dianteiro em linhas rodoviárias.
Apesar de desconfortáveis, gostaria de salientar que não são caminhões adaptados como antigamente, hoje os projetos são especiais para transporte de passageiros seguindo algumas normas básicas.. Mas, todos sabem e sentem na carroceria que os ônibus atuais de Sorocaba são demasiadamente barulhentos e o básico não atende com a qualidade mínima!

Referente a empresa STU, além da frota ser de baixa qualidade, o quesito manutenção é um ponto preocupante. A empresa matriz (Reunidas Paulista, com sede em Araçatuba) segue um padrão de qualidade e manutenção periódica e preventiva, o qual é inacreditável que a "irmã" STU não siga! É comum por aqui ver ônibus rodando com portas semi-abertas, janelas batendo e sujas, carros com banco do motorista desregulados (que podem favorecer acidentes) e até banco de passageiros soltos, carroceria que só recebem pintura de fábrica e rodam até o final da vida útil sem uma funilaria sequer, são alguns dos pontos preocupantes. Portanto, a pergunta que fica é: o que a STU tem contra a manutenção da frota? Ela é paga pra transportar passageiros, e não gado. Nem vou comentar sobre os carros da linha Expresso, principalmente o de prefixo 2373..

Outro ponto em seu questionamento, é idade da frota. Ônibus novo e zero não significa qualidade e não deve servir de parâmetro para definir se serve ou não para atender a população. Conheço ótimas empresas que adquiriram veículos semi-novos e não ouvi até hoje uma reclamação sequer de seus usuários. Carros padron duram mais, portanto a idade média deles é de 15 a 20 anos, isso deveria ser considerado pelo poder público, inclusive aumentando o período de concessão para compensar o custo-benefício desse tipo de ônibus.

E no mais, parabenizo um dos poucos vereadores de Sorocaba a ter esse tipo de preocupação com nosso transporte, que já foi referência nacional.

João Parana disse...

Vereador Crespo, dizem que o povo não fiscaliza e não participa, pudera quando foi que um político se propos oferecer um espaço como esse? Qdo a proposta é séria, as pessoas dão opinião; claro que sempre tem os engraçadinhos, os que ocupam errado essa xance. A maioria felismente participa para colaborar. A qualidade dos onibus vai de mau a pior, alguém que entenda do riscado tem que falar e ajudar a gente que depende do onibus.O povo tem que enxer a camara amanhã pra mostra o descontentamento.

Transporte Sorocaba disse...

Crespo, devido ao meu horario de trabalho infelizmente não estarei presente, mas eu poderia deixar algumas questões para o amigo fazer ao Gianolla?
Um abraço!

Transporte Sorocaba disse...

Se possível qual o email para te enviar?

Crespo disse...

Sim, Mário, pode enviar as suas perguntas no meu e-mail pessoal (jaccrespo@hotmail.com), que as formularei amanhã.

Crespo disse...

Paulo Sérgio,
Precisamos de você amanhã no debate!
Dê um jeito e participe, POR FAVOR !

Anônimo disse...

crespo vai ter plateia no debate?se tiver qualquer pessoa pode ir?se der pra ir voce por gentileza poderia passar o endereço do local do debate.

Abraços

Crespo disse...

Sim, Anônimo, vai ter platéia.
Será no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, bairro Boa Vista (ao lado da Prefeitura).
"Qualquer" pessoa será muito bem-vinda!

Antonio Soares (Barcelona) disse...

Crespo no dia do debate poderei fazer perguntas?Posso usar o seu email da câmara?As sessões são transmitidas na net, a audiência também vai ser?
Parabens pela iniciativa.
Antonio Soares (Barcelona)

Crespo disse...

Prezado Antonio Soares,
Sim, poderá fazer perguntas via e-mail. Ainda não sei se será o meu e-mail pessoal ou outro: isso vai ser divulgado no início dos trabalhos.
Precisamos da sua participação, porque você é uma pessoa inteligente.

Unknown disse...

A verdade é que o nosso transporte poúblico está ruim porque a Urbes quer que seja ruim, ela não demonstra nenhum interesse em dar qualidade para o transporte público.
Eu só queria saber o porque...já que 50 carros podem ser substituídos por um ônibus.

RICARDINHO disse...

caldini crespo,ontem a noite 09-02,estive na festa de aniversario do dr.rogerio pref.da querida avare,estava muitos politicos,entre eles o ALCKMIN,e gostaria de saber,qual foi motivo de sua ausencia num evento tao bonito e maravilhoso como ontem ocorreu.voce como coord.DEM,reativando parlamento regional,foi deputado,é vereador,pretende ser FEDERAL,tinha muitos vereadores,alguns deputados.PERDEU.inclusive o seu cord.do parlamento de AVARE O DR.ROBERTO,ele conduziu as homenagems.

Crespo disse...

Prezado Mário,
OK vamos debater isso também, hoje à noite na Câmara (a partir das 19h30)!

Crespo disse...

Prezado Ricardinho,
Muito obrigado pela sua atenção, mas eu tive compromissos como vereador em Sorocaba e não pude comparecer.

Carlos Rubens Fonseca disse...

Vereador Crespo: o sr. sabe quanto tempo leva para o Tribunal de Contas julgar o edital? Se eles demorarem e o edital da Urbes receber as propostas dos interessados é possível anular isso? Como funciona? o sr. viu o prefeito falar hj na rádio que falar é fácil, difícil é fazer? Bom como o sr. já fez, ele podia ser menos orgulhoso e aceitar sua ajuda. Tome cuidado pq esses tucanos se especializaram em ser vítimas aqui em Sorocaba e quem é contra eles ou é inimigo ou criador de caso.

Crespo disse...

Prezado Carlos,
Quanto ao Tribunal de Contas, provavelmente eles se manifestarão em poucos dias.
A Urbes já adiou a abertura dos envelopes de hoje 10/2 para 17/3.
Mas a qualquer tempo uma licitação pode ser "brecada", por interesse público.
Um detalhe que ainda não foi publicado é que na última 2a. feira, além de protocolar o meu pedido de intervenção no TCE, também protocolei pedido semelhante no Ministério Público (porque são canais diferentes e ambos competentes para isso).
Quanto ao prefeito, realmente ele "vacilou" na rádio, afirmando que "criticar é fácil, difícil é fazer": no nosso caso, e referente aos transportes, em Sorocaba, isso não serve.
Fico satisfeito ao você saber e mencionar a última frase: "os tucanos de Sorocaba são muito bons, são mestres, em se passarem por vítimas".
Há pessoas que fazem o mal visando seus interesses menores, e ainda conseguem se passar por vítimas.

Anônimo disse...

Crespo ... "falar é fácil, difícil é fazer" ... vc foi presidente da Urbes, ou secretário de transportes (ouqualquer coisa do genero) há quase duas décadas (e dizem que foi bom). Depois disso foi deputado e agora vereador e simplesmente se esqueceu do transporte público. Pq somente agora, em época de eleição vc pensou em tomar uma atitude qto ao transporte coletivo, pq não antes??
Vc critica as inundações, mas nunca tomou uma atitude sequer qto a isto, somente agora (mais uma vez pela proximidade das eleições).

Bom, pelo menos está fazendo algo, pena que é só nesta época do ano... Mas continue trabalhando.

Aos puxas de plantão aí ... não me respondam, não quero saber de vossas opiniões.

Henrique Ciraolo Gomes disse...

Olá Crespo,


Desde da intervenção da Transportes Coletivos Sorocaba (TCS) até hoje, a URBES tem feito uma administração muito péssima no que diz a respeito ao Transporte Publico.

Não uso os serviços do Lote 1 do Transporte Publico, e sim do Lote 2 e digo que os usuários nessas linhas não são tratados como diz a tarifa que se paga. Algumas linhas como as 17 - Central Parque já deveria ser operada por articulados bem como a linha 100 - Expesso que deveria ser operada apenas por articulados. Porem o que se vê é que, em breve, os melhores ônibus de Sorocaba atualmente, os Urbannus Scania, ou popularmente chamado Piso Baixos, irão embora em breve. Ou seja, o que se ver em Sorocaba é uma regressão.

A URBES infelizmente esta acabando com o nosso transporte que um dia foi um dos pioneiros do Brasil. Penso se há um jeito de reverter isso...

Conte com meu apoio (E minha presença) hoje a noite no debate sobre o transporte. Isso deveria ser amplamente divulgado, pois é interesse de todo mundo.


Grato pela atenção,


Henrique Ciraolo Gomes

Anônimo disse...

Crespo, na audiência pública - hoje a noite - além deste assunto relacionado a licitação dos transportes, será ou poderá ser questionado também sobre a CPI dos Transportes? O vereador França que é o representante do Sindicato dos Transportes estará presente??? Outros Vereadores membros da CPI estarão presentes?

Carlos Alberto Queiroz disse...

Anônimo das 13:17hs você ouviu o prefeito na rádio? Tá copiando dele o "falar é fácil, difícil é fazer". voc~e chegou atrasado e quer ir na janelinha? Presta atenção:o Crespo pode falar sim, ele já fez! Os terminais que estão aí foi ele quem trabalhou, os ônibus que vieram pra cidade eram ZERO quilometro, havia fiscalização, compromisso com a qualidade, quem viu de perto como eu, pode falar, quem ouviu cantar o galo e não sabe onde, deve se calar entendeu é com vc mmo anônimo: Ele pode sim falar - você é que tem que ficar quietinho na sua. Ele não é prefeito seu ignorante, portanto nem como deputado e nem como vereador tem PODER para mudar as coisas, mas pode fiscalizar e denunciar sim - e faz isso com tanta competência que até arrumaram uns bananas como você pra falar asneiras em nome do seu anonimato.

João Arruda - Nova Sorocaba disse...

Anônimo das 13:17 - nós também não queremos saber das suas opniões porque vc é o mais completo ignorante. Pessoas como vc não soma, por causa de gente da sua laia é q a cidade não vai pra frente. Crie vergonha, arrume coisa melhor pra fazer,esse seu blablabla de eleição já cansou e quer saber: vc já tomou na cara mais de uma vez q ele não é prefeito e não entendeu e sabe pq? Pq vc é mto tapado. Fica no seu canto e lamba as bota de quem manda vc escrever.

Crespo disse...

Prezado Anônimo das 13:17,
Eu não me esqueci do transporte público, e nem estou tentando atuar na questão das inundações "somente agora".
Se você acessar e ler, desde que tomei posse como vereador, minhas manifestações, projetos e requerimentos, vai verificar que tenho falado sempre sobre essses (e outros tantos) assunto.
Ocorre que sou apenas um vereador, e não o prefeito da cidade. Lembre-se:
Vereador = projetos de leis
Prefeito = obras e serviços

Crespo disse...

Prezado Anônimo das 14:52,
O foco do debate de hoje será a licitação, mas os participantes não serão proibidos de abordar outros assuntos.

Anônimo disse...

Infelizmente tudo indica que o prefeito está mesmo desamparado... melhor dizendo: MAL ASSESSORADO! O que falta nessa administração são pessoas efetivamente técnicas e eficientes o suficiente para segurar o rag... Um assunto dessa importância deveria ser tratado com mais seriedade... Do jeito que as coisas andam, melhor o prefeito não querer se aventurar em fazer pesquisa de opinião pública sobre seu governo... ele vai se decepcionar muito! Se ele não se cuidar, não descer do salto alto e insistir em não aceitar ajuda ou mesmo dialogar com outras lideranças não tucanas, não conseguirá nem mesmo voltar para Câmara de Mairinque...
ACORDA SOROCABA...

José Antonio Rezende disse...

Crespo: o prefeito ficou muito irritado com o senhor na entrevista de hoje na Cruzeiro FM. Quando questionado pelo apresentador Fabio Andrade o prefeito simplesmente mudou seu jeito "sorriso flex" para partir ao ataque. O prefeito não aguenta mais o vereador Crespo e o senhor deveria manter essa ofensiva.
Parabéns

Francisco Oliveira disse...

Crespo: fiquei muito chateado porque você não respondeu minhas perguntas na audiencia da câmara, vc ao invés de responder gastou o seu tempo falando outras coisas mas vc enrolou e não me respondeu, o presidente da URBES tem um discurso irritante parece que o transporte da cidade é o melhor do mundo. Você podia ter falado e não falou nem deu nota nenhuma pro transporte, nem falou o que falta pra gene ter um transporte bom.

João Fonseca disse...

Crespo você fez história na audiencia pública. Nunca vi tanta gente da URBES junta numa audiencia pública. Que medo hein? Foi preciso uma audiencia pública pra obrigar essa gente falar. Olhe me deu vontade de rir quando o Gianola falou que é só ir na URBES que eles explicam as coisas MENTIRA GROSSA. Eles não dão e nunca deram bola pro usuario e vem com a conversa mole basta ir na URBES - vá lá cidadão pra ver se vc consegue ser bem recebido.

Crespo disse...

Prezado Francisco Oliveira,
Realmente, o tempo não foi suficiente para que todas as perguntas fosses devidamente respondidas.
A sua foi uma delas.
Peço desculpas e a sua compreensão: o motivo é que houve tanta participação e tínhamos que encerrar às 22h30.
Quanto à "nota" para o transporte, atualmente, creio que você perdeu a minha resposta: dei nota 7, mas acrescentei que o povo de Sorocaba merecia nota 10.

Unknown disse...

Crespo, não pude acompanhar o debate por conta do trabalho, mas meus amigos disseram que as respostas do Gianolla foram desanimadoras para os usuários.
Sei que o amigo não vai desistir e exigir uma frota de qualidade para Sorocaba, o usuário paga caro por isso e nenhuma desculpa do Gianolla explica uma frota tão medíocre.
Um abraço!

Crespo disse...

Prezado Mário,
Ontem tivemos uma boa audiência, um debate onde o objetivo era dar chance para todos falarem e ouvir as razões (certas ou erradas) da Administração.
Agora já sabemos qual é o pensamento de Gianolla a respeito das questões, e podemos nos preparar melhor para o grande embate que será a CPI.
OK capisce?

Anônimo disse...

Crespo, realmente sabemos qual o pensamento do Gianolla. Sorocaba para ele tem o melhor transporte público do mundo.
Ele podia ao menos ser humilde e pedir sua ajuda, não é?
Pelo menos os cidadãos de Sorocaba iriam agradecer muito, estamos precisando de mais um terminal, de ônibus zero, e isso é só vc que nos deu.

Jorge Luiz disse...

Parabens Crespo pelo debate de ontem foi muito bom. e ficou provado mais ainda que o gianolla nao entende do assunto de transporte coletivo.e muito obrigado por ler as minhas perguntas ontem.

VIRGINIA MORAIS disse...

CRESPO,COMO ESTA? VAI PULAR O CARNAVAL AQUI EM SOROCABA MESMO OU VAI VIAJAR?

KADE AS FOTOS DA REUNIAO MENSAL DO DEM QUE ESTEVE DIA 08-02,COM O SR.Valter José Nunes de Campos???

ELE AGORA É FILIADO AO DEM?
PELO VISTO ELE VAI TRABALHAR COM VOCE,POS ELE JA FOIS COM OS AMARYS NAS CAMPANHA E FOI VEREADOR,E AGORA ELE VAI COM O SR A FEDERAL??

REVELA ESTE MISTERIO P NOS SEUS ELEITORES???//

Crespo disse...

Prezada Virgínia,
Vou colocar um blog especial sobre a reunião do partido em 8/2/10.
Aguarde um pouquinho mais e todas essas suas perguntas serão respondidas!