7 de outubro de 2009
Crespo defende os Enfermeiros
Na sessão extraordinária da Câmara Legislativa de Sorocaba da 3a. feira dia 6 de Outubro, foram deliberados o projeto (418/09) e suas emendas, alterando relações funcionais e salariais de servidores municipais da área da Saúde.
Quando votado o projeto em si, de autoria do prefeito Vitor Lippi, a votação foi unânime (20 votos) a favor, pois todos os vereadores reconheceram que, embora incompleto, era uma proposta boa.
Mas sendo incompleto, a solução legal eram as emendas parlamentares.
Crespo votou a favor de quase todas as emendas que foram apresentadas por colegas vereadores, algumas ajustando a carreira dos médicos, outras defendendo a isonomia dos dentistas e por aí.
Mas Crespo apresentou quatro emendas especialmente voltadas para os Enfermeiros, porque foi essa a categoria que o procurou, com argumentos fortes e justos, buscando ser ouvida e igualmente contemplada.
Nesse caso, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de enfermagem.
Crespo percebeu uma Verdade: a saúde pública somente vai funcionar bem, atender bem o cidadão que a procura nos postos e hospitais, se as equipes profissionais, - TODAS - estiverem motivadas (direitos e deveres profissionais de cada um). Não é suficiente agradar os médicos, por exemplo, se os enfermeiros forem esquecidos ou relegados a segundo plano; sem a presença de enfermeiros, não há posto ou hospital que funcione decentemente.
Mas, infelizmente, essa Verdade não compareceu no texto vindo do Paço, nem compareceu na votação da maioria dos colegas vereadores, que seguiram fielmente o comando do líder do Governo: "economizaram" nas costas dos Enfermeiros.
Uma lição ficou, no jargão popular: "só mama quem chora".
O sindicato dos médicos, mais organizado e politizado, que ameaçou e fez greves, deixando muita gente do povo nas filas e na rua da amargura, amedrontou a Prefeitura, que acabou cedendo às suas demandas.
Os enfermeiros, que nunca ameaçaram, nunca fizeram greve, ficaram "vendo navios".
Que estímulo foi esse? É necessário radicalizar, é necessário fazer tumulto, para conseguir os direitos?
Poderia ter sido diferente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Prezado Ver. Crespo.
De quem é a responsabilidade dos pisos no centro de Sorocaba! Quando nos compramos alguma coisa com defeito, normalmente trocamos por outra mercadoria em perfeitas condições, e não pagamos por isso!! No caso dos pisos, teremos que pagar isso novamente?? As pessoas que na época adiministravam não teem responsabilidade sobre isso??
Prezado Daniel,
A sua questão, de fato, é bem fundamentada.
Sim, com certeza você, eu e todos os contribuintes sorocabanos, teremos que pagar (novamente) pelo piso do centro.
Estou aguardando Requerimento de Informações que formulei ao prefeito Lippi, exatamente com essas perguntas suas: o piso é bom? Então por que será trocado? O piso é ruim? Então de quem é a responsabilidade?
Mas já posso lhe adiantar algo: infelizmente a legislação brasileira não pune crimes de "má gestão", como é o caso.
Ver. Crespo.
Muitissimo obrigado pelo seu retorno!
Espero que nas proximas eleições para prefeito, as pessoas saibam em quem VOTAR, pois chega de administração incompetente!
Forte abraço!!
É vereador Crespo, parece mesmo que estão fazendo de tudo para "boicotar" seu trabalho. Estou tentando desde às 19:30h assistir ao debate através da Câmara Legislativa e a mesma não está no ar. Liguei na Câmara, confirmei sobre o debate e questionei a transmissão, disseram-me: - "Já está passando". Tentei novamente sem êxito. Meu filho tentou em outro computador e... em vão. Não satisfeita liguei para um parente e pedi-lhe para tentar que também não conseguiu, simplesmente tudo desligado! Devemos entender que não é do interesse dos "legisladores" que o povo participe?
Complementando a informação: Insisti e voltei a reclamar na Câmara, a moça se prontificou em verificar e me retornou, nesse momento iniciou a transmissão! Me pergunto, se não reclamássemos seria transmitido?
Prezada Eloisa,
Tudo é possível.
Vou investigar isso.
Muito obrigado pelo testemunho.
Não por isto Crespo pois acredito ser "uma obrigação" do cidadão reclamar (reclamar não é brigar não é?) pois apenas assim poderemos ter esperanças de um contexto melhor dentro de nosso cenário político. Como bem disse o redator chefe do jornal Bom Dia: - "o povo precisa se indignar mais" e complementado por Jair Molina quando disse: - "A soma de todos nós é melhor que nós"!
E ainda esclarecendo melhor me referi à transmissão da TV Câmara (internet).
Parabéns pela iniciativa do debate realizado, Vereador Crespo. Foi ótimo e, mais uma oportunidade oferecida para crescermos em nosso exercício de cidadania.
O debate somou e acrescentou tanto, que poderia ter sido prolongado por mais duas horas sem que nos cansássemos em acompanhar.
Atitudes como esta (do debate) deveria ser prática constante de todos os representantes do povo quando o assunto é de tamanha relevância.
Mais uma vez nossos parabéns e obrigado.
Crespo não sei como você ainda tem pique para fazer projetos de Lei para essa Câmara de medíocres, capachos e usurpadores do nosso dinheiro.
Eloisa,
que bom que você gostou.
Concordo que esse formato (grande transparência e liberdade de manifestação das pessoas)é o melhor.
Espero que a Câmara enverede nessa direção, cada vez mais.
Será que um dia vamos competir com o Ibope da novela das oito?
Caro amigo Crespo
Mais uma vez você me surpreende favoravelmente.
Uma lição ficou, no jargão popular: "só mama quem chora".
Considero justo todos os cargos ligados a setor de medicina sejam beneficiados com esse movimento dos médicos e não apenas eles por terem um sindicato forte.
Só uma pergunta. Nenhum outro cargo foi esquecido? Não li nada – por exemplo – a respeito dos Fisioterapeutas?
Parabéns por lembrar dos profissionais da enfermagem, sejam eles de curso superior ou médio, mas se uma outra classe ficou de fora, proponho de seja incluída.
Postar um comentário