7 de outubro de 2009

Grupo Fé e Política faz ótimo debate com Crespo

Na noite de 3a. feira dia 6 de Outubro, o Grupo Fé e Política, expressão nacional de conscientização política da igreja católica, núcleo de Sorocaba, presidido por Carlos Leite, recebeu Crespo para um debate sobre "Mobilização Política". Como era previsto, diante de um grupo tão qualificado e crítico como esse, o debate foi ótimo e certamente muito proveitoso, em termos individuais e institucionais - neste último caso, as propostas de consenso serão levadas à direção nacional para deliberação. Quase tudo da vida política (federal, estadual e municipal) foi falado, com total liberdade: ética (ou falta de), esquemas de corrupção, lista suja, partidos políticos, ideologias, voto distrital, relação de Crespo com Lippi, etc etc. O tema mais importante, e que constituiu a proposta a ser levada, visando uma mega-mobilização nacional, a começar pelos Grupos Fé e Política e espalhando-se por todas as outras organizações sociais do país, foi a CONSTITUINTE EXCLUSIVA. Crespo demonstrou que a ocorrência de uma Constituinte Exclusiva é, seguramente, o único instrumento capaz de salvar o Brasil da corrupção desenfreada (corrupção política, corrupção empresarial, corrupção policial, corrupção judicial, corrupção dos costumes e até corrupção familiar). Crespo demonstrou também que os políticos "carreiristas" jamais vão apoiar essa proposta, e terão que ser "vencidos" pelas bases sociais, numa mega-mobilização cidadã. "Constituinte Exclusiva é o trabalho de elaboração de uma nova Carta Magna para o país, feita por pessoas eleitas exclusivamente para isso, ou seja, depois de concluirem esse trabalho, ficarão impedidas de se candidatarem a qualquer outro cargo eletivo, até o final de suas vidas. Somente assim poderemos ter as reformas necessárias, que interessem ao povo brasileiro, sem casuísmos e favorecimentos" - afirmou Crespo. - A classe política "carreirista" é necessária e importante para a vida democrática do país, mas apenas para estabelecer a legislação infra-constitucional; Constituição não é trabalho para políticos, é o supremo trabalho do Cidadão; o Político tem que estar abaixo e ser subordinado do Cidadão; o resto é "balela, enganação, falsidade e corrupção", completou Crespo.

3 comentários:

Francisco disse...

Deputado pré-candidato Assembléia Estadual,desde já busca ocupar,discutir e interagir com todos os Forum Representativos.
O Grupo Fé e Política já conseguiu mobilizar Sorocaba Contra o Nepotismo.Esse Movimento,depois Nacional, já trouxe um Espetacular Resultado ao Brasil, sensibilizado pelo STF.
Quiça! esses mesmos valorosos Cristãos, iniciassem Movimento p/ Moralização Administração Publica de Sorocaba, bastante desmoralizada nestes dias.Fè,Política e Olho Vivo no Paço.

geraldo disse...

Amigo José Caldini Crespo.
Obrigado por ter ido participar de nossa reunião.
1- Desde que temei conhecimento pela primeira vez da Constituinte Exclusiva, elaborada por políticos – faz mais ou menos uns seis anos - que não tenham a intenção de ocuparem cargos públicos, nem sejam filiados a um Partido Político, achei que esta é a melhor saída para o Brasil, pena que os Políticos de Carreira não se interessem por isso.
O que você acha de uma Lei de Iniciativa Popular, forçando um Plebiscito para a isto aconteça?

Discordo um pouco de você quando diz que tem hora que deve seguir com a maioria, mesmo tendo conceitos divergentes dessa maioria, como foi o caso da votação do Projeto de Lei dos Cargos de Confiança e em Comissão de Livre de Livre, que para mim aumentou o comprometimento de todos os vereadores com o prefeito.

Crespo disse...

Prezado Geraldo,
Sobre a lei de iniciativa popular, creio que é uma boa idéia (trabalhosa, mas boa).
Peço que considerem também estas outras idéias:
- distribuição de (milhões) de "pins" de lapela;
- massificação de palestras de conscientização, nas escolas, associações, etc.