27 de janeiro de 2015

Ação judicial busca reparação contra dinheiro público desperdiçado dos bicicletários


Corre na Vara da Fazenda Pública do Fórum de Sorocaba uma ação civil pública contra a Prefeitura e a Urbes, pedindo reparação aos cofres públicos pelo dinheiro desperdiçado à construção de oito bicicletários espalhados pela cidade. Ociosos, os ‘abrigos’ estão sendo ocupados por usuários de drogas e traficantes. A denúncia é do vereador José Crespo (DEM).

As bicicletas que deveriam ser colocadas nesses bicicletários, conforme concebido pelo então prefeito Vitor Lippi, são bicicletas particulares e não públicas. “Esse foi o ‘erro primordial’, pois a nossa cultura não adota essa prática; o público está utilizando razoavelmente as bicicletas públicas do Integrabike, mas essas nunca ficaram e não estão abrigadas dentro desses módulos”, afirma Crespo.

Conforme o democrata, “os poucos, provavelmente um ou dois módulos comerciais que estão funcionando comercialmente, anexos aos bicicletários, também não estão abrigando bicicleta alguma; nesses casos, não estão invadidos, porém, não estão produzindo vantagem social alguma. O interesse está sendo somente o comercial do explorador do módulo”, acrescenta Crespo.

Para o vereador, “em favor do povo e dos cofres públicos, enquanto ainda faltam creches, médicos, a Prefeitura se deu ao luxo de ‘jogar dinheiro fora’ com a construção desses ‘bicicletários’, que nunca, desde que foram construídos, abrigaram uma bicicleta sequer”, ressalta Crespo.

Ele lembra que a obra era “evidentemente temerária” e, portanto, o ex-prefeito deverá ser condenado por ato de improbidade, ou seja, “não houve ‘fatos supervenientes’ ou ‘motivos de força maior’ que expliquem o fracasso do empreendimento, além de não estarem produzindo quaisquer efeitos de interesse público”, argumenta o vereador.

Crespo apresentou há meses uma opção para o problema: transformar aqueles espaços em estações do próprio Integrabike, para abrigar as bicicletas públicas. “O espaço contíguo poderia ser de convivência dos ciclistas, para descanso, obtenção e atualização do cartão de acesso e informações turísticas da cidade”.

Nenhum comentário: