7 de abril de 2014
Limpeza, pavimentação e conservação das calçadas públicas
Um dos maiores problemas sociais de Sorocaba são as suas calçadas públicas. As calçadas servem para dar acesso às edificações, a pedestres e veículos vindos das vias públicas. Infelizmente, porém, a maioria dos lotes e até mesmo a maioria das edificações de Sorocaba não possui calçadas acessíveis e transitáveis.
Em alguns locais nem existem calçadas, as guias/sarjetas ficam rentes ao alinhamento privado. Quando as calçadas existem, muitas vezes são sem pavimento (em terra) ou tendo pavimento, cheias de degraus, buracos, raízes, postes e lixeiras. Algumas vezes, as calçadas de uma determinada propriedade são planas e transitáveis, mas não se comunicam com as calçadas vizinhas.
Em todos esses casos irregulares, os pedestres são obrigados a se deslocar pela via pública, com enormes riscos de atropelamentos, e no meio delas, pois próximo às guias/sarjetas costumam ficar os veículos estacionados. O pedestre em situação mais crítica são os cadeirantes.
Além de todos esses problemas, ainda não resolvidos e sequer com uma proposta razoável de solução, está o problema de que nas calçadas sem pavimento e nas frestas entre as guias e sarjetas, cresce muito mato, com todas as suas inconveniências. Cortar matos, pavimentar corretamente e conservar calçadas são tarefas que exigem mão de obra intensiva, que é muito onerosa se o encaminhamento for mão de obra pública ou de empresas contratadas, com pisos salariais, encargos, etc.
Recentemente, o prefeito municipal, premido pelas reclamações populares contra os matos em geral, nesses locais, intentou autorização legal para aplicar “capina química” (veneno) como solução.
A melhor solução, sob todos os pontos de vista, não é essa (veneno), até porque isso não resolve os problemas de pavimentação e conservação das calçadas. A melhor solução é a Prefeitura estimular a criação e o funcionamento de cooperativas de pessoas aposentadas ou desempregadas; portanto, mão de obra mais barata, para que essas cooperativas assumam os serviços braçais de capina de matos, pavimentação e conservação das calçadas públicas. Associações de moradores também poderiam ser contratadas pela Prefeitura para esses serviços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário