29 de março de 2013

Crespo fala sobre o desmembramento de George Oetterer na Câmara Municipal de Iperó



O vereador José Crespo (DEM) esteve na noite de quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Iperó, conversando com os 11 vereadores sobre o processo de desmembramento de George Oetterer. Crespo ocupou a Mesa Diretora, a convite do presidente do Legislativo, Alysson Alessandro de Barros (PSL), e explicou o andamento burocrático da situação.

26 de março de 2013

CPI define Crespo presidente, Marinho relator e a convocação de 10 secretários, 27 empreiteiras e Vitor Lippi


A Comissão Parlamentar de Inquérito das Obras Atrasadas definiu, em reunião na tarde de terça-feira (26), o vereador José Crespo (DEM) como presidente e Marinho Marte (PPS) como relator dos trabalhos que se iniciam a partir do dia 9 de abril, sempre às terças-feiras, no Plenário da Câmara, com cobertura da TV Legislativa. Onze agentes públicos de Sorocaba, incluindo o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB), serão convocados a prestar esclarecimentos sobre as paralisações.

A reunião, que contou com a participação dos membros Francisco França e Izídio de Brito (PT), além de Crespo e Marinho, definiu também que o total de 27 empreiteiras serão chamadas à Câmara para informar quais motivos causaram os respectivos atrasos das obras públicas, incluindo escolas, creches, quadras poliesportivas e unidades de saúde.

A lista preliminar dos convocados tem os seguintes nomes: Roberto Juliano (atual secretário de Administração), Aurílio Sérgio Costa Caiado (atual secretário de Finanças), Anésio Aparecido Lima (atual secretário de Negócios Jurídicos), José Carlos Comitre (atual secretário de Obras) e Rubens Hungria de Lara (atual secretário de Planejamento e Gestão). Constam, ainda, os seguintes ex-secretários: Mário José Pustiglione Júnior (Administração), Fernando Mitsuo Furukawa (Finanças), Luiz Ângelo Verrone Quilici (Negócios Jurídicos), Renato Carlos Mascarenhas Filho (Obras) e Valmir de Jesus Rodrigues Almenara (Planejamento e Gestão), além de Lippi.
  
As empreiteiras JHD, Westcor, Maxfox, Toassa, TMS, Faben, Nunes e Froes, Projeção, FP, A. Tonani, Imprej, Casagrande, Impacto Gouveia, Fábio Pilão, Obra Nobre, Marco e Santos, Correia de Melo, Sorobase, Precisão, Azzi, Direta, Pratic, Vértice, Parc, Ediza, Progredir e Arqtherm também serão convocadas pela CPI.

25 de março de 2013

Câmara de Iperó convida Crespo para reunião sobre o desmembramento de George Oetterer


A Câmara Municipal de Iperó convidou o vereador José Crespo (DEM) para uma reunião nesta quinta-feira (28), às 18h, a fim de tratar a questão envolvendo o desmembramento de George Oetterer. O convite partiu do presidente do Legislativo, Alysson Alessandro de Barros (PSL).

Após alguns anos de lutas e reivindicações, os moradores de George Oetterer, região que divide Sorocaba e Iperó, a 120 km da Capital, receberam uma boa notícia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp): o plebiscito para desmembramento daquela localidade deve acontecer até o final de 2013. É o que garante um parecer da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM), destacado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que reforça as medidas necessárias junto à presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para que tal ato aconteça imediatamente.

Em 13 de junho de 2012, a CAMM votou favoravelmente o parecer 1.052/12, visando a realização do plebiscito, nos termos do parágrafo único do artigo 241 da 14ª Consolidação do Regimento Interno da Casa Legislativa Paulista e, oportunamente, a edição do projeto de lei para o desmembramento do distrito de George Oetterer, atualmente no município de Iperó, e sua anexação ao município de Sorocaba.

“Dessa forma, existe uma forte e favorável expectativa dos moradores daquele distrito de que esse necessário plebiscito possa acontecer durante o ano de 2013”, ressaltou Crespo.

22 de março de 2013

Falta de concreto e má gestão


O atraso e a paralisação de diversas obras públicas do governo anterior motivaram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, que terá a finalidade de apurar irregularidades, má gestão e o possível desvio de verbas públicas em Sorocaba. Como parlamentar, tenho que lamentar que tal situação ocorra em nossa cidade; será necessário arregaçarmos a manga e investigar diversos problemas administrativos.

A criação de uma CPI gera expectativas e preocupações. Quando ela inicia os seus trabalhos, os agentes públicos temem que as irregularidades, quando existem, ganhem repercussão na imprensa. Uma Câmara atuante, que comunga com o bem popular, demonstra sua soberania e seu dever constitucional nesses casos.

A nossa Sorocaba está anestesiada, em decorrência da herança deixada pelo governo passado. São escolas, creches, unidades de saúde, praças, etc. Tudo paralisado, inacabado, devido à somatória de incompetência, irresponsabilidade e falta de planejamento municipal. E quem paga esse preço? O povo! 

Temos visto, nos últimos dias, por exemplo, mães de alunos desesperadas pelo fato de terem de levar seus filhos, que residem no Jardim Santa Esmeralda, a escolas do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, popularmente conhecido como Habiteto, na Zona Norte. É que a escola prometida para ser entregue há um ano nem sequer está próxima do acabamento. Se isso não for má gestão ou caso de polícia, o que será?

Torço e trabalharei para que essa CPI, a qual chamo de “Obras Atrasadas”, chegue a um resultado convincente, justo e que dê respostas à comunidade. Chega desse lamaçal de demagogia e incompetência que temos visto em Sorocaba nos últimos anos. Política é coisa séria e deve ser tratada assim.

A falta de concreto nessas obras não ficará sem uma solução. Os agentes públicos responsáveis serão identificados e apontados pela CPI. Precisamos passar a limpo este país. Má gestão é também uma forma de corrupção.

21 de março de 2013

Portal da Transparência Pública terá de divulgar todos os pedidos de licenças ou alvarás de funcionamento em Sorocaba


A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, em sessão ocorrida na quinta-feira (21), a obrigatoriedade da publicação e divulgação de todos os pedidos de licenças ou alvarás de funcionamento, incluindo suas respectivas renovações, no Portal da Transparência Pública (www.sorocaba.sp.gov.br). O projeto de lei 39/13, de autoria do vereador José Crespo (DEM), é mais uma ferramenta à clareza dos serviços públicos prestados pela Prefeitura.

Todas as indicações do andamento processual, incluindo o nome das autoridades e funcionários responsáveis pelos pedidos de licenças ou alvarás de funcionamento, bem como a verificação, aprovação e expedição, juntamente com autorização do laudo do Corpo de Bombeiros, deverão constar no site da Prefeitura.

Pelo projeto de lei, toda a documentação solicitada deverá estar no Portal da Transparência Pública em 48h, contados da movimentação processual, com acesso direto e fácil ao internauta.

20 de março de 2013

CPI das Obras Atrasadas se reúne na próxima terça-feira (26) para escolher presidente e relator dos trabalhos


A Comissão Parlamentar de Inquérito criada com a finalidade de apurar as causas e responsabilidades dos atrasos e paralisações de obras contratadas pela Administração Pública Municipal agendou para a próxima terça-feira (26), às 14h, na sala de reuniões da Presidência da Câmara, a primeira reunião dos trabalhos. Na ocasião, entre os membros participantes serão escolhidos o presidente e o relator da comissão. 

Conforme o vereador José Crespo (DEM), autor do pedido de criação da CPI, além da escolha do presidente e do relator, a reunião servirá para definir os procedimentos a serem adotados pelos membros e a lista preliminar de pessoas convocadas, bem como a definição do calendário dos trabalhos. 

Os vereadores que compõem a CPI – José Crespo (DEM), Izídio de Brito Correia (PT), Francisco França da Silva (PT), Francisco Carlos Silveira Leite (PT), Irineu Donizeti de Toledo (PRB) e Mário Marte Marinho Júnior (PPS) – terão o prazo de 90 dias, a partir da data de instalação à finalização dos trabalhos (prorrogados por mais 90 dias, caso sejam necessários).

19 de março de 2013

Câmara proíbe contratação de parentes de pessoas ligadas ao serviço público municipal


A Câmara de Sorocaba aprovou o Projeto de Lei 6/13, de autoria do vereador José Crespo (DEM), que proíbe a celebração de contratos de prestação de serviços, obras, terceirizações ou convênios envolvendo parentes de agentes públicos (prefeito, secretários, diretores de autarquias ou empresa pública), com todos os órgãos da Administração Municipal.

Os contratos vigentes não poderão ser prorrogados ou renovados sem a devida adequação às regras estabelecidas na lei, que não se aplica ao exercício de função ao Fundo Social de Solidariedade, conselhos e comissões sem remuneração ou prestadores de serviços contratados por processo licitatório.

Segundo Crespo, o PL 6/13 se ampara em parecer do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proferiu acórdão a um recurso, declarando a constitucionalidade do ato em situação idêntica. “Neste sentido, este projeto de lei traz a garantia de possibilidade de efetiva competição, pois impede favorecimentos e benefícios em razão do grau de parentesco com os agentes públicos”, ressalta o democrata.

O vereador lembra, ainda, que, pelo princípio da Impessoalidade, a administração pública deve se manter numa posição de “neutralidade” com relação aos administrados. “Dessa maneira, o administrador só pode contratar por meio de licitação, observadas as exceções expressamente previstas”, finaliza Crespo.

18 de março de 2013

Indicação de Crespo leva Urbes a estudar implantação de linha suburbana em área de transferência a usuários de Iperó


Após indicação do vereador José Crespo (DEM), que solicita ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio autorização para que a empresa suburbana Rápido Campinas realize paradas na área de transferência da avenida Ipanema a usuários da linha George Oetterer/Iperó, a Urbes – Trânsito e Transportes informou que estuda tal possibilidade.

Crespo lembra que até 2011, a linha 66 da Urbes fazia o trajeto até o bairro Ipatinga, e que tal percurso persistiu por quase 20 anos; porém, após reclamação da empresa Rápido Campinas à Artesp, a Urbes foi proibida de entrar no território de Iperó. 

Atualmente, a linha 66 vai até a divisa, que fica a 2,5 quilômetros do núcleo, em estrada vicinal. Dessa forma, os usuários, sem opção, passaram a pagar mais e a utilizar a linha suburbana da empresa Rápido Campinas. “Além disso, a maioria dos usuários que vêm de George Oetterer acaba tendo que pegar algum ônibus urbano de Sorocaba para completar o destino, o que faz aumentar o custo da tarifa”, ressalta Crespo. 

Segundo o presidente da Urbes, Renato Gianolla, “a avaliação é necessária para que não haja conflitos ou prejuízos ao transporte coletivo urbano”.

15 de março de 2013

Luz sobre o papa


Acompanhamos atentos por meio da televisão a escolha do novo papa. Não foi um brasileiro, como muitos apostavam, mas o argentino Jorge Mario Bergoglio representa um novo caminho à Igreja Católica, principalmente pelo nome que denotará o seu pontificado: Francisco.

O caminho a ser percorrido não será fácil, mas creio que Francisco, um servo humilde do Senhor, que deposita sua fé na esperança de tempos melhores, inclusive à Igreja, será guiado pelo Espírito Santo e buscará equacionar problemas que assolam o mundo moderno e não excluem o povo católico.

Francisco, devoto de Assis e de Xavier, terá a missão de preservar os valores seculares da Igreja, alguns deles preciosos, imexíveis e irrefutáveis do ponto de vista bíblico. Mas diversas alas intelectuais, sem mencionar ordens ou segmentos cristãos, buscam uma renovação, uma espécie de reforma radical na Igreja.

Mudar é necessário, ainda mais quando temos avanços significativos na ciência, na tecnologia, no mundo; porém, será na coerência, na sabedoria e no discernimento que essas mudanças ocorrerão, se tiverem que ocorrer. Nada acontecerá por acaso ou por pressão popular.

Sou católico e mantenho a fé, renovada a cada dia. Não deixo de acreditar em dias melhores para todos nós, pois creio ser necessário ter, na espiritualidade, o fundamento cristão para aceitar desafios, enfrentar adversidades e buscar a paz, seja na fé, no amor ou trabalho.

E assim como São Francisco de Assis nos ensina na Epistola ad Fideles II, “o Espírito do Senhor descansará sobre eles e fará neles habitação e morada. E serão filhos do Pai celeste, cujas obras fazem”.

14 de março de 2013

Crespo e pais de alunos do Jardim Santa Esmeralda cobram agilidade de secretário após impasse em obras de escola



O vereador José Crespo (DEM) reuniu-se com o secretário de Obras, José Carlos Comitre, para tratar das obras inacabadas da escola municipal que ainda não foi entregue pela Prefeitura de Sorocaba à comunidade do Jardim Santa Esmeralda, Zona Norte da cidade. Acompanhado de pais de alunos daquele bairro, o democrata cobrou agilidade no impasse em questão.

Crespo solicitou “providências imediatas” a Comitre, que prometeu correr atrás de uma solução para o problema. “As obras da escola estão atrasadas exatamente há um ano; peço conclusão urgente, nem que seja por mutirão”, ressaltou o vereador ao secretário.

Por causa da não-conclusão das obras na escola, os alunos (centenas) que residem no Jardim Santa Esmeralda estão tendo que se deslocar de ônibus para unidades de ensino de bairros vizinhos, “com grande prejuízo ao aproveitamento, desmotivação e até indignação”, frisou Crespo.

13 de março de 2013

Vereador pede implantação de área de lazer, com pista de caminhada no Mineirão


O vereador José Crespo (DEM) protocolou indicação ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio, solicitando a implantação de uma área de lazer, com pista de caminhada, em local situado entre as ruas Antonio Fausto e Francisco Loureiro, próximo ao Centro de Educação Infantil (CEI-52), no Mineirão, Zona Norte da cidade.

O democrata foi procurado por munícipes que residem no bairro e reclamam que a referida área não possui iluminação pública, encontrando-se em “péssimas condições”, decorrentes da falta de manutenção e limpeza, o que torna o local “inadequado e perigoso” às pessoas que costumam transitar naquele trecho, principalmente no período noturno.

Crespo ressalta a Pannunzio que a urbanização da área é uma medida que “proporcionará maior segurança e vida saudável àquela comunidade”.

12 de março de 2013

Vereador entrega votos de congratulação a diretores da Unimed Sorocaba



O vereador José Crespo (DEM) esteve, na tarde desta terça-feira (12), no Hospital "Dr. Miguel Villa Nova Soeiro", mais conhecido como Hospital Unimed Sorocaba, entregando votos de congratulação a toda a diretoria-executiva da instituição (no total de 32 conselheiros) pelos 17 anos de funcionamento daquela unidade.

Crespo foi recepcionado pelo presidente da Unimed Sorocaba, o médico José Francisco Moron Morad, e conversou com outros seis médicos, entre eles o vice-presidente, Paulo Húngaro Neto, e o diretor-superintendente, Miguel Villa Nova Soeiro Filho. Na ocasião, um vídeo sobre o recém-lançado protocolo assistencial do "Centro de Atendimento do AVC Agudo", que engloba uma série de profissionais e serviços a vítimas de Acidente Vascular Cerebral, foi apresentado pela diretoria-executiva ao vereador.

Crespo questiona contratos e transações imobiliárias envolvendo o Parque Tecnológico de Sorocaba


O vereador José Crespo (DEM) protocolou, na Câmara Municipal, três requerimentos endereçados ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio referentes a contratos e transações imobiliárias envolvendo o Parque Tecnológico de Sorocaba.

O democrata quer saber a quem pertence o imóvel sede da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba. Para isso, solicita do Executivo a cópia da atual escritura, bem como cópia da respectiva matrícula no cartório de imóveis, além do processo administrativo que regeu a aquisição desse imóvel, com os nomes e CPF’s ou CNPJ’s dos proprietários anteriores, e também dos confrontantes imobiliários.

Crespo solicita, ainda, cópia de todos os contratos celebrados entre a Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba e pessoas jurídicas de direito público ou privado, desde o início de seu funcionamento, incluindo os convênios firmados.

O parlamentar pede que a Prefeitura informe se houve licitação para cada um dos contratos ou convênios celebrados, e quais as receitas financeiras da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba, discriminando as fontes, com os respectivos CNPJ’s, e valores efetivamente pagos.

Por fim, Crespo indaga sobre a ocupação funcional de cada uma das salas e espaços daquele prédio, contendo as entidades que lá estão e quais atividades desenvolvem no local.

9 de março de 2013

Crespo participa da inauguração da Área de Transferência "Luiz Fioravante"



O vereador José Crespo (DEM) participou, na manhã deste sábado (9), da inauguração da Área de Transferência "Luiz Fioravante", localizada na rua coronel Nogueira Padilha, na Vila Hortênsia. Autoridades do Município de Sorocaba, como o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, e o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez, além da família do empresário Luiz Fioravante estiveram presentes no local. A comunidade do bairro também acompanhou a solenidade.

A Área de Transferência da Vila Hortênsia atenderá a região da Santa Casa, da Policlínica, chegando até a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, tendo o total de cinco linhas. A lei que denominou a Área de Transferência com o nome de "Luiz Fioravante" é de autoria de Crespo.

8 de março de 2013

Rosas ao vento


Os ponteiros do relógio não param. O caminho, longo, tem de ser percorrido com tranquilidade, marcando o tempo em atos, gestos e feições. Não temos como controlar a vontade divina, somente respeitá-la; tampouco, retardá-la.

Perder uma pessoa próxima é triste. Confesso que não compreendi, ainda, como tudo acontece de forma ágil, sem termos condições de prever quando alguém se vai, para sempre. Infelizmente é assim mesmo: a condição humana está condicionada ao acaso, ao inesperado, que transcende vontades ou pedidos.

Há uma semana meu assessor, amigo e companheiro Marcelino Rusalen Netto faleceu. Perdi um verdadeiro irmão, uma pessoa querida por todos, que cumpriu a sua missão na Terra e, nesse momento, deve estar ao lado do Pai num local muito melhor que o nosso.

A vida é feita de surpresas. Não temos como controlar as ações que surgem a cada momento, podendo mudar o rumo e a direção de nossos caminhos. Lamentamos algo terrível e agradecemos o que de bom acontece durante o percurso. Estamos sujeitos a tudo, por isso é preciso um posicionamento firme, com os pés no chão.

O homem que reclama de seus problemas despreza suas condições de superação. Nossa natureza possibilita retomar o dia a dia, independente do tamanho do fardo que temos que carregar. A tristeza pode ser derrubada por um sorriso, um abraço, um aperto de mão. O consolo fortalece a alma e ampara o coração.

Vivemos por que precisamos viver. O dia seguinte refaz o que ficou para trás, mas não devolve o que se foi. Temos consciência disso e assim procuramos seguir um rumo. As lágrimas acabam secando, mas os sentimentos bons, as situações boas, as experiências excepcionais permanecem ativas na memória, eternamente.

O dinamismo do imprevisível fascina. Nem sempre da forma e do jeito que queremos, necessitamos ou pedimos. Assim como o vento, que a cada momento sopra de um lado, numa nova direção, ou uma pétala de rosa, que ora abre perfumada, cheia de vida, ora se fecha, como o final de um ciclo.

7º Dia de falecimento


A esposa Luciana, a família e o gabinete do vereador José Crespo convidam à missa de 7º dia pela alma de MARCELINO RUSALEN NETTO, sábado dia 9/3/13, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

6 de março de 2013

Luiz Fioravante “foi o empresário que mais apoiou a remodelação do sistema municipal de transportes”, diz Crespo


Luiz Fioravante, falecido em maio de 2011, foi o empresário “que mais apoiou a remodelação do sistema municipal de transportes”. As palavras são do vereador José Crespo (DEM), autor da Lei 9.832/11, que denominou a Área de Transferência da rua coronel Nogueira Padilha, na Vila Hortênsia, com o nome do empresário. O local será inaugurado no sábado (9). 

A nova Área de Transferência da Vila Hortênsia atenderá a região da Santa Casa, da Policlínica, chegando até a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, tendo o total de cinco linhas. 

Fioravante nasceu em Itu, em 1927. Mudou-se para Sorocaba, em 1955, cidade em que fundou a empresa de ônibus L. Fioravante Ltda, iniciando sua primeira linha suburbana entre Sorocaba e Salto de Pirapora. Atuou, ainda, como diretor da Viação Manchester.

1 de março de 2013

Secretário Estadual Rodrigo Garcia é cidadão sorocabano




Rodrigo Garcia, um dos deputados federais mais votados no país e atualmente secretário estadual de Desenvolvimento Social, é o mais novo Cidadão Sorocabano. Esse título se justificou em razão dos relevantes trabalhos realizados por ele na vida pública e especialmente como secretário. O político é dirigente estadual e nacional dos Democratas (DEM), representado em Sorocaba pelo vereador José Crespo, amigo pessoal.

A homenagem foi aprovada nos últimos dias e publicada na última terça-feira (26). Nas próximas semanas será agendada uma data para que ele venha à Câmara Municipal, numa sessão solene especial, para receber a placa alusiva. Coincidentemente, ele estará em Sorocaba nesta sexta-feira (01), em evento oficial, ocasião em que assinará mais algumas dezenas de convênios em favor das prefeituras de nossa região.