Uma importante Audiência Pública aconteceu na noite de 4 de Maio, com o tema "BRT". Essa sigla, em inglês (Bus Rapid Transit), pode ser traduzida como "transporte rápido por ônibus", ou seja, significa a implantação, numa cidade, de linhas expressas para o transporte coletivo.
Uma dessas linhas expressas poderá ser, quando Sorocaba finalmente acordar para isso, o aproveitamento dos trilhos da ferrovia para um VLT - Veículo Leve sobre Trilhos.
Mas a proposta trazida agora, pelo jovem Rodrigo Alves de Paula, um aficcionado por transportes, a quem Crespo convidou para centralizar aquele encontro, é da Prefeitura/Urbes implantarem um BRT desde o centro (terminal Santo Antonio) até a fábrica da Toyota, pasando principalmente pelo eixo da Avenida Itavuvu.
Essa linha expressa terá ônibus grandes, confortáveis, com estações "tubo" (conceito aplicado com grande sucesso em Curitiba, há 20 anos).
"O maior objetivo do transporte (decente) é atrair os proprietários de automóveis, de modo que os deixem na garagem e prefiram os ônibus; essa será a verdadeira Sorocaba saudável e educadora" - afirmou Crespo.
Além de Rodrigo, participaram dezenas de interessados no tema, e compuseram a Mesa: Celso Bersi, pela Urbes, Denis Valder Munir, pela Mercedes Bens e Genésio Ferreira, representando as associações de moradores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Para os motoristas em sorocaba larguarem os carros e irem andar de onibus,primeiramente teria que pensar em baixar o preço do passe de onibus, e nao aumentar que nem esta querendo o lippi e gianolla.
sem mais no momento
Você tem razão, José Bonifácio, e eu afirmo que isso (a redução das tarifas) é possível, com a criação de fontes alternativas de custeio para o caixa-único.
O problema, atualmente, é que Vitor Lippi é um prefeito "feijão com arroz", que no máximo cuida do trivial, da manutenção da cidade, mas não tem visão de futuro, não é arrojado, inovador.
Postar um comentário