4 de janeiro de 2011

Vereadores não conseguiram se desapegar do dinheiro público

Infelizmente, na votação do Substitutivo ao PR 27/10 (Salário-Zero para 2013), de autoria de Crespo, a maioria dos vereadores não conseguiu se desapegar do dinheiro público e mantiveram o que atualmente é pago.
Mas a questão não foi resolvida, pois o Artigo 29 da Constituição Federal MANDA que todas as Câmaras, até o final de cada legislatura (a atual legislatura termina em Dezembro de 2012), definam qual será o salário a ser pago para os futuros vereadores, o futuro prefeito, vice-prefeito e secretários municipais que serão empossados em Janeiro de 2013.
Está de parabéns a Câmara de Sorocaba de abrir esse debate com tanta antecedência, portanto (pois a maioria das Câmaras resolve isso nos últimos dias do último ano, sem dar tempo para qualquer debate ou manifestações).
Agora que o povo foi "acordado", "chacoalhado", que ótimo: teremos quase dois anos para continuar debatendo e finalmente definirmos o que seja melhor para o nosso povo.
A tese que Crespo propôs e defendeu durante horas de argumentação, hoje, a do salário-zero, infelizmente foi derrotada.
Paciência: isso também é Democracia.
Mas Crespo já anunciou que, diante desse quadro, vai estudar e preparar mais dois projetos para serem protocolados nas próximas semanas:
1º) Já que os vereadores devem ganhar pelo que fazem, então é necessário equilibrar e exigir o mesmo de cada um: Dedicação Exclusiva ao mandato;
2º ) Já que os dois Poderes (Legislativo e Executivo) têm o mesmo valor, então o salário do presidente da Câmara deve ser igual ao salário do prefeito, e o salário do vice-prefeito / secretários deve ser igual ao salário dos vereadores. Nesse caso, notem bem: para igualar, não precisa ser "por cima", pode também ser "por baixo". Será que o próximo prefeito precisará ganhar quase 25 mil por mês? (hoje Lippi recebe mais de 19 mil reais, e com os reajustes esse salário chegará a 25 mil em 2013.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM, DÊ A SUA OPINIÃO !

13 comentários:

Chechi Jr. disse...

Penso que os parlamentares – todos eles – deveriam receber excelentes salários. Todavia, nenhum privilégio. Isto é, não existiram diversos rendimentos. Apenas um: o salário. Seus assessores, carros, e outras despesas, seriam de responsabilidade do parlamentar, através do salário, administrá-las. Aliás, cargos executivos com excelentes remunerações também.
Ter altruísmo não conflita com ter conforto material. Ao contrário. Pergunto: Como uma pessoa competente vai se dedicar a prefeito se este cargo – honestamente – não for capaz de oferecer condições para estudar seus filhos? Como enfrentar interesses e criminosos sem condições de prover a própria segurança? Como estudar e estabelecer círculos de amizades profissionais estratégicos sem um padrão de vida adequado? Como cuidar da cidade sem condições de cuidar da própria família? Como administrar 1 bilhão sem ganhar por isso? E assim por diante.
A carreira pública precisa ser honrada para atrair os homens honrados. Tem que compatibilizar o sentimento de servir ao próximo com a realidade do que é necessário e até vantajoso oferecer a si mesmo. Ninguém ganha quando se deprecia o que é importante.
Mais do que isso, ganhar dinheiro não é pecado, desde que de maneira legítima, por mérito. O que falta na política é isso: Mérito. Porque não há nada que possa ser honesto, não há ambiente que possa ser saudável, se o mérito não for devidamente recompensado. A luta de todos nós tem que ser essa: Uma sociedade do mérito.
Quer dizer, menos cargos comissionados, menos assessores, mais metas, mais indicadores de produtividade, voto distrital, financiamento público de campanha, teto para gastos eleitorais, gestão profissional, e etc. E muito debate, mas muito mesmo. Afinal, apesar de discordar do salário zero ou do aumento como estava, é muito bom ver a democracia vibrante.
Destarte, o papel do político não é ganhar eleições apenas, mas construir consciências coletivas. Já que as maiores corrupções de um País são a hipocrisia e a ignorância.

Crespo disse...

Prezado Chechi,
Sua mensagem é um verdadeiro monumento de Cidadania, para ser refletido por todos.
Este Blog fica honrado com a participação de gente culta, mas não apenas culta: culta e corajosa.
E para quem duvida que "Chechi" exista, eu peço licença a ele para revelar: é uma cabeça, um publicitário, de Porto Feliz.

Chechi Jr. disse...

Muito obrigado, Crespo!

É o único espaço que participo na net. Um homem público da sua envergadura nos propiciar a Cidadania e ainda tece palavras tão generosas. Não as mereço.

Sorocabanos, meus irmãos, lhes pergunto: Por que será que Crespo, se não for o único, é um dos poucos que no Brasil nos propicia tamanha liberdade e diálogo?

Sei que quem ocupa cargo eletivo corre o risco de cercar-se de bajuladores e oportunistas, e qualquer elogio que façamos pode parecer que somos iguais a eles.

Com muita sinceridade, é uma honra participar deste blog e saber que existem, sim, pessoas como você a serviço do bem comum.

Vamos em frente!

Unknown disse...

É com muito orgulho que li sua proposta de salário "Zero" aos vereadores na próxima legislatura, assim como eu qualquer cidadão sorocabano achamos um absurdo o atual salário dos vereadores (mais de R$7mil) sem contar os 5 assessores ganhando mais de R$3mil cada. Sei que é difícil mas espero de coração que sua proposta seja aprovada só assim saberemos quem quer se eleger para ajudar a população e não para ganhar dinheiro.

Vereador, você nos mostrou que ainda existem pessoas éticas na política, Parabéns

Eloisa disse...

Parabéns Vereador Crespo pela demonstração de como um político ético e honesto deve trabalhar.
Jamais duvidamos de sua coragem e caráter e aí está mais uma confirmação.
Quem sabe, num "acesso de honradez" os seus pares (com raríssimas exceções)decidam começar a representar, realmente, o povo que os elegeram.
Quem sabe voltaremos a ver aquela Câmara da década de 60 quando os vereadores não eram remunerados, exerciam essa função por ideal e representavam o povo e a ninguém mais!
E ainda, em tempo; um recado aos senhores anônimos de plantão, não adianta virem com postagens "encomendadas" chamando-nos de "puxa-sacos" pois não temos culpa se apenas o Crespo é quem trabalha pensando no bem estar do povo!

É isso aí vereador: Acorda o povo!

MATIAS DOMINGUES MILHAN JUNIOR disse...

Boa Noite amigo Crespo!

Veja como é complexo e estranho a manifestação do eleitorado e da imprensa.
Você coloca muito bem o "salário zero" e não aparece ninguém de zorba na câmara e nem a imprensa da tanto clamor ao PR 27/10 de sua autoria e os seus pares; acredito eu que com medo de perderem as relevantes "mordomias" votam contra e resolvem deixar como está o salário atual que ganham.
Perceba como o "Ser Humano" é um ser estranho que vai nos Bordões do Velho Guerreiro com uma alteração apenas:
"Na Câmara de Sorocaba nada se cria, tudo se copia".
A cópia de algo como está é melhor do que mudar.
Se mudar para o sinal de +(mais) todos querem; mas se mudar para o sinal de - (menos) só o Vereador Crespo quer.
Porque será?
Será porque muitos tem medo de trabalharem pelo seu próprio mérito de formação academica quando os mesmos possuem esse nível ?
Será porque muitos não conseguiram ser um "Tiririca" na vida?
Será porque muitos se aposentaram de professores e esqueceram que foram "histéricos" em sala de aula e se quer sabiam alfabetizar seus alunos?
Será porque muitos não vão ter privilégios de poderem beber, perder a habilitação e terem a mesma de volta se tiverem salário zero?
Será porque muitos não vão para o Reino de Deus porque não terão salário para pagar o dízimo?
A única resposta que tenho para tantas perguntas é:

O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza.

Você Crespo é esse HOMEM. PARABÉNS.
FORTE E ETERNO ABRAÇO
MATIAS D. MILHAN JR.

Crespo disse...

Prezados amigos Chechi, Thiago, Eloisa e Matias,
Nunca espero reconhecimento pelo meu trabalho político (faço o que faço por dever de consciência e dever cristão), mas em momentos como este, quando vejo manifestações positivas de gente boa e corajosa como vocês, vejo que estamos no caminho certo (estamos numa tormenta, mas a caminho do porto).
Muito obrigado, amigos.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o vereador abriu mão do salário dele; se abriu mão das verbas de gabiente e se recebe outro salário como agente público (por exemplo, aposentadoria...)

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Vamos às respostas:
a) Não abri mão do meu salário, hoje, pois exerço o meu mandato como vereador em regime de dedicação exclusiva; quando a minha proposta de salário-zero for aprovada e as sessões transferidas para o período noturno, então vou ganhar o sustento da minha família na iniciativa privada;
2) Não existe qualquer "verba de gabinete" na Câmara de Sorocaba;
3) Não recebo qualquer outro salário ou aposentadoria, hoje, além do meu salário como vereador.
OK? Abraço.

Anônimo disse...

Acho que pela repercussão do assunto, nada mais justo que o senhor vereador abrir mão do subsídio, primeiro para dar exemplo, pois é muito fácil falar, afinal, até papagaio fala.
Agora, acho que o senhor criou uma polêmica mas não deu o desfecho que todos esperavam.Como diria Geraldo Vandré, "Quem sabe faz a hora e não espera acontecer", essa história de esperar mudar o salário e o horário da sessão, para mim parece uma forma de transferir a responsabilidade que cabe ao senhor, aos demais vereadores. Isso pelo fato de que, havendo essas alterações (que o senhor sabe que não vai haver e já sabia isso antes de protocolar o projeto), o senhor terá duas opções, ou agarra o subsídio e trabalha em "regime de dedicação integral", ou deixa de dedicar-se integralmnete à Câmara para ir para a iniciativa privada, afinal, não podemos considerar o turno da noite como período integral. Ademais, um vereador que afirma viver do "salário", de vereador, nunca poderia propor um Projeto dessa natureza, até porque trata-se de um subsídio. cabe destacar que Vereador não é profissão.
Então só tenho a dizer, aprovo sua iniciativa e acho que seria exemplar se o senhor realmente tivesse coragem de dar o exemplo. Tenho ceretza, que assim como eu, sua iniciativa será motivo de aplauso do povo e tirará de todos nós a imprensão de que esse Projeto não é mais que mera politicagem.

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Muito obrigado, gostei de saber que você aprova esta minha iniciativa.
Qualquer coisa que seja aprovada agora, como você sabe, necessariamente (pela Constituição) tem que valer somente a partir de 2013.
Concordo com você no sentido de que os mandatos não devem ter dedicação exclusiva e nem serem considerados "profissão".
Por favor ajude a consolidar esse pensamento junto aos amigos do seu círculo social de influência.

Anônimo disse...

Mais uma vez o senhor saiu pela tangente... que pena...

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Se existe uma coisa que não faço, é ficar "em cima do muro", ou "sair pela tangente".
Creio que respondi todas as suas questões.
O seu problema talvez seja que você não acredita nas minhas respostas.
Para resolver isso, sejamos amigos, continue participando !