9 de janeiro de 2011

Djalma Benette censura respostas e impede diálogo

Em atitudes autoritárias e temerárias, o Editor-chefe do Bom Dia Sorocaba, Djalma Benette (Deda), está censurando respostas de Crespo nas páginas daquele jornal e impedindo o vereador de dialogar, em grau de recurso administrativo, com o Conselho de Leitores.
Nunca se viu, nos anos recentes, tamanho absolutismo e justamente no jornal que mais se apregoa como aberto, imparcial e voltado à crítica política (ao que agora transparece, desde que seja unilateral).
Este episódio começou na edição do dia 5 de janeiro, quando Deda selecionou nada menos do que 9 (nove) cartas de leitores em manifestações críticas contra Crespo.
Crespo entende que todo político deve estar preparado para críticas, por falhas cometidas OU por insuficiência de informações corretas da parte dos autores das críticas. Caso a pessoa atingida por elas não tenha argumentos, deve aceitá-las e simplesmente se desculpar. Mas se tiver argumentos, deve apresentá-los em réplica, visando o restabelecimento da Verdade e o aprofundamento do debate.
Aí é que a "coisa" engripou. As 9 notas críticas eram de leitores (presumivelmente existentes) diferentes e focando assuntos diferentes, portanto não era possível que Crespo respondesse em apenas 1 (uma) nota.
Crespo redigiu 9 explicações e pediu (ainda no dia 5) que Deda publicasse cada uma delas.
Mas Deda recusou-se: afirmando na edição do dia 6 que estava publicando as 9 respostas de Crespo (PASMEM) não nas páginas do jornal, mas somente no site deles !!! (e mesmo lá, em local oculto)
Parece que essa será a regra adotada pelo Bom Dia daqui para frente: eles escrevem o que querem, conforme a linha política do jornal, mas não deixam os leitores conhecerem as réplicas . . .
Deda, todos nós esperávamos mais de você.
Talvez algum dia não existam mais jornais em papel, e se isso acontecer, obviamente tudo ficará no contexto eletrônico. Mas ainda não é uma realidade, e não pode um editor, por mais chefe que julgue ser, fazer do seu jornal uma via de apenas uma mão.
Que tutela é essa, contra a liberdade de expressão, contra o direito dos leitores de conhecer todas as facetas de cada caso e julgarem por si mesmos?
Mas o PIOR ainda está por ser relatado: diante da recusa de Deda em publicar as explicações, Crespo lembrou-se de que o Bom Dia é o único jornal de Sorocaba que possui (e alardeia isso, impresso, em todos os "expedientes" - página 6) um Conselho de Leitores.
Crespo entende que esse Conselho não é apenas para ser "usado" pelo jornal como vitrine, como um diferencial de marketing, mas deve ser aproveitado como grau de recurso administrativo em conflitos como este, como fôro de Arbitragem ou como "ombudsman" ou Ouvidoria do próprio jornal.
Lêdo engano.
Crespo pediu acesso ao Conselho de Leitores, para argumentar em favor da publicação das suas respostas na edição em papel (tal como vieram as críticas), mas Deda negou esse acesso, considerando o Conselho uma propriedade exclusiva dele, para ficarem bitolados naquilo que interessar ao jornal, nada mais.
Restou a Crespo, portanto, fazer o que está fazendo agora: denunciar essas atitudes autoritárias e anti-democráticas do Sr. Djalma Benette, que está usando o Bom Dia como o quintal de seus interesses políticos particulares - infelizmente.
Deda: se não gostar do que está sendo escrito aqui, fique tranquilo: pode replicar que seus argumentos (se os tiver) serão publicados (imediatamente e integralmente) aqui, neste Blog Livre (como Livre deveria ser o seu jornal).
Finalmente, Crespo pede aos internautas que conhecerem os nomes abaixo, que são cidadãos e cidadãs integrantes do Conselho de Leitores do Bom Dia Sorocaba, por favor comuniquem-se com eles no sentido de que saibam o que está se passando e quem sabem abram o debate diretamente com Crespo, sem a "autorização" do pretenso tutor Djalma Benette:
Cintia Garcia Mesquita
Débora de Oliveira
Endrik Rafael Silva
Fernando Pettermann
Flávio Caruso
Gilson Lima
João Caramez
Luiz Reze
Manuel Mota
Ney Fogaça

5 comentários:

Diego Zof disse...

Talvez o Sr. Djalma tenha ficado com certo receio de colher o que plantou.
Quem abre este espaço pra este tipo de pergunta tem por obrigação escutar as resposta.

Jorge disse...

Crespo nao sei se esse é o lugar certo para falar mas, meu pesames pela morte de pai, muita força pra sua familia e deus abençoe

abraços

Jorge

Crespo disse...

Todos os lugares são válidos, quando se tem uma mensagem no coração, meu estimado amigo.
Muito obrigado, neste momento tão difícil

Eloisa disse...

Prezado Crespo, continuamos solidarios ao seu (e de todos os seus) coração dolorido pela perda do nosso queridíssimo prefeito José Crespo Gonzales, um grande homem que deixou grandes feitos e uma família preciosa. Que Deus lhes conceda as bençãos e o bálsamo necessário para aceitar Seus desígnios.

Voltando ao assunto, aqui postado, sobre a atitude do sr. Djalma Benette, depois de percorrer o site do Jornal Bom Dia é que entendi "o porquê" dessa atitude em relação ao vereador Crespo. Percebi que, entre os vários Blogs mantidos pela Rede Bom Dia, e ainda, entre os seis destacados na primeira página, está, nada mais, nada menos, que o "Blog do Vitor", ou seja, do sr. Vitor Lippi (se alguém dúvida é só conferir). Muito imparcial esse jornal não???
Como muitos dizem: Ah... entendi!!!!
Poderíamos esperar então, outro comportamento em relação a você?

Que Deus te abençõe e o agracie com muito mais forças. Nosso carinho especial para a senhora sua mãe, Odila Crespo.

Crespo disse...

Prezada Eloísa,
Fatos como esse, explicam tudo.
Melhor seria que o jornal assumisse logo (com honestidade e transparência)o viés político-partidário dele.