Não foi noticiado em Sorocaba (saiu apenas no Diário Oficial do Estado), mas um fato marcante aconteceu há poucos dias: com a nomeação do deputado estadual Bruno Covas como Secretário do Meio Ambiente, Crespo (que é o primeiro Suplente), foi chamado para assumir como Deputado Estadual.
Crespo já havia sido chamado em Janeiro de 2009, mas não aceitou porque acabara de ser empossado Vereador em Sorocaba, num sinal de respeito aos eleitores (Crespo foi o vereador mais votado da história de Sorocaba, em 2008).
O salário de um deputado estadual é quase três vezes o de vereador em Sorocaba, considerando a estrutura de apoio.
Crespo abriu mão disso.
Agora, caso Crespo tivesse aceito, tiraria licença como vereador e exerceria o mandato como deputado durante três meses e meio (até 15 de Março), e receberia um dinheiro bem maior do que vai receber durante todo o ano, na Câmara.
Os jornais estão noticiando, desde o começo de Janeiro, a quantidade de suplentes que assumiu (tanto em Brasília como nas Assembléias dos Estados) em "mandatos-tampão" de apenas algumas semanas, durante o que na prática não vão produzir nada relevante ou que justifique essa meteórica passagem - mas vão embolsar uma boa "bolada" dos contribuintes.
Crespo não é melhor do que ninguém, mas tem convicções e procura fazer a coisa certa: não aceitou e não foi, em mais uma demonstração de desapego ao "vil metal".
Elogios? Crespo sabe que não virão. Mas fez o que a consciência ética dele mandou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns Crespo e obrigada por honrar, mais uma vez, o voto do povo que o elegeu, se bem que, diante do comportamento dos nossos vereadores para com seu trabalho, boicotando tudo, seria muito melhor que você pensasse em si mesmo e ter aceito.
Afinal, Sorocaba não quer mesmo acordar!
Postar um comentário