19 de junho de 2009

Professoras PEB 1 conseguem decreto de Lippi

As professoras PEB 1 (Ensino Básico 1º ciclo - antigo Primário) da rede municipal participaram das sessões da Câmara durante esta semana, mobilizadas pela equiparação de seus salários aos das professoras "PEB 2", ou seja, 2º ciclo (antigos Ginásio e Colégio).
Elas vêm pedindo isso há vários anos, sem êxito e sem sequer conseguirem uma devida atenção por parte das autoridades municipais.
Crespo recebeu um representativo grupo delas, no mês de Abril, e após tomar conhecimento da situação, com documentos inclusive, concluiu que elas têm razão. Na verdade, muitos anos atrás, aos professores que lecionavam no "primário" não era exigido nível superior e portanto, o salário era menor (e justo). Mas com a Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, que presume-se tenha sido comemorada por todos (incluindo as autoridades municipais), aos professores PEB 1 passou a ser exigido o diplona de nível superior, com atribuições iguais aos PEB 2.
Com isso, obviamente, criou-se o direito de terem salários iguais.
"O que alguns políticos se esquecem é que não existe 'almoço grátis': todo benefício tem um custo; foi bom para a Sociedade a qualificação superior? SIM! Os alunos estão melhor servidos? SIM! Isso custa? SIM! Então paguem e não reclamem", afirma Crespo. Crespo elaborou e protocolou Emenda à LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, nesse sentido, e isso entrou na pauta da Câmara para deliberação em 16 de Junho.
Infelizmente, houve aqueles que tentaram de tudo para destoar esse direito das PEB 1, dizendo até que a Emenda era inconstitucional (inverdade) e que se a equiparação vier, a Prefeitura não vai ter dinheiro para construir mais creches na cidade (chantagem barata).
A proposta de Crespo, na verdade, não impunha gasto nenhum para a Prefeitura, pois isso será discutido (podendo ser aprovado, ou não, e escalonado em vários anos, se for o caso) no Orçamento 2010 (final do ano); pretendia apenas indicar o direito das PEB 1 como mais uma das Diretrizes (LDO) a ser considerada futuramente.
As professoras comportaram-se como tal: dignas, educadas e firmes em seus propósitos. E com isso conseguiram ser atendidas, no dia seguinte, até pelo prefeito, e ele prometeu estudar - seriamente - a questão.
Feito esse acordo, elas pediram a Crespo que arquivasse a Emenda - e Crespo as atendeu, pois o objetivo maior realmente foi atingido, neste momento.
Vitória não apenas de Crespo e delas professoras, mas sim da CIDADANIA !

15 comentários:

Eder disse...

Amigo Crespo, mais uma vez mostrou com toda seriedade para que voce foi eleito, para fazer a diferença, Continue firme, pois voce esta no caminho certo.

Crespo disse...

Obrigado, Eder.
Infelizmente as pessoas confundem "ser aliado" com "ser alienado".
O Legislativo pode sim se valorizar, ajudando o prefeito (qualquer prefeito), sem ser submisso.

Bruno Camargo disse...

è Eder,vc tem q puchar saco,pois é ligado ao homem.........acho que voce ta querendo um carguinho na camara como assessor tambem?

Crespo,vc foi corajoso e mostrou garra e determinaçao na luta.

um fraterno abraços,

Bruno Camargo

Crespo disse...

Prezado Bruno,
Por favor não maltrate o Éder; ele é um amigo sincero que eu respeito e admiro.
Muito obrigado pelas suas palavras com relação à defesa dos direitos das professoras.

Anônimo disse...

o eder benetti é pres.sindicatto ou associaçao comercio de votorantim,e ligado ao erinaldo e cia,o crespo defende por que é seu contador e salva ele na receita na malha fina e tudo mais kkkkkkkkkkkk

Crespo disse...

Prezado Anônimo de 25/6,
Você continua sendo injusto para com o Éder, pois ele é um ótimo contador e já prestou serviços para mim e para o nosso partido, em algumas épocas eleitorais, com muita honestidade e competência.

Eder disse...

Obrigado Crespo, pelas palvras proferidas, nossa amizade esta acima disso, alem do que nao me encomoda nem um pouco essa atitude do nobre anonimo, que nem coragem de dizaer o nome tem, nao passa de intriga da oposicao, e como diz o dito popular 'dor de cotovelo". ABRAÇOS

Paulo de Tarso disse...

Anônimo procure um psiquiatra você tem problemas...Medíocre

Vanessa Amaral disse...

Crespo, engraçado Né, vc apresentou uma ementa na casa de leis,sofreu uma imensa pressao do Lippi,afinou,ficou com medo do jairzinho molina perder a Boca na Pref e caiu fora,

mas o que eu sei os teacher nao estao nada contente com vc,eu sou uma delas que estava la ,

Crespo disse...

Atenção, prezados internautas em geral:
Viva mesmo a Liberdade deste Blog!
Não me aborreço com algumas agressões e destemperos que aparecem, pois isso é previsível e portanto, natural num site livre como este.
Triste é observar a falta de inteligência e de consciência de alguns.
O saldo, porém, é muito positivo, considerando que para cada manifestação individual as estatísticas do Blog indicam que existem nada menos do que 23 outros que participam silenciosamente.

Jussara Mota Carvalho disse...

Prezado Crespo,

É de se lamentar que Sorocaba tenha professores como essa Vanessa Amaral.

Como é que nossos alunos irão aprender alguma coisa, diante da incapacidade de compreensão do mundo por professores tão despreparados, tão pouco informados, tão pouco capazes de vivenciar situações e nada extraírem delas?

É o que chamam hoje de analfabetismo funcional.

Se você realmente esteve na Câmara Municipal naquele dia, Vanessa Amaral, deve ter visto e presenciado o que, de fato aconteceu. Pena não tenha conseguido compreender.

Crespo batalhou para que a Lei fosse cumprida. Mas, como vivemos numa DEMOCRACIA, sem o apoio de seus pares (traduzindo para você: os outros vereadores), isso não foi possível.

Crespo, continue sendo voz isolada, mas honrando a lei, a democracia e, principalmente, os princípios e ideiais que sempre motivaram-no na vida política.

Tem meu apoio.

Jussara Mota Carvalho

Mari Hellen Pinheiro disse...

Prezada Vanessa Amaral:

Duvido que você seja professora, se for, meu Deus, uma professora que não sabe escrever, não sabe ler, não conhece regência e nem concordância verbal,não conhece plural não conhece português...Professora??????????Ora, ora, ora, mais respeito com os PROFESSORES, mas os professores de verdade!!!!!!!!!!!!! Você é uma analfabeta no sentido lato e pior que isso, é muito pouco inteligente de sua parte querer generalizar e falar daquilo que não sabe, aliás você não sabe escrever e muito menos o siginificado das coisas. Primeiro vá estudar pelo menos a língua pátria, quando tiver aprendido,procure o siginificado das palavras no dicionário, pra te ajudar, dicionário é aquele livro bem grosso, que começa em ordem alfabética - alfabética (a, b, c, d ...)depois volte para escrever corretmente. Tem gente, como você participando neste espaço ímpar, que não merece a democracia e nem a vida em sociedade, porque se presta a papéis inimagináveis. Cresça!!!!!!!!!!!
Para D. Jussara que me antecedeu, parabéns pela clareza de suas colocações.

Isaque Segate disse...

Crespo, parabéns pela iniciativa. Venho acompanhando o movimento da equiparação e fiquei pasmo com a manobra do presidente da câmara. Agora só quero ver se o prefeito vai cumprir sua promessa, e pelo menos se reunir com a comissão,parece que nem reunião conseguem agendar com os secretários envolvidos.

Meira disse...

Prezado Crespo,acompanho de longe suas lutas perante ao poder público para o bem estar da população de que representa.ainda bem que existe politicos descentes e honestos em nosso país e municipio acredito nisso e quero continuar acreditando o senhor é um exemplo exemplar disso. que DEUS continue abençoando muito para na medida do possivel ajudar a quem realmente precisa. muito obrigado por estar ao lado do povo e não dos magnatas. abraços

Crespo disse...

Prezado Meira,
Agradeço suas generosas palavras.
Vou me esforçar para continuar merecendo essa mesma consideração.
Abraço.