16 de outubro de 2014

Câmara aprova projeto de lei que transforma área da Gerdau em utilidade pública


A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou o Projeto de Lei 304/14, de autoria do vereador José Crespo (DEM), que declara de utilidade pública o imóvel particular de propriedade da empresa Gerdau S/A onde se encontra instalada a Filial Sorocaba, situado na rua Padre Madureira, 431, no bairro Árvore Grande. A declaração de utilidade pública tem motivação em razão do encerramento das atividades e a desativação total da empresa no referido endereço, cuja área está localizada no ponto mais estratégico da cidade, sob a ótica da mobilidade e do transporte público.

O imóvel a ser desapropriado destinar-se-á a implantação de um complexo multimodal de passageiros. Segundo Crespo, o megaempreendimento, desde o valor da área, e passando pelas demolições e obras a serem realizadas, poderá sair “de graça” à Prefeitura, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Para o Democrata, as principais entradas e saídas desse complexo serão a avenida Carlos Reinaldo Mendes e a Marginal Direita do Rio Sorocaba. Entre as utilidades que esse megaempreendimento poderá oferecer e agregar estão uma estação rodoviária suburbana e intermunicipal; terminal de integração urbano (ônibus e BRT's); estação de partida do trem expresso para a capital (CPTM); estação central do VLT leste-oeste (leito atual da Fepasa); estação central do VLT norte-sul (leito da ferrovia Votorantim); ponto de táxis; ponto de fretamentos; acesso à rede de ciclovias; bolsão de estacionamento de automóveis particulares; hotel; restaurante, lanchonetes e conveniências, centro de convenções empresariais e heliporto.

Crespo acredita que o local resolverá um problema estrutural pelo qual Sorocaba enfrenta: a mobilidade urbana. O megaempreedimento reuniria, no complexo multimodal, ônibus, trem e estacionamento à região central, colocando o município na vanguarda em questões de transporte no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: