26 de junho de 2014

Vereador afirma direcionamento na licitação do lixo


O vereador José Crespo, presidente da CPI 005/13 (Comissão Parlamentar de Inquérito), que vem investigando a situação da coleta, transporte e destinação final (aterro) do lixo em Sorocaba, em razão de denúncias e evidências de direcionamento que está acontecendo no processo de licitação para a escolha de uma nova empresa que execute esses serviços públicos nos próximos três anos, no início desta semana pediu ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio que suspendesse o certame, para saneamento.

Infelizmente, o prefeito não atendeu esse pedido. Assim sendo e em defesa dos cofres públicos, já que esse é o maior contrato da Administração, Crespo entrou ontem (25) com um Mandado de Segurança no Fórum local, pretendendo o mesmo resultado. O juiz ainda não decidiu, mas isso deve acontecer nas próximas horas.

A questão é que a Prefeitura está querendo contratar uma empresa que execute tudo: coleta, transporte e disposição final. Para a coleta e transporte existem várias empresas capazes e interessadas, o que é vantajoso para a Prefeitura (vai ganhar a melhor proposta).

Entretanto, para a disposição final (aterro) existe somente uma empresa economicamente viável, que é a monopolista Proactiva, com aterro no município vizinho de Iperó. As denúncias indicaram que a Proactiva vai participar da licitação, manipulando os preços, para monopolizar também a coleta e transporte do lixo, o que desequilibra o certame; é ilegal e imoral.

"Se esse processo não for corrigido, é certeza que a Proactiva vai ganhar, configurando um monopólio ainda maior, absoluto, que certamente custará muito mais caro para os contribuintes municipais", afirma o vereador.

Nenhum comentário: