25 de fevereiro de 2014

CPI do Lixo ouve o diretor do consórcio que opera a coleta em Sorocaba


Vereadores que compõem a CPI do Lixo ouvem, na quinta-feira (27), o diretor do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), Marcos Fernandes Vieira, responsável pela operação da coleta em Sorocaba. Ele trabalha na empresa Heleno & Fonseca, uma das três que trabalham de forma emergencial no município, e terá, ao seu lado, a presença do secretário de Serviços Públicos, Clébson Ribeiro. As oitivas começam às 14h, no Plenário da Câmara, e serão transmitidas ao vivo pela TV Legislativa (canal 06 da NET).

A comissão, formada por José Crespo (DEM), que preside os trabalhos; Carlos Leite (PT), responsável pela relatoria; Izídio de Brito (PT); Francisco França (PT); Marinho Marte (PPS), Irineu Toledo (PRB) e Tonão Silvano (SDD), questionará Fernandes Vieira sobre a falta do sistema de ‘lifting’ em diversos veículos do consórcio, ferramenta hidráulica responsável pelo basculamento dos contêineres para dentro do baú do caminhão, que auxilia a prensagem do lixo.

Na semana passada, os vereadores fiscalizaram a garagem da CSA e constataram vazamentos de óleo hidráulico na maioria dos caminhões, além de pneus com desgaste excessivo, bancos rasgados, extintores de incêndios vazios ou vencidos e defeitos em compartimentos elétricos. Mas o que chamou a atenção da CPI foram os tanques para armazenamento do chorume (conhecidos como ‘cochos’). A maioria deles estava cheio de dejetos, sem tampas, e com vazamentos, oferecendo risco à saúde pública e ao meio ambiente, pois o chorume acaba sendo derramado nas vias durante as coletas.

Nenhum comentário: