Através de um Comunicado que a Diretoria da Santa Casa de Sorocaba publicou nos jornais em 1º de Junho, todos ficamos sabendo (e preocupados) de uma crise que se abate sobre ela, durante os últimos anos. Ocorre que a obrigação de manter um Pronto-socorro municipal é da Prefeitura, que poderia fazê-lo diretamente, mas em 1999 terceirizou isso através da Santa Casa, esse hospital centenário que é um dos melhores da cidade. Tal arranjo funcionou bem nos primeiros anos, mas depois a Prefeitura, nos governos Vitor Lippi, deixou de fazer os devidos repasses e atualizações, considerando principalmente que o número de atendimentos mensais aumentou de 7 (em 1999) para 13 mil. Com isso, a Santa Casa "entrou no vermelho" e as contas passaram a não mais fechar. Vitor Lippi foi solicitado a equilibrar isso há muito tempo, mas até agora somente enrolou, enrolou, empurrando a solução com a barriga. No ano passado a Santa Casa foi obrigada, em razão desse descaso, a contrair um empréstimo bancário, que acabou piorando a situação. Por esses motivos o Comunicado: se Vitor Lippi não "acordar", se não cumprir a sua obrigação como prefeito, no começo de Setembro o Pronto-socorro municipal na Santa Casa deixará de funcionar. E não haverá tempo de a Prefeitura achar um novo parceiro em tão curto prazo (até porque, quem assumiria esse encargo diante do mesmo prefeito?)
Crespo tomou a dianteira na Câmara e organizou uma Audiência Pública (fotos), que aconteceu na noite de 8 de Junho e serviu para que todas as partes explicassem as suas razões e assumissem o compromisso de buscar uma solução, num prazo de 15 dias. E uma Comissão Especial de vereadores, presidida por Crespo, acaba de ser formada, para acompanhar essas negociações. Se o prefeito não for capaz de resolver o problema nesse prazo, então o Poder Legislativo será obrigado a intervir.
2 comentários:
ola crespo que vergonha para a nossa cidade,eu fiquei indiginado com que aconteceu no hospital regional.eu sempre falo com os meus familiares no nordeste e falo que sorocaba e um exemplo na saude para o pais.de repente os diretores do maior hospital da região mim dar um mal exemplo. mais estas tudo bemisto e coisa do brasil,ate quando estes povos do poder vão viver sem ser ponido.
Prezado Francisco,
Realmente, essa ninguém esperava. Se tudo o que está sendo divulgado for verdade, confirma o que temos dito "por aí": a Corrupção tomou conta de todos os cantos e recantos. Salve-se quem puder.
Postar um comentário