12 de abril de 2011

Moradores de George Oetterer pedem ajuda de Crespo.


Na noite de 2a. feira dia 11 de Abril, Crespo atendeu convite de Caiomário Samuel da Silva, uma das principais lideranças da comunidade do bairro de George Oetterer, incluindo também os bairros vizinhos (Jd. das Monções, Campos Villeta e outros), todos situados em território de Iperó, e esteve reunido com mais de 30 representantes populares no salão da igreja Assembléia de Deus.
O motivo dessa reunião foi a interrupção da Linha 66 - Ipatinga, do sistema urbano de Sorocaba, que há mais de 20 anos atendia também os moradores de George Oetterer, que hoje somam quase 10 mil pessoas.
Embora a rigor os ônibus de um sistema urbano não devam atender usuários de outro município, a situação de George Oetterer é peculiar, pois esse núcleo dista muito menos de Sorocaba do que da mancha urbana de Iperó, e a maioria dos trabalhadores ali residentes necessita vir diariamente para essas (e outras) atividades em Sorocaba.
A excepcionalidade desse atendimento social foi autorizada pelo DER - Departamento de Estradas de Rodagem, em 1990, quando Crespo era o Presidente da URBES e aquele órgão estadual era o gestor das linhas suburbanas.
Mas nos últimos anos, essa gestão foi transferida do DER para a ARTESP (Agência Estadual de Transportes), que infelizmente, nos últimos meses, passou a "implicar" com a "invasão" da Linha 66 no território de Iperó, culminando com essa proibição, nas últimas semanas, o que está obrigando milhares de usuários a andar, na precária estrada de terra, mais de 2 quilômetros até a divisa com Sorocaba, a fim de tomarem a mesma Linha 66 (Ipatinga).
"Isso foi desumano, um ato de desrespeito àquele povo e ao que tinha sido combinado e aceito antes" - afirmou Crespo.
Crespo apresentou 4 propostas de encaminhamento, que foram prontamente aprovadas pela assembléia:
1) Uma Comissão de moradores, acompanhada por Crespo, terá reunião com Diretores da ARTESP, solicitando, em caráter excepcional, o  retorno da operação da Linha 66, pela URBES;
2) Em paralelo, a Comissão solicitará ao atual prefeito de Iperó, que contrate um ônibus para fazer o trajeto do núcleo George Oetterer até a divisa com Sorocaba, gratuitamente aos usuários, na mesma frequência da Linha 66 - até que a situação anterior seja restabelecida;
3) Caso a proposta 1 não obtenha êxito, então a Dra. Emanuela Barros, advogada, apresentará minuta de ação judicial a ser impetrada em defesa da população do núcleo;
4)  Caso as atitudes anteriores não obtenham êxito, então será deflagrada uma mega-mobilização no sentido do Desmembramento do núcleo George Oetterer e sua integração ao território do município de Sorocaba, conforme disposições da Constituição Federal.

3 comentários:

francisco martis disse...

ola crespo eu sou francisco, eu sempre vou aos seus debates. e nunca mais fui convidado, tudo bem eu so quero saber se voçe vai sair a candidato a prefeito de sorocaba. eu preciso de sua ajuda e quero te ajudar. fico feliz se for corespondido.

Crespo disse...

Prezado Francisco,
Creio que você se refere aos tradicionais debates das nossas reuniões mensais dos Democratas (DEM) Sorocaba.
Suspendemos essas reuniões temporariamente, até que o partido supere os atuais problemas internos (nacionais e estaduais).
Sim, já sou PRÉ candidato a prefeito de Sorocaba, para 2012.
Grato pelo seu incentivo.

francisco martins disse...

belesa crespo estou no aguardo, esperando o seu convite .