22 de maio de 2010

Vitor Lippi se recusou a cumprir a LRF

A sigla LRF significa "Lei de Responsabilidade Fiscal". Trata-se da Lei Complementar ("complementar" em relação à Constituição Federal) nº 101, de 4/5/2000. Portanto, coisa muito séria. No artigo 16, essa lei diz que qualquer "ação governamental que acarrete aumento de despesas, será acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro" para o ano em que entrar em vigor e também para os dois anos seguintes (no caso, 2010, 2011 e 2012). E o artigo 15 adverte que, se o artigo 16 não for cumprido, essa ação "será considerada não-autorizada, irregular e lesiva ao patrimônio público" (é pouco?). Mas, infelizmente, foi exatamente o que o prefeito Vitor Lippi fez, acintosamente, com relação aos projetos (PL's 216, 217 e 219/2010) que criaram nada menos do que 1.415 novos cargos na Prefeitura e no SAAE, ao custo de (seguramente) milhões e milhões de Reais por mês, que serão pagos pelos Contribuintes (ou seja, por você internauta e por todos os demais cidadãos): ele recusou-se a escrever de quanto será o impacto. Quando a gente vai numa loja, interessado em comprar alguma coisa, a pergunta mais importante é: "quanto custa?" Pois é: neste caso, o vendedor (Lippi) amarelou, disfarçou e simplesmente recusou-se a dizer o preço! Foi como se ele respondesse: não se preocupe, é "baratinho", compre sem fazer perguntas e depois eu mando a fatura... E pior: a maioria dos vereadores achou isso normal, e aprovou esse trem (na sessão extraordinária de 20/5/10) sem pestanejar, torcendo para que o povo (oh povo, tadinho!) esqueça logo aquele momento deprimente. Cuidado, esse "povo" pode estar meio adormecido, até anestesiado, mas não está morto não.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vereador Crespo
Faz tempo que acompanho o seu blog e nele ainda não me manifestei. Quero que saiba que admiro muito o seu trabalho e torço pelo seu sucesso na disputa para Deputado Federal. Tenho certeza que com sua experiência voce colocará Sorocaba no cenário nacional, beneficiando toda nossa região.

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Suas palavras são um grande incentivo para mim, pois sei que são sinceras.
Vou continuar buscando a coisa certa, mesmo que quase "sozinho" (aparentemente) em alguns momentos.

Anônimo disse...

Caro vereador Crespo...
>Parabéns pela sua conduta e atitude em votar não ao novo pacotão da PMS.
>Infelizmente passou, mas vamos aguardar.
>Como uma profecia...logo virá o pacotão do SAAE também (se já não foi) distribuindo lugares nesse trem de alegrias...vejamos o repasse de quanto vai custar aos contribuintes visto que, logo terão que cumprir a TAC de devolver dinheiro... Como ficará a saúde financeira do SAAE????
Com a palavra!!!

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Você tem razão.
Estão chegando informações e denúncias, cada vez mais, de que existe algo "podre" no SAAE.
Estou investigando.