7 de março de 2009

Moradores de Sta. Rosália reclamam do novo Shopping

Crespo foi procurado, nos últimos dias, por moradores do bairro de Sta. Rosália, reclamando do projeto e da fiscalização das calçadas no entorno do novo Shopping que está sendo construído na esquina da Praça Pio XII com a Av. Pereira da Silva.
Ninguém consegue entender como o arquiteto da obra pôde conceber a aberração de uma calçada com apenas 1 metro de largura, quando o padrão em Sorocaba é de (pelo menos) 2,25 metros.
E na esquina, com os postes de energia, passa apenas uma pessoa por vez. Cadeirantes, nem pensar: esses, com os automóveis estacionados ao longo das sarjetas, vão ter que se deslocar pelo meio das ruas, disputando espaço com os ônibus e caminhões - verdadeira exclusão social.
As posturas municipais são muito claras, e a Prefeitura tem um setor, que é a Divisão de Fiscalização de Obras Particulares, encarregado exatamente de verificar, in loco, se as construções estão regulares. O que teria acontecido nesse caso?
Na sessão da última 5a. feira, dia 5 de março, Crespo, como vereador, deu entrada a um Requerimento dirigido ao prefeito Lippi, apontando o problema e pedindo, em nome dos moradores do bairro, da dignidade dos pedestres e principalmente dos cadeirantes, que a obra seja imediatamente embargada, até que as calçadas sejam regularizadas.

2 comentários:

M. Cristina Tagliassachi disse...

Como moradora de Santa Rosália a mais de 50 anos, fiquei muito feliz de ver sua atitude frente a esse novo empreendimento aqui no nosso bairro.Essa construção é feita de uma sucessão de irregularidades ou no minimo imoralidades .No ínicio fecharam as calçadas com tapume, depois fecharam duas ruas para colocação de materias de construção, colocaram cones impedindo o estacionamento na Av. Pereira da Silva,e agora a invasão das calçadas.E quando reclamamos dizem sempre que estão autorizados pela prefeitura.Nós moradores do bairro contamos com você.

Crespo disse...

Prezada Maria Cristina,
Muito obrigado pela sua corajosa participação.
Sim, tudo indica que há várias irregularidades permeando a construção desse novo shopping.
Uma pergunta que não quer calar: um empreendimento tão grande, tão importante, tão próximo do setor de Fiscalização de Obras Públicas da Prefeitura, será que tem sido adequadamente visitado pelos fiscais? Que relatórios já foram produzidos?
Já tenho Requerimento de Informações ao sr. prefeito nesse sentido (vide campo "releases" do meu site www.crespo.org.br).
No meu depoimento na sindicância da prefeitura que apura a possibilidade da existência de um esquema de corrupção, sugeri como um exemplo, uma auditoria técnica completa nessa obra, comparando o projeto com as posturas municipais, com a realidade e com os relatórios da Fiscalização.
Por favor acompanhe.
Caso deseje, poderei ir pessoalmente numa reunião de moradores da vizinhança, para debatermos melhor os encaminhamentos.