3 de julho de 2012

Polícia Ambiental embarga obra de supermercado próxima ao Rio Sorocaba



A Polícia Ambiental de Sorocaba embargou a obra do Supermercado Russi, localizada próxima ao Rio Sorocaba, entre a avenida 15 de agosto, 3.234, e a rua Arthur Caldini, 45, no Jardim Leocádia, ao lado da ponte do Pinga-pinga. A autuação havia sido solicitada pelo vereador José Crespo (DEM), que, na semana passada, constatou irregularidades no local. Policiais ambientais verificaram que não estão sendo respeitados os limites de 50 metros da Área de Proteção Permanente (APP).


Conforme o auto de infração, a obra do supermercado destruiu 0,25 de hectare de vegetação nativa pioneira mediante supressão (terraplanagem) na APP, sem autorização de órgão ambiental competente. Houve a aplicação de uma multa simples, no valor de R$ 1.250,00. Os representantes do Supermercado Russi têm 20 dias para recorrer da autuação. Em caso de reincidência, a penalidade será agravada.

Segundo Crespo, com base em informações da própria Prefeitura e da imprensa, o empreendimento terá cinco mil metros quadrados de área, com 180 vagas de estacionamento e mais galerias de lojas, significando “não apenas um supermercado, mas sim um verdadeiro shopping center”.

De acordo com o vereador, seguindo a lei vigente, o recuo de 50 metros da APP não estava sendo respeitado pela obra, que tem o aval da Prefeitura. Contudo, prossegue Crespo, o bairro onde se localiza a obra “é uma ZR-2 [Zona Residencial 2], onde é terminantemente proibida (artigo 79 combinado com artigo 78 inciso V, da Lei Municipal 8.181/07) a construção de shopping centers ou usos comerciais de grande porte”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Crespo,
Já que você ama a natureza ajude a dilvulgar no seu blog, facebook e etc...
www.movimentogotadagua.com.br

Anônimo disse...

Amigo Crespo,
Com relação ao Movimento Gota D'agua eu fiquei sabendo que o Lipe é completamente a favor da construção da Usina quem sabe isso ajude!
www.movimentogotadagua.com.br

Anônimo disse...

Então por favor mande demolir todas as industrias do bairro, pois essas sim só poluem e causam problemas como transito e destruição das ruas. Todas elas estão na dita zona residencial. Também mande multar e demolir todo o comércio que beira a marginal como a SAF, o salão Lusa e outros, pois a lei é a mesma para todos, se um podem construir todos podem e vice-versa. Mas por favor deixe a construção do Supermercado em paz, todos aqui querem ele. Faça algo para o nosso bem, mande recapear as ruas esburacadas do bairro ou multe os donos de terrenos baldios que juntam lixo, doenças e servem de esconderijo para bandidos e drogados, traga mais rondas policiais para diminuir o alto grau de criminalidade do bairro, mas deixe o nosso Supermercado em paz. Votei em voce e espero não me arrepender disso. Espero que voc~e lute pela nossa vontade e não contra ela.

Crespo disse...

Sim, prezado Anônimo, esse novo shopping center (Russi) deverá ser construído, no bairro! Somente não pode, próximo do rio. Quanto às empresas que você mencionou, já estão instaladas e funcionando bem! Abraço!

Anônimo disse...

Com o devido respeito,o supermercado também já estaria instalado e funcionando muito bem se o senhor tivesse deixado. Agora se as construções são irregulares devem ser destruídas e multadas pois lei é lei e o fato de já estarem funcionando bem não sanam a sua irregularidade.
Grato pela atenção.

Crespo disse...

Prezado Anônimo: O supermercado Russi é bem-vindo e deverá ser construído em outro local, pois naquele (na beira do Rio Sorocaba!) a lei não permite. Fique em paz, amigo.

Unknown disse...

Mas o novo Detran que está a poucos metros de onde seria instalado o Russi, este sim pode neah?! Não entendo como funciona a fiscalização! O Detran também está as margens do Rio e a obra foi concluída rapidamente sem nenhuma intervenção. O Russi seria de grande melhoria para o bairro. E aí fica a questão, será que é porque o Russi seria obra privada e o Detran pública, porque um pode e outro não?!