17 de julho de 2012

Empresas terão de mudar método de fiação em Sorocaba



 
O sistema de fiação em Sorocaba deverá passar por uma completa modificação. No prazo de 12 anos, as concessionárias de energia elétrica, telecomunicações, telefonia, comunicação de dados via fibra óptica, televisão a cabo, dentre outras que utilizam redes e cabeamentos, deverão trocar a colocação de fios suspensos por fiação subterrânea, bem como o enterramento dos equipamentos necessários ao funcionamento da rede em toda a região central da cidade, definida pelo primeiro anel viário compreendido pelas avenidas Afonso Vergueiro e Eugênio Salerno, rua Moreira César, e avenidas Juscelino Kubitschek e Dom Aguirre.

A medida, que acontece após a aprovação do Projeto de Lei 131/12, de autoria do vereador José Crespo (DEM), determina, ainda, que os postes, assim como todos os equipamentos necessários, que perderão sua utilidade com a transferência dessas redes, deverão ser retirados por seus respectivos proprietários, dentro do prazo a ser estabelecido pela Administração Pública.

Segundo Crespo, o autor do projeto de lei, os postes, que antigamente sustentavam “apenas” a fiação elétrica “estão sustentando outras fiações, ficando cada vez mais atulhados, além da feiúra natural disso, evidenciando a poluição visual e os perigos que isso representa às pessoas”.

O democrata lembra que, com a modificação do sistema de fiação aérea para o de infraestrutura subterrânea nas ruas e praças do centro da cidade, “além de diminuir consideravelmente o risco de acidentes, em médio prazo haverá economia de manutenção das redes, que estarão suscetíveis a temporais, quedas de árvores e estarão menos expostas a intervenções clandestinas”.

Pelo projeto, em situações excepcionais, as redes de cabos aéreas, que por razões de ordem técnica não puderem ser transferidas para o subsolo, poderão ali permanecer, desde que devidamente justificadas perante os órgãos competentes. O prefeito Vitor Lippi (PSDB) deverá sancionar a lei nas próximas semanas.

4 comentários:

Marcos Antonio Lessa disse...

Crespo, Boa tarde verifiquei que na data de 22/04/2009 você fez um requerimento sobre o bairro ana Maria.( segue abaixo)
você teve algum retorno??
PRABENS PELA INICIATIVA, POEQUE ESSE BAIRRO PARECE NÃO EXISTIR PARA OS DEMAIS POLITICOS.

At,
Marcos A. Lessa




REQUERIMENTO Nº 933



ASSUNTO: INFORMAÇÕES SOBRE O BAIRRO ANA MARIA



REQUEIRO À MESA, ouvido o plenário, seja oficiado ao Senhor Prefeito Municipal para que, nos termos dos art. 34, § 1º, e 61, inciso XIV, da Lei Orgânica do Município, informe a esta Casa o que segue:

1 – A Prefeitura tem conhecimento da existência de um adensamento de moradias próximas à divisa do território de Sorocaba com o município de Salto de Pirapora, com acesso pelo Km 109 da rodovia “João Leme dos Santos” (SP-264), denominado de loteamento “Ana Maria”?

2 – A Prefeitura reconhece que esse adensamento está inserido totalmente em território de Sorocaba? Se afirmativo, enviar cópia de mapa em escala adequada, mostrando a exata divisa entre os dois municípios naquela região, especialmente no que se refere aos bairros “Ana Maria” e “Itinga”.

3 – As famílias residentes no “Ana Maria” já foram cadastradas pela Prefeitura de Sorocaba? Se afirmativo, anexar a relação dessas famílias, com os respectivos endereços.

4 – Referido adensamento está regularizado e em conformidade com as posturas legais? Se negativo, que providencias estão sendo tomadas para que isso aconteça? Há algum processo de regularização do “Ana Maria” em andamento? Se afirmativo, enviar cópia de tal processo.

5 – Algum melhoramento público já foi levado pela Prefeitura de Sorocaba àquele bairro? Se afirmativo, informar quais os melhoramentos públicos já colocados à disposição da comunidade.

6 – As ruas do “Ana Maria” contam com iluminação pública? Se afirmativo, quais? Se negativo, por que?

7 – Existe posto da Polícia comunitário que atende aos moradores do “Ana Maria”?

8 – Qual a unidade pública de saúde municipal de Sorocaba mais próxima de que os moradores do “Ana Maria” podem se servir e a que distância fica do bairro?

9 – Qual a linha de ônibus urbanos de Sorocaba que atende aos moradores do “Ana Maria” e qual a distancia do centro geográfico do bairro ao ponto de embarque/desembarque mais próximo dessa suposta linha?

10 – Quais as escolas públicas municipais, do ensino pré-escolar ao fundamental e médio, que servem aos estudantes de famílias moradoras do “Ana Maria” e a que distância elas ficam do bairro? Há transporte escolar especial para atender a esses estudantes?

11 – Há ruas pavimentadas no bairro “Ana Maria”?Se afirmativo, quais? Se negativo, há estudos da Prefeitura para pavimentá-las?

12 – Que serviços públicos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba oferece aos moradores do bairro “Ana Maria”?

13 – Caso ali não haja rede coletora de esgotos, já foi verificada a qualidade da água consumida pelos moradores do bairro? Existe a possibilidade de contaminação de poços em virtude da sua proximidade com fossas sépticas? Se já foi realizado algum exame sobre a qualidade da água consumida pela população do bairro, anexar cópia do respectivo resultado.

14 – Procede a informação de que o SAAE chegou a iniciar a perfuração de um poço semi-artesiano para abastecer o bairro “Ana Maria”? Se afirmativo, por que a obra não foi concluída? O SAAE tem intenção de concluí-la? Quando?

S/S., em 22 de abril de 2009.



JOSÉ CRESPO

Vereador

Crespo disse...

Prezado Marcos, você tem razão: a maioria dos políticos nem sabe da existência do Ana Maria, que fica fora dos percursos normais, mas é um excelente bairro, com gente muito boa residindo ali. Quanto a esse requerimento, a resposta do prefeito foi evasiva, e ele acabou realizando quase nada do que pedi, mas continuo insistindo.

Marcos A. Lessa disse...

OBRIGADO,

acredito em seu trabalho e espero melhora para esse bairro.
acreditamos que em breve os demais políticos vão conhecer o Ana Maria,ate porque esse bairro esta ficando cercado de condomínios de alto padrão.
e sei também que maioria dos politico de Sorocaba moram neles e quando eles abrirem as janelas de suas próprias residencias.
vão ver um bairro esquecido.

OBS.. acredito que esse blogger e visitado por vários políticos
então vai aqui algumas dicas, o ANA MARIA, fica atrás do condomínio FAZENDA IMPERIAL, fica também a menos de 1000 metros da FACULDADE UFSCAR, enfrente o novo condomínio FAZENDA JAQUETIBA, a menos de 2000 metros do famoso SONIA MARIA.
AGORA FICOU FÁCIL EM.

Obrigado
Marcos A. Lessa

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Este Blog é totalmente Livre.
Sua crítica (infundada) já foi respondida.
Vou apagar as "repetições" que você fizer, simplesmente para que elas não "poluam" os demais posts, cujos temas são diferentes.
Abraço!