1 de março de 2011

Surto de Dengue: a Prefeitura poderia ter evitado.

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, que está fazendo todos os esforços possíveis para combater o surto de Dengue em Sorocaba, que subiu de 34 para 75 casos em apenas uma semana, anunciou ontem, depois de muitas visitações e constatações, que o principal foco da doença são os "trecos", ou seja, materiais inservíveis, que estão acumulados nos quintais das milhares de residências.
Esses "trecos" facilmente retém água e passam a ser criadouros dos mosquitos da Dengue.
Ao ouvir essa notícia, Crespo lembrou-se de que até o início do primeiro governo de Vitor Lippi (médico!), Sorocaba tinha um serviço público gratuito e permanente chamado "Cata-treco", que significava vários caminhões percorrendo bairros para recolher todo o tipo de objetos inservíveis, tais como móveis e eletrodomésticos quebrados ou mesmo sucatas.
É necessário observar que esses "trecos" não são lixo no sentido normal dessa palavra, ou seja, caso colocados na calçada o caminhão da coleta não os levará, nem cabem em sacos plásticos ou nos conteineres.
Apesar de saber ou ser avisado da importância desse serviço, Vitor Lippi acabou com ele (há 6 anos) e nunca quis reativá-lo. Nesse período houve quatro Requerimentos de vereadores (090/05 de José Francisco Martinez, 199/06 de Paulo Mendes, 413/09 de Benedito Oleriano e 208/10 de Luís Santos) e dois Projetos de lei (519/10 de Benedito Oleriano e 027/11 de João Donizeti), todos em vão.
Deu no que deu: agora, é correr atrás do prejuízo, pois mesmo que (hipoteticamente) Lippi "acorde" de sua dormência administrativa e determine a reativação do "Cata-treco", os volumes acumulados ficaram tão grandes que poderá levar meses para serem recolhidos.
Quantas pessoas mais terão que sofrer os males da Dengue, até com risco de morte, em razão desse descaso do prefeito municipal?
Mas o momento agora é de ação, de mutirão, todos unidos para debelar a doença.
Portanto, deixando de lado a (justa) crítica política, Crespo fez um apêlo público, na tribuna da Câmara, durante a sessão legislativa de 1º de março, no sentido de que Lippi supere a teimosia e o orgulho, que causaram isso, e determine uma FORÇA-TAREFA de caminhões públicos e privados, um verdadeiro exército de Cata-trecos que passe em todos os bairros de Sorocaba, nos próximos dias, recolhendo todos os materiais inservíveis.
Crespo está confiante de que o médico Vitor Lippi convença o político Vitor Lippi a fazer a coisa certa.

12 comentários:

Anônimo disse...

vc tb é funcionario do lippi?kkkkkkkkkkkkkk

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
O que você acha? Eu pareço ser funcionário, no sentido de serviçal, dele? Você acha que eu tenho "o rabo preso" com ele, em razão de cargos, mensalinhos ou favores?

Eloisa disse...

Nossa! É triste ver comentários como deste anônimo (das 09:05) mas esperar o que de uma pessoa que não sabe a distinguir o posto entre de um funcionário municipal e um vereador! E pensar que, infelizmente, estamos a mercê de pessoas assim pois, provavelmente, trata-se de um eleitor que vai as urnas escolher nossos representantes!
Esse deve ser daqueles "toma lá, dá cá"! Vale tudo pelo poder e benéfices pessoais!

Acooooooooooorda Sorocaba!

Geraldo Fonseca disse...

sra. Eloisa,não se assuste, pessoas como anônimo tem aos borbotões. É a incultura generalizada, é a falta de discernimento total. A imprensa de Sorocaba, com exceções honrosas, não tem coragem de cerrar fileira com o correto. Tem um jornal com tiragem medíocre e que diz que é assim com o leitor que vive da deformação de fatos, notícias populares é mais sério. Isso alimenta os serviçais anônimos e os cidadãos de quinta. Como bem disse a sra. o que esperar de quem não sabe a diferença entre funcionário e vereador eleito pelo povo, bom o que esperar de quem não tem nome não é mesmo?

Anônimo disse...

Acho o Crespo muito inteligente, e com muito conhecimento politico, mas tb acho que ele discute muito, parece que fica o tempo todo vigiando pra ver se pega o Prefeito em algum erro, e ai, nossa, procura tudo que é relevante para acusa-lo, isso tudo pode ser feito de uma maneira mais branda, afinal se ele se diz cristão, e esta sempre com o "rosto cheio de raiva", a gente nota isso, pela transmissão, nunca sorri, esta sempre de "cara amarrada", se pretente se candidatar a PMS, tente ser mais calmo, mais tranquilo, o povo esta cheio de vioklencia urbana. Pense.Considere.

Crespo disse...

Prezado Anônimo de 10/3,
Agradeço a sua participação, e as palavras elogiosas que me dirigiu.
Encaro o mandato parlamentar com muita seriedade, mas sou um dos políticos mais bem-humorados, do começo ao fim do dia.
Mesmo quando preciso ser "duro", procuro não perder a ternura.
Não conheço a raiva e o rancor, contra quem quer que seja.
Quanto a ser prefeito, tenho sim essa pretensão, mas somente serei eleito se a maioria das pessoas quiser um prefeito honesto e inovador - se não puder ser assim, não me interessa (se eu aceitasse conchavos e demagogia, já teria sido eleito antes).

Flavia Cristina disse...

Crespo, todos temos certesa que você é serio, mas infelizmente o povo gosta de soriso o proprio Lippi é um exemplo local, por pior que a coisa ande ele sempre é o coitadinho e sempre mantem aquele sorriso, que até parece o mesmo sempre. Tenho certesa que fora das cameras ele deve soltar os bichos, mas ningem ve.
Outro exemplo mais atual e dificil de engolir é Tiririca, foi campeão de votos só fazendo piadas.
Não vamos "nem ao ceu e nem ao inferno", mas procure mostrar mais seu lado brincalhão, assim o povo irá ver que alem de competente você também é um ser humano normal.
Concordo em partes com a dica do "anonimo".

Flavia Cristina (Central Parque)

Crespo disse...

Prezada Flávia Cristina,
Você tem razão, vou me "soltar" mais.
Sobre a importância do sorriso, eu sou um dos que mais reconhece isso (haja vista, por exemplo, que meu símbolo político é a própria "carinha", o smile).
A questão é: ninguém fica (nem deve ficar) sorrindo O TEMPO TODO (quem sorri o tempo todo é apenas o boneco de Olinda) - isso é falso.
Grato.

Anônimo disse...

ok, entendi, mas como vc percebeu, não sou só eu quem nota sua expressão facial durante as sessões da Câmara, claro que não é para rir o tempo todo, nem rir sem motivo, nada disso. O que me refiro, é a expressão sempre de indignação, muitas das vezes com razão, mas é essa mania de perseguição que me incomoda, mas td bem, eu não sou niguém mesmo nesse meio, mas de uma coisa vc deve saber, tenho muitos amigos, e nos reunimos sempre e quando comentamos a esse respeito,o comentário é o mesmo, na verdade, eu queria mesmo é ver vc, com sua inteligencia e grande teor de conhecimento politico, numa atuação mais proveitosa em nossa cidade. Quanto a ser prefeito, sei que um dia acontecerá, mas olha, se me permite uma dica, o Lippi com o sorriso dele, já teve dois mandatos. O povo gosta de pessoas mais simpáticas. ok????

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
Muito obrigado por essas opiniões, que são valiosas.
Vou considerar tudo isso.
Por favor continue participando.

Anônimo disse...

Boa NOITEProf Crespo eu acho que o senhor náo se lembra de mim fui aluno seu na Unip durante dois anos eu era um dos alunos mais velhos da classe e descriminado na classe por ser de terceira idade estudando direito sofri muito. Prof/ Crespo porque o senhor não entra na camara para acabar com as Custa Judiciaria que eles cobrão da terceira idade porque nós de terceira idade já pagamos muito imposto até hoje.Isto e uma idéia qualquer coisa o senhor por favor procure o meu endereço na UNIP moro no mesmo lugar meu none e JORGE cursei até o 4 ano mas não terminei em 2010 por descriminação na classe aposentei graça a Deus qdo estava estudando estava trabalhando em São Paulo dormia duas horas por noite, qualquer coisa estou a sua desposição Obrigado que Deus o ilumine muito por ser muito bom e honesto ( JORGE ) 21/03/2011

Crespo disse...

Prezado Jorge,
Sim, me lembro bem de você, que era um bom aluno e se tornou meu amigo.
Muito obrigado por essa sugestão legislativa; vou estudá-la. O entrave que podemos encontrar são as limitações constitucionais de um mandato meramente municipal.
Quanto a você ter parado a escola, compreendo aquela dificuldade. Mas, por favor, retome quanto antes puder.
Você é uma pessoa de grande valor.