Na 2a. feira dia 24 de Maio, Crespo fôra convidado pelo Jornalista Fausto Camunha e esteve em São Paulo na Rádio Trianon AM 740 KHz, cujos estúdios localizam-se no prédio da Gazeta, Avenida Paulista, para um debate sobre atualidades e Transparência Pública, no "Gente que Fala", um dos programas mais tradicionais e de maior audiência do rádio brasileiro.
Quem moderou os trabalhos foi Liliane Ventura e além de Crespo (foto acima) participaram o vereador da capital Eliseu Gabriel, do PSB, o professor universitário e escritor José Ortiz e o promotor de justiça José Carlos Blat.
Crespo é o autor da Lei municipal 8.863/09 que baseou-se na Lei Complementar federal 131/09, no sentido de obrigar as Prefeituras (em Sorocaba, também o SAAE e a URBES), a partir de 28/5/2010, a divulgar pela internet e em tempo real, "informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira".
Ótima a LC 131/09. Mas ela tem uma falha grave: não discrimina o que são "informações pormenorizadas" e portanto, onde parar por aí, as Prefeituras vão transparecer o mínimo possível (sabotando a LC 131).
Foi para evitar isso, em Sorocaba, que ainda em 2009 Crespo aprovou a Lei 8.863: a pormenorização necessariamente incluirá todos os empenhos e pagamentos efetuados, bem como as compras diretas, com a discriminação dos bens adquiridos, a que e onde se destinam dentro da Administração (discriminados Secretaria por Secretaria), identificação de fornecedores e respectivos valores unitários e totais. Ou seja, TUDO.
Em razão disso (da Lei 8.863), neste momento, não há nenhuma outra cidade do Brasil com mais obrigações de transparência pública que Sorocaba. Resta saber se Vitor Lippi vai cumprir fielmente essa Lei (todos devemos fiscalizar: acessem o site da Prefeitura, do SAAE e da URBES !).
Espera-se que outros municípios sigam o exemplo de Sorocaba e "apertem o cerco" contra a malandragem, o favorecimento e a corrupção descarada que ainda existem nas repartições financeiras deste Brasil.
Foi um ótimo debate.