O drama das enchentes toma conta do noticiário nacional, e infelizmente Sorocaba não é exceção.
Agora todos devemos "correr atrás do prejuízo". Nesse sentido, como vereador, Crespo já elaborou e protocolou um projeto de lei isentando do IPTU os moradores de várzeas, em loteamentos aprovados pela Prefeitura, e garantindo-lhes a indenização por todas as perdas e danos sofridos (esperamos que o prefeito apóie esse projeto, e a indenização não fique apenas nas botas plásticas que estão distribuindo).
Daqui a algumas semanas, quando as chuvas tiverem passado, a imprensa vai estampar outras matérias e os políticos vão desconversar. E daqui a um ano, e todos os anos, o drama se repetirá.
Isso é uma insensatez e um descaso contra a população, contra os contribuintes.
Em 8 de Dezembro passado, neste Blog e também na mídia, Crespo já alertava e indicava as soluções, especialmente no ponto crítico: a Praça Lions (acesse o blog daquela data, intitulado "Praça Lions: Falta Vontade Política").
A verdade, lamentavelmente, é que a Prefeitura está desorientada, pelos seguintes motivos:
1) o Prefeito Vitor Lippi está no comando há 5 anos e até hoje não tomou atitudes eficazes contra as enchentes nesses locais;
2) no caso do Jardim Maria do Carmo, a solução técnica adequada é a construção de piscinão subterrâneo a montante, no caminho das águas; na falta disso e com a inundação das partes baixas nestas últimas semanas, a Prefeitura poderia ter alugado bombas de alta capacidade e drenado as lagoas formadas para o rio Sorocaba, cuja cota naquele ponto estava mais baixa o suficiente para essa providência;
3) com relação à Praça Lions, há poucos dias finalmente o prefeito anunciou o que considera a solução: vai pedir dinheiro (R$8 milhões, segundo ele) ao Estado (depois de inaugurar o Poupatempo, certamente o Estado dará), e com isso fazer um piscinão subterrâneo naquele local. Despropósito! Gastar esse dinheirão ali, dessa forma, não é necessário nem conveniente (claro, as grandes construtoras vão adorar, e o custo será muito maior do que esses 8 milhões, num subsolo como aquele). As soluções para a Praça Lions estão, como já dissemos, no blog de 8 de Dezembro.
Governos sérios deveriam inclusive repensar a construção de corredores de tráfego em marginais de rios e córregos, somente os construindo se as cotas estiverem bem acima da lâmina d'água, pois é um contrasenso uma Prefeitura arquitetar essas marginais como os grandes escoadouros do trânsito (deixando de construir alternativas de igual quilate), sendo que nos dias de muita chuva, esses corredores são os primeiros que ficam interditados, instalando o caos urbano e a revolta da população.
Sorocaba merecia mais.