Prefeito Vitor Lippi,
O seu partido, PSDB, e o nosso, os Democratas, são os principais parceiros políticos nos cenários estadual e federal, desde a eleição de Mário Covas, há 15 anos.
Em Sorocaba, unicamente pela polarização entre os nossos candidatos a prefeito, se revezando nas pesquisas eleitorais entre o primeiro e o segundo lugar desde 1996, não tinha sido possível essa parceria, até o ano passado.
Em 2008 o nome de Crespo comparecia em segundo lugar em todas as pesquisas de opinião, superado apenas pelo seu nome, Vitor. O encaminhamento natural seria, portanto, os Democratas enfrentarem novamente o PSDB.
Mas você fez contato com Crespo em junho de 2008, convidando para uma aliança. Depois de muitas reuniões de avaliação, pessoais e partidárias, tanto no DEM como no PSDB, chegamos juntos a um acordo de equilíbrio: Crespo desistiria da candidatura a prefeito e apoiaria você. Isso resultou na excelente votação que sufragou o seu nome para o 2º mandato.
O presidente estadual do DEM, Gilberto Kassab, e o deputado estadual Rodrigo Garcia, foram os mentores e importantes testemunhas do acordo que fechamos.
Em troca da nossa desistência e apoiamento, Vitor, você ofereceu três secretarias municipais no futuro governo. Queríamos também a vice-prefeitura, como tem sido natural nos acordos eleitorais entre os nossos partidos. Diante de resistência, abrimos mão disso e aceitamos a sua proposta. Seriam quaisquer três secretarias, não importando o mister e a fatia orçamentária, pois ficou muito claro que o nosso interesse nesses cargos era simplesmente emblemático, finalmente a união dos nossos partidos também em Sorocaba. Um acordo legítimo e ético.
Essa foi, Vitor, a sua palavra empenhada. Felizmente, tomados por uma saudável precaução, no mesmo dia em que você a empenhou, confirmamos esse acordo com seus dois maiores articuladores, Flávio Chaves e Antonio Pannunzio.
Acreditamos mesmo, Vitor, que estávamos falando com um homem honrado, uma pessoa do Bem, e que estávamos inaugurando uma nova e duradoura fase de entendimento político entre os nossos grupos, para o bem de Sorocaba e da sua gente.
Em dezembro de 2008, você e Crespo estiveram juntos no gabinete de Kassab, em São Paulo, quando os dois prefeitos se cumprimentaram pelas respectivas vitórias e você fez questão de reafirmar que cumpriria o acordo feito em Sorocaba.
Mas situações estranhas começaram a acontecer.
Sempre que perguntado pela imprensa sobre nosso acordo, Crespo respondia com sinceridade e transparência sobre as três secretarias, pois isso é normal em qualquer coligação eleitoral, com reflexos no futuro governo. Mas você, Vitor, sempre demonstrou um certo desconforto e até irritação com essa pergunta, o que passou a nos intrigar.
Logo depois você começou a negar que esse acordo tivesse sido celebrado, durante semanas, somente parando com esse falso procedimento quando os jornalistas procuraram Flávio e Pannunzio e esses dois desmentiram você, numa atitude corajosa deles e vergonhosa para você, acabando com a controvérsia.
Ainda durante dezembro, você chamou Jair Molina, um dos melhores engenheiros da cidade e membro do DEM, e convidou-o para assumir a pasta de Parcerias. Mas no dia seguinte disse que Pannunzio exigiu essa vaga e mudou o convite a fim de que Jair fosse o secretário de Trânsito, que seria separado da Urbes; dois dias depois voltou atrás e disse que Jair ficaria com a secretaria de Transportes, numa situação provisória, e que apesar do título, não cuidaria nem de transportes, nem de trânsito.
Quanto à 2ª. e à 3ª. Secretarias, você disse textualmente que “tão logo” fosse possível, isso seria feito.
Aguardamos, Vitor, porque você parecia uma pessoa honesta e de bons costumes.
Sabe o que nos assustou? Não foi o fato de você desconversar e nunca cumprir com a sua palavra empenhada. O que nos assustou foi a sua displicência de deixar o ano passar sem nem mesmo definir as atribuições que a “nova” secretaria deveria executar.
Você brincou com o dinheiro público, Vitor. Embora fossem apenas três pessoas, além do engenheiro Molina, a sua inoperância custou caro aos contribuintes. Sorocaba não merecia isso.
Jair Molina e sua pequena equipe, apesar disso, agüentaram firme e brilharam no cargo. Fizeram um ótimo trabalho de acessibilidade nas calçadas, que lhe foi entregue em junho, mas que você engavetou.
Fizeram o estudo técnico para acabar com as inundações na Praça Lions, que você ignorou.
Analisaram a viabilidade da construção da Marginal Direita do Rio Sorocaba, cujos resultados você nem quis ouvir.
Ainda assim, Jair Molina inovou e lutou com bravura: fez contatos diretamente com a Divisão de Obras do Exército e estava desenvolvendo, sem custos para a Prefeitura, um excelente projeto de contorno ferroviário para Sorocaba, com duas grandes vantagens: abrir caminho para o aproveitamento da atual ferrovia como um metrô de superfície, e levar os novos trilhos ao novo cinturão industrial, na vizinhança da Toyota.
Acreditamos, Vitor, que você merece os secretários que ainda lhe restam, e mereceu também alguns que saíram. Mas você não mereceu o secretário Jair Molina, bem como não mereceu o secretário coronel Abreu.
O seu governo está se apequenando, Vitor. Isso é mau para você, mas é pior para Sorocaba.
A exoneração de Jair Molina não prejudica os Democratas, porque não estávamos “tirando vantagem” dessa secretaria. Queríamos apenas colaborar, e tenha a certeza, Vitor: se sua mentalidade e seu caráter fossem outros, poderíamos colaborar muito mais.
A exoneração de Jair Molina e da pequena equipe dele, não prejudica essas pessoas, pois seus currículos falam mais alto.
Nesta manifestação, triste mas serena, falta dizer algo mais: nosso acordo eleitoral, que era para ser também um acordo de governo, não tratou do mandato de Crespo como vereador. Portanto, quando Crespo assumiu um comportamento ético, cívico, de apoiamento e seriedade sim, mas de independência e valorização do Poder Legislativo, ele não faltou com qualquer palavra empenhada.
Você poderia nem ter nomeado Jair Molina, ou poderia tê-lo exonerado antes, a qualquer momento. Mas não poderia ter justificado a demissão dele alegando “conflitos políticos na Câmara”. Que “conflitos” foram esses, Vitor? Você não aceita vereadores capazes e verdadeiramente atuantes, na “sua” Câmara?
Você poderia ter poupado a cidade dessa frase, Vitor.
Povo de Sorocaba: esta manifestação é a Verdade que tinha que ser revelada neste momento.
Mas o Partido Democratas de Sorocaba e o seu representante na Câmara, vereador José Crespo, apesar de tristes, estamos também esperançosos porque dias melhores chegarão, quando a cidade finalmente sairá das páginas policiais.
Mesmo sem secretarias ou cargos, continuaremos colaborando com o seu governo, Vitor, pois Sorocaba é muito maior do que você.
Vamos continuar apoiando todos os bons projetos na Câmara, sejam projetos dos vereadores ou do prefeito, e vamos continuar louvando todas as boas obras e bons serviços prestados ao nosso povo. “Transparência e Fiscalização” continuará sendo a nossa meta, além de ser a nossa obrigação.
Finalmente, caro prefeito Vitor Lippi, um conselho de verdadeiros amigos, aqueles capazes de dizer que “o rei está nu”: quando fizer um acordo, quando empenhar a sua palavra, cumpra (ou não faça acordos), pois quem quer ser “esperto” atropelando todo mundo aos seus interesses, perde totalmente a credibilidade.
Executiva do Partido Democratas de Sorocaba, em 28 de novembro de 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
o comentário não é meu, estou apenas transcrevendo do comentário que o Designer Antonio Fernandes fez sobre o assunto no jornal Bom Dia, em sua página eletronica:
"Lippi com isso vai pavimentando amargamente a sua estrada política, primeiro foi seu ex-padrinho Renato Amary e agora o Caldini Crespo, dois pesos pesados da política sorocabana com quem o prefeito terá que brigar, até agora ele, Lippi, só tem levado a pior. Não esqueçamos que os politicos passam mas a cidade fica e isso tudo que aconteceu ete ano e que tenho certeza que não acabou, pois 2010 promete mais chumbo grosso, vai trazer sérias consequências para Sorocaba, aliás, a cidade já está num clima de pessimismo e abandono; o mato, que é um sinal claro de uma cidade mal administrada, começa a tomar conta dos canteiros e praças outrora tão bem cuidados, ciclovias e parques estão abandonados, ruas esburacadas, a saúde e o transporte público à beira do caos.. enfim, a velha Sorocaba que pensávamos morta e sepultada está ressuscitando. CRESPO ou AMARY, anotem estes nomes, um dos dois será o próximo prefeito em 2013."
Mas não posso deixar de fazer o meu próprio comentário:
Minha avó já dizia, "quem avisa amigo é"...
O Vereador José Crespo vem avisando que há problemas na administração de Sorocaba. Tem sido amigo, sim. Mas o prefeito parece acreditar mais naqueles que teimam em dizer que a sua roupa é linda,enquanto, na verdade, ele está nú.
Fique atento Prefeito! Veja quem é de fato é seu amigo!
Crespo, parabéns aos Democratas pela coragem e consideração pelo povo. Sorocaba merecia (mais que nunca)este posicionamento.
Considerando todo o comportamento da pessoa do nosso atual prefeito, temos que concordar com o designer "Antonio Fernandes" (postado acima): "somente podemos esperar "mais chumbo grosso"!
Grande verdade colocou ainda Antonio Fernandes, "a velha Sorocaba está ressuscitando"!
Em determinada ocasião uma senhora (já idosa) nos colocou o seguinte:
"Este nosso prefeito (referindo-se ao Vitor Lippi) pegou a cartilha do Amary e deu continuidade, acontece que ele acabou de virar a última página e está perdido! Esperem para ver que nada mais será feito e nossa cidade ficará moscas!"
Esta senhora estava coberta de razão!
Sorocaba vai "mal das pernas", em todos os sentidos pois, além de estar sendo muito mal administrada ainda temos que conviver com atitudes que demonstram claramente o descaso para com seus cidadãos.
Desculpe-nos Crespo mas insistimos: "Está mais do que na hora de parar de apoiar quem não se interessa pelo povo"!
Acorda sorocaba!
FAÇO UMA PEQUENA CORREÇÃO AO DESIGNER ANTONIO FERNANDEZ;
NAS PROXIMAS ELEIÇÕES EM SOROCABA
ESPERO QUE; AMARY OU PANUNZIO , UM DELES SEJA O PROXIMO PREFEITO.
TORÇO PARA QUE NÃO SEJA ALGUÉM DO
"DEM", HAJA VISTO, SEU ÚNICO GOVERNADOR, TER ENVERGONHADO SEUS
PARES....
ALIÁS O DEM É "EX PFL" E "EX ARENA"
UM VERDADEIRO SACO DE GATOS, ORIUNDOS DA VERGONHOSA DITADURA .
VEREADOR, ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA DE VOCE SAIR DA ASA DOS TUCANOS E SOBREVOAR COM A SUAS PROPRIAS PERNAS QUE VOCE SAIRÁ MUITO MELHOR,INCLUSIVE EM 2010 E 2012.....
Prezado Anônimo das 12h48,
Você não tem a obrigação de votar em candidados do DEM, mas por favor arranje outro pretexto: você esqueceu o escândalo, ainda quente, do denunciado mensalão de Eduardo Azeredo, PSDB, em Minas Gerais?
Se você for nessa direção, excluindo um partido (e todos os seus outros integrantes) em razão de denúncias e condenações, então sua única opção será... votar em branco.
Prezado Anônimo das 15h29,
Crespo, "sair da asa dos tucanos"?
Alguma vez Crespo esteve sob essa asas?
Atualmente, como vereador, considero-me um aliado do prefeito Vitor Lippi, pois ele é o prefeito que apoiei em 2008 e a quem recomendei o voto, para os meus eleitores. Tenho compromisso com isso até o final deste mandato, e além do mais, quero o melhor para Sorocaba.
"Amigo Crespo".
Apesar de eu estar sem partido, como você mesmo sabe, solicitei minha desfiliação nas vésperas da última eleição para prefeito e vereador da qual eu já era pré candidato a vereador, mas para não ter um desgaste de amigo com você, por influência de terceiros, fui honesto e pedi meu desfiliamento dos Democratas de Sorocaba, da qual você homologou, mas nem por isso deixamos de sermos amigos, pois eu te considero muito e sei que você me considera também. Mas infelismente hoje vejo que as pessoas que estão na política brigam por uma simples sigla; com todo respeito seja ela Dem, Psdb, Pt, Pcdob,etc.......e esquecem da principal sigla que é o POVO. Sinceramente amigo Crespo não vejo hoje um partido que não tenha problema. Hoje eu, sem partido posso dizer claramente com todo respeito que todas as siglas são iguais. O que diferencia essas siglas são os "Homens". São poucos hoje os que na vida pública honram o carater e a dignidade de usarem ou pertencerem a uma dessas siglas. Com todo respeito e admiração que tenho por sua pessoa e também pela pessoa do Prefeito Vitor Lippi, você sabe que eu fui até 0 4º andar da Prefeitura e com minha humildade ainda como filiado e partidário ao Dem, conversei com o Secretário na Época Maurício Biazotto e tentei como nunca que você Crespo fosse o candidato a Vice-Prefeito junto com o atual Prefeito Vitor Lippi. Tenho certeza que se não fosse as siglas(DEM,PSDB e outras.....), mas fossem os dois homens Crespo e Vitor, hoje Sorocaba estaria com um outro rumo; porque vocês dois são inteligentes, capazes, serenos, humildes e humanos e ambos tem a mesma vontade ou seja de acertar mesmo errando. Mas ambos tem nos seus caminhos certos espinhos que precisam ser lapidados e certos obstáculos que colocam entre vocês dois, mas vocês dois já sentaram as sós e pediram para Deus iluminar vocês e mostrar que os dois juntos dão certos politicamente sem terem influência de interesseiros e atravessadores pelo meio dos dois?
Faço um convite aqui neste Blog Crespo de você e o Ilmo Prefeito de Sorocaba Vitor Lippi virem almoçar ou jantar na minha casa, pois o maior erro que o ser humano pode cometer na vida é o de tentar acertar pelo erro ou vice-versa, e tanto você Crespo como Presidente dos Democratas tem seus motivos para ficar chateado pela saída do competente Jair Molina, mas será que o Prefeito fez aquilo que manda o coração dele? Será que ele Crespo não está sendo vítima de uma situação que um futuro candidato a Prefeito está fazendo com ele para voltar a Prefeitura de Sorocaba? Vocês dois está na hora de serem mais do que amigos, serem irmãos, se vocês querem mesmo mudar a cidade de Sorocaba. Eu tenho certeza e você sabe disso Crespo que eu sempre falei que vocês dois tem que se unir. Esquecer as Siglas e pensar no Povo e para o Povo como você sempre fez Crespo e tenho certeza que o Prefeito também sempre foi assim também e ele precisa muito mais de você agora Crespo, pode ter certeza disso.
Um forte abraço.
Espero o contato de ambos, o convite esta feito.
Professor Matias Domingues Milhan Junior.
Gestor de Negócios e Desenvolvimento.
Prezado Prof. Matias,
Concordo com todas as suas palavras.
Você é uma pessoa preparada e inteligente.
Quem sabe Deus esteja colocando você para intermediar e resolver essa questão, pelo Bem de Sorocaba e deste povo maravilhoso.
Sim, almoçarei em sua casa com Vitor. Pode marcar a data.
Boa tarde Crespo!
Obrigado pelas generosas palavras, mas como você disse o povo maravilhoso de sorocaba merece vocês dois e pessoas que pensem por eles e façam por eles.
Você pode conversar com o Vitor e me retornar quando os dois poderão vir?
abração e fique com Deus hoje e sempre.
Prof Matias.
Caro Vereador José Crespo:
Vivêssemos nós, num País sério, ao invés de cair o Secretário, cairia o Prefeito, que brincou com o dinheiro público e com as pessoas contratadas para desenvolver um trabalho sério. Em todos os lugares de outros países, onde a palavra empenhada por um político mediante acordo, não é cumprida, o por esse gesto, avalia a conduta pessoal e moral desse político e assim, ele estaria banido do cenário e do cargo para todo sempre! Mas, por aqui, onde se faz e se desfaz com o dinheiro público ou com a palavra empenhada, o mesmo que alguns costumam fazer na intimidade dos sanitários, nada nos surpreende. Digo ao senhor com tristeza, como sorocabano, também eu, não vejo a hora de Sorocaba sair do noticiário policial. Mas como foi o prefeito que escolheu a maioria dos seus "colaboradores" diretos, "os muy amigos" - os mesmos que o criticam Vereador (porque não é interessante que o sr. esteja por perto, já pensou o trabalho que daria a eles?), quando o senhor diz ser sim, AMIGO do Prefeito, ele merece mesmo, tudo o que está passando e que vai piorar, o sr. viu só a quantidade de fotos no micro da prefeitura do Secretário Pedófilo? Ele usou nosso dinheiro pra acessar a internet na Prefeitura e colecionar as fotos - devia devolver cada centavo do nosso dinheiro! Um prefeito que não honra a palavra, devia fazer como no filme Tropa de Elite: 01 pede pra sair 01, pede pra sair!
Hi, thanks for the tip use my Domain Email with Hotmail
Postar um comentário