17 de setembro de 2009

Vereadores rejeitam dois projetos de Crespo

A Câmara de Vereadores de Sorocaba rejeitou hoje, por maioria de votos, dois projetos de Crespo. O primeiro deles foi o PL 107/09, que pretendia criar um Programa de Incentivos ao Uso da Energia Solar nas Edificações Urbanas. O cidadão que investisse na compra e instalação de um equipamento de energia solar para a sua residência, poderia depois receber incentivos (por exemplo, descontos no IPTU) - além de passar a pagar bem menos, nas contas de eletricidade. Com isso, o cidadão ganharia e o meio-ambiente ganharia ainda mais. Mas o assessor jurídico da Câmara, Dr. Almir Ismael Barbosa, afirmou que esse projeto era Inconstitucional porque "ofendia o princípio da separação de poderes" (. . .) Até aí, tudo bem, pois a caneta que o assessor usa é dele, e ele pode escrever com ela o que bem entender. Curiosidade: em Curitiba e Porto Alegre, que possuem assessores jurídicos menos competentes que os nossos, projeto semelhantes já passaram e se tornaram Leis, há anos! Mas, por incrível que pareça, a maioria dos colegas vereadores aceitou essa "tese" de Insconstitucionalidade, e mandou para o espaço sideral o referido projeto. Crespo perdeu? Não, Crespo fez o papel dele defendendo a comunidade. Quem perdeu? Além do meio-ambiente, os consumidores de energia elétrica, ou seja, todos nós. Quem ganhou? As concessionárias de energia elétrica e os empreiteiros construtores de novas usinas. É pouco? Então vamos ao segundo projeto de Crespo que foi rejeitado: Foi o PL 59/09, que autorizava a Prefeitura a instituir um Programa Auxiliar de Segurança Pública denominado "Vigilantes do Bairro", com o propósito de envolver voluntários nos bairros, de maneira organizada, no esforço contra a violência e pela harmonia social. Esses voluntários seriam treinados e depois receberiam uma senha para acessarem, com fé pública, uma Central de controle do Programa, passando informações sobre quaisquer situações anormais naquela vizinhança. A partir daí, a Central passaria as informações para o setor mais adequado ao caso, podendo ser a Vigilância Sanitária, a Defesa Civil, a Polícia Militar ou outros. Nesse caso, o assessor jurídico da Câmara (outro), Dr. Marcos Maciel Pereira, entendeu que esse projeto era Inconstitucional porque "o Município não pode legislar sobre essa matéria". Com isso, ignorou o Artigo 30 da Constituição Federal, que diz que o Município pode sim, legislar sobre todos os assuntos de interesse local. Existe algo mais local do que aquilo que acontece nas vias e logradouros públicos? Mas os colegas vereadores, por maioria, mandaram para o arquivo morto também esse projeto. Perdeu Crespo? Não. Perdeu quem? A comunidade de todos os bairros, que está cada vez mais convivendo com o desrespeito ao próximo, a criminalidade e até com o crime Organizado. Parece que à medida em que o crime se organiza, as autoridades perdem a chance de se organizar, abrindo caminho para os malfeitores. Será que a casa de cada um, no bairro, será a cadeia de cada um?

14 comentários:

Eloisa disse...

Pois é Crespo, isto já está demais! Me pergunto como é que você está suportando essa ignorância dos vereadores. Isso mesmo que quis dizer, com todas as letras , IGNORÂNCIA! Os vereadores estão muito preocupados em não deixar seu trabalho aparecer e estão “pouco se lixando” se o povo está perdendo ou não. Além de ignorarem o artigo 30 da Constituição, como você citou, parece também que não estudaram ainda a Lei Orgânica do Município, ignorando totalmente o artigo 33 e seus incisos...
Nossa Câmara Municipal está merecendo “um levante” do povo pedindo (a exemplo do Diretas já) “VERGONHA JÁ!”.

Geraldo disse...

Aquecedor Solar
Desde que iniciou a crise de Energia aqui no Brasil, passei a pensar se não era mais barato para o Governo Federal dar isenção de impostos nas fabricações de Aquecedores Solares de uso residencial. Se 50% das casas do Brasil tivessem um aquecedor solar, ganharia;
 A população pagando menos Energia Elétrica;
 O Governo Federal, com não necessidade de construção de – provavelmente - uma hidroelétrica;
 O Meio Ambiente ou o Ambiente Inteiro agradeceria.
O seu projeto tem solução; é só o Poder Publico de Sorocaba ter a sensibilidade de que ele é ótimo e remetê-lo, por sua iniciativa, a Câmara de Sorocaba para apreciação.
Vigilantes do Bairro
Assisti uma ótima palestra do o Coronel Leal, Comandante da Guarda Municipal, abordando falta de comunicação entre as pessoas que residem nos Bairros, tendo como tema que a segurança inicia na própria população. Parece-nos que este é um dos o objetivos do seu projeto. A solução é o Poder Executivo encaminhá-lo a Câmara Municipal para apreciação.

Eloisa disse...

Crespo, quero tomar a liberdade de fazer aqui uma observação: Em seu site (campo releases)li a matéria feita em 22/06/09 sobre informação do prefeito a respeito dos conteiners de lixo. Nessa matéria o Prefeito além de informar que a competência pela limpeza, desinfecção bem como troca dos defeituosos são de competência da empresa contratada. Afirma ainda o senhor Prefeito que "desde 2005 não houve a necessidade de a Prefeitura aplicar nenhuma multa à empresa coletora por conta do não cumprimento daquelas obrigações".
Pois é... não multa porque não fiscaliza! Se observarmos os conteirners de nossa citade chega a causar enjoo... Se os munícipes não procederem a limpeza (que além do trabalho gastam com a água utilizada)não tem quem suporte o mau cheiro. O mau estado então impera! Não raro vemos esses conteiners em completo mau estado, ora faltam rodas, ora tampa, ora estão rachados... e por aí vai. Vou lhe citar apenas um exemplo: Em pleno centro da cidade, na esquina da rua José Gagliardi com a rua Hermelino Matarazzo, passe por lá e veja o estado dos conteiners que ali estão reunidos. Se eu for citar todos os que observo ficarei horas e horas escrevendo! Não está na hora de cobrar para que nosso prefeito tome uma atitude?
Deculpe-me por utilizar este seu espaço mas é o único que nos permite fazê-lo. Obrigada por isto.

Crespo disse...

Eloisa,
Grato pelas suas generosas palavras.
Receio que você tenha razão.
Alguns fazem isso pela "Governabilidade" (entenda-se submissão).

Geraldo disse...

Caro Amigo Crespo
Os Vereadores de nossa Câmara Municipal rejeitou seus dois projetos - pelo que li, eram ótimos-, na próxima 3ª feira vai entrar o projeto das Cooperativas e Catadores Autônomos de Recicláveis. Se o Projeto só abranger as Cooperativas, deve haver uma emenda para os Catadores Autônomos.
Parece-me que Consultoria Jurídica da Câmara também esta considerando este Projeto Inconstitucional, entendo que ele deve ser aprovado pelos vereadores pelo Alcance Social que representa, deixe para o Poder Executivo o abacaxi de vetá-lo.

Crespo disse...

Prezado Geraldo,
Concordo plenamente com você.
Qualquer Prefeito pode muito, inclusive em termos Legislativos.
O problema é falta de vontade política.
É mais fácil "deixar como está para ver como é que fica".

Crespo disse...

Eloisa,
Quanto aos conteineres, você colocou o dedo numa ferida aberta.
Estou estudando esse assunto, e ainda não posso revelar aqui no Blog.
Quem viver, verá.

Crespo disse...

Geraldo,
Parece que, para alguns "assessores jurídicos" da Câmara, projeto bom é projeto do Executivo, somente.
O resto é "inconstitucional".

PS: minto: os projetos de nomes de rua e os votos de congratulações pelo aniversário da sogra ou do vizinho, esses também são bons.

Desse jeito, melhor fechar o Legislativo; pelo menos o povo faria economia(?).

Geraldo disse...

Amigo José Caldini Crespo
Vou propor para você um projeto de lei que já propus para o Vereador Anselmo, quando ele participou de uma de nossas reuniões no Grupo Fé e Política.
Nas terças feiras votam-se: os projetos de nomes de rua e os votos de congratulações pelo aniversário da sogra ou do vizinho, pêsames etc. e na quinta feira o que é de interesse do povo, assim saberemos o dia que devemos ir ao plenário assistir uma seção de nossa Câmara Municipal. Nesta terça feira eu pretendo estar ai, assistido como será a votação do projeto das Cooperativas e Catadores Autônomos de Recicláveis.

Crespo disse...

Prezado Geraldo,
Grato pela sugfestão.
Mas vamos debater melhor: você acha mesmo que podemos gastar um dia de sessão, na Câmara, somente com proposições desse tipo: congratulações para a sogra, para o vizinho, etc? E as coisas importantes, somente no outro dia?
Não seria melhor usar os dois dias da semana com coisas importantes?
Creio que existem outras formas do vereadores agradarem as suas sogras e os seus vizinhos, sem usar a Câmara.
Sei que você faz parte do grupo "Fé e Política" - que eu respeito e admiro muito. Leve essa sugestão sua dentro do grupo; caso passe lá, peça que eles coloquem isso no papel - e então eu me comprometo a debater no Plenário.

Eloisa disse...

Crespo, bom dia. Gostaria de aproveitar "a deixa" do sr. Geraldo e também fazer uma sugestão. Já que os nobres parlamentares ocupam o precioso tempo da Câmara com votações de congratulações para sogra, vizinhos, etc e tal, então porque não reservar um período semanal e (num ato de verdadeira democracia) dar oportunidade de voz ao povo no microfone da Câmara? Será que muitos (a maioria) dos vereadores teriam "coragem" de ouvir o que o povo pensa e reivindica?
ET: Concordo plenamente com você quanto a usar o tempo da Câmara com coisas importantes.
Um abraço e parabéns. Nosso muito obrigado por honrar a cadeira que você ocupa. Lamentável é que, para encontrarmos políticos como você precisemos procurar muuuuuuuuuito!

Antonio Roberto Ferreira disse...

Sabe Crespo, o que está indignando a todos nós cidadãos desta Sorocaba querida, é a visão mesquinha e pequena dos seus pares na Câmara - a Turma do Capacho, um manda e o resto obedece sem piscar, sem avaliar o que estão rejeitando. Já no caso do Projeto da Gripe Suína fiquei pasmo, a sacolinha das igrejas e etc... valem mais do que a saúde da população; e daí que as pessoas estão morrendo??? Os projetos de ontem, foram aberrações -ciumeira pura, dor de cotovelo no duro! Fora é claro a Santa Ignorância que impera na Câmara. Sinceramente, é preciso ter muito idealismo pra continuar propondo projetos pra essa corja. Olhe esse tal jurídico da Câmara, envergonha a categoria dos advogados, são outro bando de incompetentes e capachos a serviço dos interesses menores. Sorocaba é mesmo uma Província.

Crespo disse...

Eloisa,
A Câmara de Sorocaba já tem, há alguns anos a "tribuna popular", que pode ser usada durante 10 minutos, em todas as sessões.
Mas o regulamento diz que só podem se inscrever representantes de entidades (ou seja,individualmente não).
O que você acha disso?

Eloisa disse...

Ou seja Crespo, representantes de entidades precisam medir muito as palavras senão... Vamos agora aguardar a votação do seu outro PL (aliás, outro ótimo PL) sobre reciclagem. Será que novamente o povo irá perder?