29 de setembro de 2009

Vereadores de Sorocaba rejeitam projeto que baratearia a tarifa de ônibus

Na sessão da Câmara Legislativa de Sorocaba em 29 de Setembro, a maioria dos colegas rejeitou um projeto de lei de Crespo que, se aprovado, iria baratear as tarifas de ônibus urbanos em Sorocaba. Além de Crespo, votaram a favor somente França e Izídio. Era o projeto de lei 206/2009, que autorizava a Prefeitura a fixar e cobrar mensalmente, das empresas concessionárias de energia elétrica, um aluguel pelo uso do solo (que é patrimônio do povo, municipal), pelos postes que elas espalham para suportar sua própria fiação, e também a fiação de outras empresas (telefônicas, TV a cabo, etc). É fato que as empresas de eletricidade estão cobrando das outras para permitir a colocação dos cabos, mas não pagam nada ao dono do solo (a Prefeitura) para fixar os postes - no mínimo, trata-se de um enriquecimento ilícito. Logo logo a Prefeitura ainda vai ter que pagar a elas para afixar suas placas de trânsito nos mesmos postes ... O projeto de Crespo não pretendia criar novo imposto, nem taxa, nem preço público: seguiu pelo adequado caminho do aluguel. Não adiantaram os argumentos de Crespo, demonstrando que várias Prefeituras, incluindo a capital de SP, já aprovaram lei semelhante e estão cobrando isso há vários anos (no caso de São Paulo, é a Lei municipal 14054/2005, sancionada pelo então prefeito José Serra ... um tucano de alta plumagem - mas aqui os tucanos de outra plumagem preferiram votar contra). Não adiantaram também os argumentos de Crespo no sentido de a tarifa de ônibus em Sorocaba estar um verdadeiro assalto (R$2,50) e precisa ser baixada (sem prejudicar a qualidade do serviço) e a solução tem que ser desse tipo: fontes auxiliares de receita (talvez alguns vereadores não andem de ônibus, seus filhos não andem de ônibus, e portanto não se preocupem com isso). A eminente "consultoria jurídica" da Câmara havia dado um parecer de inconstitucionalidade, agora sob a alegação de que essa cobrança não poderia ser imposto, nem taxa, nem preço público... Mas nada disse sobre aluguel (portanto, demonstrou com isso que nem havia lido o projeto). Tudo pela "Governabilidade", ou seja, pela submissão ao Executivo. E pasmem: esse projeto em nada afetaria as finanças municipais, ou melhor, afetaria para melhor, com uma fonte "limpa" que não oneraria o bolso dos já espoliados contribuintes. A impressão que fica é aquela: projeto bom é somente projeto do Executivo; o resto tem que ser morto no ninho (literal e partidariamente falando); o motivo não importa: o importante para esses é matar o projeto, para espezinhar e manter a Câmara "no seu lugar" - humilhada e submissa. Crespo não se abalou: vai continuar trabalhando com a mesma dedicação, pois apóia o prefeito Vitor Lippi, mas não tem "o rabo preso" com ele.

17 comentários:

Eloisa disse...

Crespo, será que é para "acostumar" a ver seus PLs (que beneficiam o povo) serem rejeitados?????
Agora tenho certeza que será aprovado/amenizado a "absolvição" do vereador Ruby com seu péssimo exemplo ao dirigir sob efeitos de álcool e participar de "rachas"! Que exemplo estão dando nossos vereadores!
Grita Sorocaba!

Crespo disse...

Eloisa,
Espero que isso não vire "rotina", mas se alguém está achando que vai me "cansar", está enganado.
Lamento pela cidade e não me sinto nem um pouco envergonhado com essas rejeições.
Vergonha seria (ou é)a submissão do mandato a interesses menores.

Eloisa disse...

Você não tem mesmo que se sentir "envergonhado" Crespo, ao contrário, deve tão e somente se sentir orgulhoso pelo cumprimento à tudo que se comprometeu e por sua postura, lisura e retidão. A vergonha deixamos àqueles "paus mandados", totalmente desprovidos de personalidade, se é que são capazes deste sentimento!
Já se, você apresentar PLs que reajustem o salários dos edis (começando pelo Chefe do Executivo), se reduzir as sessões da Câmara, de dois para um dia semanal e para apenas dois meses no ano, aí então seus PLs serão imediatamente (sem mais delongas) aprovados!
Infelizmente, nossos vereadores não estam percebendo que estão ultrajando nosso povo.

Volto a repetir: GRITA SOROCABA!

Anônimo disse...

Bom dia!

É parece que realmente a maioria da Câmara Municipal em Sorocaba, com essas raras exceções, não pensam mesmo em representar a população!

Quando é que os ilustres vereadores vão se tocar que estão ocupando esses cargos eletivos para representar o povo?

Obrigado, Crespo, mais uma vez pela sensatez de seus projetos que representam sem dúvida nenhuma o pensamento da maioria de nós (povo)

Isso faz crer que os comentários do secretário Biazzoto sejam mesmo o espelho da verdade os demais vereadores tem muito que aprender com o Crespo.

Gente proponho aqui repúdio a esses vereadores que somente fazem o que o Vitor Lippi manda, o vereador representa o POVO e NUNCA E JAMAIS o prefeito.!!!!

Basta dessa corja de puxa sacos!!!

Antonio Passos disse...

Há um fato, um só fato e contra fatos não há argumentos, o que vem acontecendo sistematicamente na Câmara da nossa cidade é um incômodo, uma dor de cotovelo sem fim, porque jamais se viu naquela Casa de Leis, alguém com capacidade de propor Leis que inovam e beneficiam a população. Também é fato, que os edis não estavam acostumados a ver um outro, no caso, Crespo, trabalhar tanto, por isso, não me iludo, vão tentar torpedear o Crespo ó quanto puderem, Leis excelentes não pode! Dirigir bêbado pode! Esse é o duro retrato da nossa cidade.

Maria Vera Moreira disse...

E pensar que a cidade perdeu tantas vezes a oportunidade de ter o Crespo prefeito! Como vereador ele tá botando pra quebrar, imagine o que não faria como prefeito. Sorocaba precisa crescer e acordar.

Eloisa disse...

Crespo, gostaria de sua licença e me dirigir à duas pessoas: primeiramente ao anônimo das 08:35; Senhor anônimo, sou a primeira a aceitar sua sugestão de repúdio aos vereadores: então vamos trabalhar a respeito?
Em segundo, à sra Maria Vera Moreira: Concordo plenamente com sua colocação quanto ao Crespo prefeito mas, lembremo-nos que ainda é tempo, basta não ficarmos calados (as) e (cabe a nós, cidadãos que amam nossa cidade) trabalharmos para a conscientização daqueles que são alheios à nossa realidade e votam, na maioria das vezes, sem conhecimento verdadeiro de seu candidato! E digo mais, tenho plena certeza que quando o Crespo chegar à nossa Prefeitura ele "fará história"!

Crespo disse...

Muito obrigado a todos esses anteriores, pelas suas generosas palavras.
Deus rege o meu caminho.

Unknown disse...

Crespo, aposto que aqueles que votaram contra são um bando de caipiras que tem medo de mudanças a favor do povo.

JÚNIOR disse...

Concordo com você Crespo quando diz "Talvez alguns vereadores não andem de ônibus, seus filhos não andem de ônibus, e portanto não se preocupem com isso". Porque só você utilizando o Transporte Coletivo todos os dias, que você percebe como precisa melhorar e baratear mais ainda. Sou estudante e utilizo todos os dias o Transporte Coletivo de Sorocaba e só eu sei o que é andar de ônibus, quem sabe os vereadores pudessem fazer uma campanha de ir um dia de ônibus ao trabalho. Quem sabe assim eles conhecem a verdadeira realidade.

CLAUDIA disse...

Concordo com o Júnior, não entendo porque a Câmara tem que dispor de veículos para os nossos vereadores, sendo que o povo a quem eles deviam representar anda de ônibus e paga muito caro por isso.
Gente, VAMOS DAR UM BASTA!!!
Chega de representantes que não representam nada!!!
Um prefeito que não cumpre acordos, vereadores que trabaham para si, e não para o povo, Sorocaba merece mais, Sorocaba merece MAIS CRESPO, JÁ!!!

INAD disse...

Ver. Crespo!! O que esta acontecendo com os administradores da nossa SOROCABA. Que vergonha!! Paginas policiais...o que é isso, chega disso!!O ninho do passaro esta se desmantelando e nos temos que observa bem nas proximas eleiçoes pata prefeito. Ver. Crespo vejo em vc,nosso fiscalizador!!
Forte abraço, CRESPO neles!!

Francisco disse...

Éh Deputado!Doravante ficará muito dificil a sustentação DEM ao Governo local, mesmo VSa.tendo representação 1 Secretaria lá.Já ouvimos,todos ânimos já vazaram, como ex-Pref.Dr Theodoro Mendes-Flávio Chaves.Creio, a população Sorocabana toda, compreenderá e valerá a mais valia,se V.Sa voltar à oposição, que ficar alinhado,repetindo o cenário nacional em nossa Terra.Nosso Povo não merecerá isso. Devolva a Secretaria, antes que seja tragado nisso tudo e manche seu Futuro.

Crespo disse...

Prezado Francisco,
Sua questão é oportuna.
Nossa intenção (do grupo Democratas), quando aceitamos o convite de Lippi, desistimos de nossa candidatura própria a prefeito e passamos a apoiá-lo, foi trabalharmos em conjunto pelo bem de Sorocaba.
Infelizmente, após a vitória e as comemorações, o PSDB não cumpriu a palavra empenhada e resolveu governar quase sozinho.
De fato, indicamos o brilhante engenheiro (e diretor do CREA, por sinal) Jair Molina para colaborar com Lippi.
Desde que foi nomeado, Molina se integrou ao Secretariado como um todo.
Portanto, esta atual crise nada tem a ver com Molina e nem com o DEM.
Lippi continuará prefeito até 2012, e Sorocaba é maior do que qualquer crise.
Eu continuarei apoiando Lippi durante a crise e depois da crise.
O que alguns não entendem (ou não querem entender) é a diferença entre ser um ALIADO e ser um ALIENADO.

Francisco disse...

Deputado!Não quero polimizar.Não tenho Bola Cristal, mas existe um pre-sentimento geral muito latente em nosso honrado povo. Sorocaba não merecia tudo isso que vamos atravessar agora em época pré-eleitoral. Nosso Prefeito não tem o mesmo poder de "abafa" que Pres. Senado, tampouco o Governador irá intervir no caso ( Pol. Civil-MP-Gaeco), pois, poderá ser tragado também. Temos que ter toda cautela c/o PT local-Nacional para não transformar este caso, numa Novela à ser explorada Nacionalmente. Falo fundo coração.Não merecemos tudo isso. Sugestão: Sai antes que já seja muito tarde...

Crespo disse...

Prezado Francisco,
Percebo mais uma vez que você é uma pessoa isenta e preparada.
Concordo: temos que cuidar, antes do que tudo, da nossa querida Sorocaba.
Mas se o remédio constitucional (Constituição Federal, Artigo 31) é uma CPI, por que resistir (muitos remédios são amargos, mas extaem a doença de uma vez por todas, pela raiz)?
Não podemos ter medo de uma CPI, e muito menos medo do PT (que santo não é - nem o meu partido, nem qualquer partido).
A solução que tenho falado - no deserto até agora - é uma CPI formada sob o Princípio da Proporcionalidade das bancadas de representação partidária, na Câmara.
Nesse caso, uma CPI de nove vereadores, terá 4 do PSDB (incluindo o Presidente da CPI), 2 do PMN (incluindo o Relator), 1 do PV, 1 do PT e o último vereador mediante sorteio entre todas as bancadas que têm somente 1 vereador na Câmara.
Assim sendo, na hipótese de o PT querer fazer politicagem sobre a situação, ele não conseguirá.

Francisco disse...

Deputado!Devemos seguir o Regulamento:Art 32,tanto quanto possível, a representação proporcional.Art 35, Se não houver acordo, escolhe-se por eleição nominal, elegendo mais votados.Sendo essa CPI uma Comissão Especial(art 60),seu primeiro subscritor fará parte dessa Comissão( Ver.Francisco França),o qual, quando protocolizá-la, deverá indicar o número de Menbros dessa Comissão (talvez os 9 como proposto V.Sa),sendo aceito ou modificada. Creio porém, Vereador atual em fase de investigação p/ Comissão Ética e Decoro não poderá participar desta CPI.Agora será aguardar próximos passos e torcermos para não ser emitido outros Mandados Prisões,senão...