Neste 21 de Setembro, o "Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência", o CMPPD - Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, de Sorocaba, realizou uma "Maratona de Sensibilização" no centro da cidade.
Várias autoridades foram convidadas para comparecer e sentir "na pele" as dificuldades vividas pelas PPD's - Pessoas Portadoras de Deficiências, especialmente os cadeirantes e cegos.
O Conselho levou para a Praça Coronel Fernando Prestes várias cadeiras de rodas e bengalas, e convidou as autoridades que ali compareceram para fazerem uso delas.
Apenas três Vereadores participaram: Moko Yabicu, Luís Santos e José Crespo - que aceitaram o convite e fizeram a maratona, usando tanto as cadeiras como também as bengalas (fotos), num percurso desde a praça, passando pelo Boulevard, Rua Barão do Rio Branco e Rua de São Bento retornando à praça.
Crespo, embora seja um dos políticos que mais apóia os deficientes (foi Crespo quem implantou em Sorocaba, há quase 20 anos, o transporte especial - vans - para deficientes, que até hoje é um dos melhores do país) e atualmente já protocolou vários projetos nesse sentido, confessou que nunca antes tinha tido essa experiência (da maratona).
E testemunhou que o mundo dos deficientes é realmente muito difícil, não só em razão do mau estado dos nossas calçadas e passeios públicos: buracos, degraus, rampas, postes de todo o tipo, latas de lixo fora de lugar, orelhões, pisos escorregadios (escorregadios para quem enxerga, muito mais perigosos para os cegos), mas também pela falta de solidariedade, falta de atenção e até falta de educação de algumas pessoas "normais" que cruzam com eles a todo momento.
"Sorocaba, cujo lema é 'cidade saudável e educadora', somente poderá se orgulhar disso quando os deficientes forem realmente incluídos socialmente e tratados como nossos irmãos" - afirmou Crespo.
4 comentários:
Parabéns aos três vereadores que se propuseram a "sentir na pele" a dificuldade dos deficientes. Pena que isto ocorra apenas uma vez no ano. Penso que deveriam promover, amiúde, uma "maratona" de conscientização do povo em como proceder para respeitar e auxiliar a todos os deficientes nas ruas de Sorocaba pois, raro é, a pessoa que se propõe a parar e (como exemplo) auxiliar um cego a atravessar uma rua. O que não é raro é observamos muitos fazendo "chacotas" das dificuldades encontradas pelos mesmos.
Este tipo de participação vereador Crespo (que os três se propuseram) deveria ser "OBRIGATÓRIA" a todos nossos políticos pois quem sabe assim tornar-se-iam um pouco mais sensíveis!
Parabéns Crespo, parabéns Moko Yabicu e Luís Santos.
Sim, Eloísa, todos (especialmente as autoridades públicas), deveriam se colocar "na pele" dos portadores de deficiências.
Espero que estejamos nesse caminho.
Com certeza precisamos de várias formas alertar toda a sociedade para a grande necessidade que é desenvolvermos políticas que promovam a inclusão social, atendendo as demandas de educação, trabalho, acessibilidade e lazer das pessoas portadoras de deficiência. Tive paralisia infantil com onze meses e passei a minha vida fazendo cirurgias. Sei muito bem sobre as dificuldades enfrentadas. Conto com sua experiência política para desenvolvermos em nossa região muito mais pelas pessoas que necessitam de conhecimentos para melhorarem sua qualidade de vida. Parabéns Crespo, mais uma vez brilhou.
Prezada Keli,
Sim, você tem razão: todo o esforço que pudermos fazer em prol dos nossos irmãos portadores de deficiências, será pouco.
Até porque em geral o portador de deficiência física é também portador de deficiência financeira, e isso causa uma "sinergia negativa".
Conte comigo.
Postar um comentário