4 de setembro de 2009

Progressão Continuada surte efeitos !

A chamada "progressão continuada" já está surtindo efeitos no Estado de São Paulo e no Brasil. Passados quase 15 anos de sua implantação, já existe uma geração completa de jovens que a experimentaram. Para quem não sabe, ela significa a política de passar de ano todos os alunos, sem avaliações e até sem frequência à escola. Conheça os efeitos dela no vídeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=CpjX580EiqA&feature=email Embora um vídeo como esse não seja um trabalho científico, representa sim a mais triste e degradante realidade. A progressão continuada, a pretexto de "universalizar o ensino", a pretexto de "inclusão social", conseguiu sim destruir completamente a escola paulista e brasileira. Os alunos das famílias mais abastadas afastaram-se das escolas públicas e passaram a estudar nas escolas particulares onde o ensino ainda seja levado a sério. Os alunos de famílias menos favorecidas, por falta de opção, continuaram matriculados nas escolas públicas, fazendo de conta que estavam aprendendo algo. A despeito disso, a evasão aumentou novamente, acabando com o argumento da inclusão social, pois as pessoas foram se dando conta do terrível engodo em que caíram; percebem isso quando esses jovens gerados na progressão continuada batem na porta dos empregos (que existem), mas são rejeitados por absoluta insuficiência (muitos sequer sabem ler e escrever, ou quantos lados tem um triângulo) e despreparo. Despreparo não apenas de conhecimentos, mas também de valores, de respeito, de cidadania. Não é à toa que a violência e a criminalidade aumentam sem parar (novidade: agora estão dentro da própria escola); que ocupação terá essa geração? E as próximas gerações, já que os "pedagogos" que a engendraram, ainda estão por aí? Não há Nação próspera que não tenha investido em Valores e na Educação dos seus jovens. Crespo, como político, sempre combateu a progressão continuada - mas muitas vezes ficou "falando sozinho".

2 comentários:

geraldo disse...

Vereador José Caldini Crespo
Será que a Progressão Continuada é o único mal de nosso ensino?
Será que o Governo Federal e o Governo Estadual não esta investindo um pouco mais do que devia no Ensino Superior - não sou contra o investimento no Ensino Superior -, em relação ao muito pouco – e põe pouco nisso – que investe no ensino fundamental e Médio? Todos os políticos sabem a resposta, mas ninguém faz nada para mudar esta situação. Senão vejamos:
1 Na realidade o ensino inicia fora da Secretaria e Ministério da Educação, inicia na Secretaria e Ministério da Saúde quando a criança ainda está no Útero Materno e a futura mãe necessita de um ótimo acompanhamento médico e alimentação adequada;
2 Após o nascimento uma creche de ótima qualidade, por 12 meses de atendimento, deveria existir para todas as crianças que dela necessitasse até a hora de iniciar a classe de alfabetização;
3 Seguir com escola por 8:00 horas diárias – continuação da creche – com o ensinamento das matérias do curso fundamental. pratica de esportes recreativos e Ensino Profissionalizante;
4 Continuaria assim pelo ensino médio até os 15 a 16 anos de idade;
5 Este ensino não teria por objetivo transformar nossas crianças em letradas, matemáticos espetaculares, mas em jovens que tivesse uma profissão para enfrentar a vida sem atropelos. Os Gênios surgem naturalmente;
6 O melhor conceito de Gênio que escutei até hoje é; Gênio não é só aquele que tem um QI altíssimo, mas aquele que faz alguma coisa muito acima da media – o maior exemplo deste conceito foi o extraordinário Garrincha, responsável por 70% da Copa do Mundo ganha pelo Brasil em 1962 no Chile;
7 Qualquer pessoa com idade acima de 15 anos que for analfabeto, mas também for analfabeto em ensino profissionalizante, perdeu o bonde da historia, messe momento ele não precisa ser alfabetizado, mas necessita muito ter uma profissão para ter seu sustento;
8 Proponho que o Poder Público de Sorocaba coloque Cursos Profissionalizantes em todos os bairros de nossa cidade, para facilitar que as pessoas possam aprender a trabalhar, com carteira assinada ou por conta própria.

Crespo disse...

Geraldo,
Você é um prêmio à perseverança deste Blog. Grato.
Não, concordo que ela não é o único mal. Atualmente creio que é o maior mal, mas não o único.
Com relação às responsabilidades compartimentalizadas das várias esferas de governo, sou um Municipalista convicto: creio que o Município deveria cuidar de tudo relativo à Educação, bem como de tudo relativo às áreas sociais. O Governo federal deveria cuidar basicamente de relações exteriores, controle da moeda e defesa nacional. Mas essa não é a nossa realidade, hoje.
E na arrecadação dos impostos, o governo federal fica com 70%, os Estados 20% e os Municípios 10%. Assim não é possível melhorar este país.
Quanto à escola tempo integral, essa é a melhor solução (em paralelo com acabar com a progressão continuada). Mas os governantes também não estão "muito aí" com isso.
Quanto a cursos profissionalizantes, Sorocaba tem um trabalho bom, que é a Unit - Universidade do Trabalhador. Mas ainda é pequeno e tímido. Pode melhorar muito. Vou levar essa visão sua ao prefeito.