12 de agosto de 2009

Gripe suína alcança níveis alarmantes

Nesta 4a. feira dia 12 de Agosto, depois de analisar novos relatórios (além das notícias de jornais) e de conversar com vários médicos, Crespo elaborou um Projeto-de-Lei no sentido de proteger a população de Sorocaba dessa moléstia, que está se alastrando acima da expectativa anterior e fazendo muitas mortes. Hoje, todos os sorocabanos já conhecem pelo menos uma pessoa, no seu círculo social ou até familiar, que foi acometida pela doença. Ou seja, saiu do campo abstrato para o campo concreto. É chegada a hora de agir, sem histeria ou pânico, mas também sem disfarces ou paliativos. Como sabemos, em caso dos sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico ou posto de saúde e exigir que lhe seja dado o tratamento (remédio) específico, antes mesmo da confirmação do tipo "suíno" (A - H1N1). E essa pessoa, mesmo na dúvida, deve cessar todas as suas atividades - trabalho, estudo, lazer, etc e ficar reclusa dentro da sua residência. Quem não tiver os sintomas, pode e deve fazer a sua vida quase normal. Foi desnecessário e até absurdo adiar o reinício das aulas neste segundo semestre por conta da gripe (na verdade, houve outros interesses envolvidos), pois a epidemia ainda nem chegou no seu ápice, infelizmente; esperamos não precisar parar o Brasil, como já aconteceu em outros países. O que ainda temos que fazer, e com urgência, é o que o Projeto-de-Lei de Crespo agora determina: álcool gel e máscaras tipo cirúrgico disponíveis para todos, gratuitamente, em todos os lugares, e a proibição de aglomerações (todas elas: no trabalho, nas ruas, nas escolas, no lazer, nas igrejas, etc), considerando uma aglomeração toda a quantidade de pessoas maior que uma por metro quadrado. Conheça na íntegra esse Projeto de Crespo, no site http://www.crespo.org.br/, campo "releases". Resta saber se os colegas vereadores e a Prefeitura, vão entender a propriedade e a urgência da aprovação desse Projeto, ou vão embaraçar o processo procurando "inconstitucionalidades". "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

11 comentários:

Profº MATIAS DOMINGUES MILHAN JUNIOR disse...

BOA NOITE AMIGO CRESPO!
ACABEI DE MANDAR UMA NOTA AO JORNAL CRUZEIRO DO SUL VEJA ABAIXO:
matias domingues milhan junior [ 12/08/2009 ]
Quem tem o poder de tomar decisão, tá na hora de agir. Acredito que o Secretário da Saúde do Município junto com o Prefeito Vitor Lippi; devem explicações a todos nós de Sorocaba. Não se pode fechar os olhos e achar que esta tudo normal com os fatos acontecendo diariamente na nossa cidade e vocês que tem o poder nas mãos que foi dado através do voto da população; façam valer num momento crítico que não só a cidade de Sorocaba esta passando, mas sim todo o Mundo. Façam a parte que cabe ao Município, que o povo de Sorocaba vai agradecer e muito, pois não merecemos tal descaso que esta acontecendo com esta situação crítica na nossa cidade. Obrigado.
E VOCÊ JÁ TOMOU UMA INICIATIVA E AGORA TODOS VÃO SE UNIR PARA APROVAR ISSO QUE É MAIS QUE NECESSÁRIO E URGENTE? PERDEMOS A FILHA DE UMA GRANDE AMIGA DA FAMÍLIA QUE ESTAVA INTERNADA NO HOSPITAL UNIMED, FORA MUITOS CASOS QUE NÃO TIVEMOS ACESSO MAS EU SEI QUE JÁ SE PASSARAM MAIS DE 20 MORTES EM SOROCABA APENAS E A SECRETARIA DA SAÚDE NÃO SABE NADA? TODOS NÓS DA POPULAÇÃO DE SOROCABA VAMOS COM URGÊNCIA CLAMAR PELA APROVAÇÃO DESSE PROJETO DE SUA AUTORIA, SEM DEMAGOGIA E SIM PELA SAÚDE DO POVO DE SOROCABA NO GERAL. CONTE COM O APOIO E SE PRECISAR VAMOS LOTAR A CÂMARA PELA APROVAÇÃO DESSE PROJETO. QUE DEUS ILUMINE TODOS NÓS.

Crespo disse...

Obrigado, Matias.
Precisamos mesmo de mais Transparência e Ação.

Profº Matias Domingues MIlhan Junior disse...

Bom dia Crespo!
Estive em conversa com dois médicos Pneumologistas e a preocupação deles com relação a gripe é a falta do remédio Tamiflu, eles não estão podendo medicar os pacientes que quando examinados por eles, eles(os médicos) acham que o paciente tem que tomar o remédio mas o remédio não tem no mercado e como este remédio é um anti viral ele tem que ser tomado antes da propagação do vírus, ou seja dentro do prazo de 48 horas após as pessoas apresentarem os sintomas da gripe. Acho que nada mais certo que o médico ter as condições de medicar e ter o medicamento no mercado, o Secretário da Saúde teria que ver isso com urgência na nossa cidade a falta desse medicamento e ver com o Governo Estadual ou Federal a liberação dele com receita carbonizada quando os médicos acharem que seus pacientes estão com o referido vírus. Por favor acrescente isso no projete de Lei da sua autoria, ter o medicamento na cidade de Sorocaba e ser liberado o mesmo com receita carbonizada pelos médicos e estar disponível em todas as farmácias o mesmo. Mau o remédio não faz, o uso indevido dele faz mau, mas quando o médico achar necéssário o uso dele tem que ter o mesmo disponível nas farmácias e ser liberado com a receita carbonizada para os pacientes que estiverm com os sintomas da gripe. abraço
Prof. Matias Domingues Milhan Junior

Michel disse...

Crespo, acredito que seria interessante, por parte da prefeitura, um ato de informar nas casas das pessoas (e pessos ainda desinformadas são muitas) com panfletagem ou qualquer outro tipo de material, assim como é feito no caso da dengue ... ou mesmo constar algumas informações na conta de água, ou de luz. Existe algum projeto a este respeito, ou algo próximo a isto?

Michel disse...

Complementando ... acredito que um folheto colocando as diferenças entre a gripe comum e influenzaA (H1N1) nos ônibus de transporte coletivo, já seria algo eficiente.

Crespo disse...

Prezado Matias,
OK vou encaminhar nessa direção.

Crespo disse...

Prezado Michel,
Boa idéia.
Não cabe projeto-de-lei, mas vou levar ao Prefeito.

Eloisa disse...

Parabéns pela iniciativa e preocupação para com este fato Crespo. Deus ajude que seus colegas Vereadores entendam realmente a urgente necessidade de tais procedimentos e aprovem sem mais discussões.
Gostaria de fazer uma sugestão: em seu projeto deveria constar a obrigatoriedade dos estabelecimentos que servem alimentação, lanches, cafezinhos, etc, a utilizar, obrigatóriamente, apenas copos descartáveis e que as mesas e balcões sejam limpos constantemente com alcool gel.
Faço essa observação por ter presenciado em um shoping da cidade, a atendente limpando uma mesa com um pano que acredito ERA branco e tornou-se cinza. A limpeza foi feita com ele apenas umidecido e, parece-me, que é exatamente nesta situação (de umidade) que o vírus se propaga!

Seria muito interessante Crespo, se você pudesse postar antecipadamente a data de votação deste seu Projeto-de-Lei.

Vou começar, imediatamente, uma campanha pedindo a todos de meu conhecimento, a enviar um e-mail (através do site da Câmara Municipal) a cada um dos vereadores, pedindo que aprovem urgentemente este Projeto.

Crespo disse...

Prezada Eloisa,
Suas idéias (como sempre) são ótimas.
Não sei, neste momento, se conseguirei inclui-las no projeto original (quem sabe possamos fazê-lo via emendas).
Quanto à data da votação, possivelmente será na próxima 3a. feira dia 18 de Agosto, entre as 12 e 15 horas (mas isso terá que ser confirmado).

f@tim@ disse...

Olá sr Crespo.
Não fico surpresa com sua atitude, pois sempre foi quem se preocupou com os sorocabanos, pena que nem sempre foi reconhecido por isso.
Sei projeto é exelente, e espero sinceramente que seja aprovado, se precisar de assinaturas serei uma das primeiras a apoia-lo nesta jornada, e espero que seus colegas não demorem a aprovar pois a situação esta cada vez mais critica.
Est asemana procurei atendimento no PA zona Oeste, além da demora os atendentes não perguntam o que vc tem, isso é um erro , pois se vc tem algum sintoma deveria aguardarem uma salinha ou pelo menos ter uma mascara, e não ali no mesmo ambiente com idosos e crianças, depois de duas horas fiu chamada, dai que me deram uma mascara mais uma hora o médico me atendeu.Cheguei la cerca de uma da tarde de domingo , sai as 7 da noite, no banheiro não havia nem sabão pra lavar-mos as mãos.
Na terça como ainda passava mal, dores de cabeça, dor pelo corpo, febre de 38,5,envoo fui a te a santa casa pois o medico do PA havia diagnosticado gripe mas comum, so que receitou remedio pra alergia (sem comentario), na santa casa o atendimento foi mais rápido, ele chegou a suspeitar de dengue, mas graças a Deus descobrui o que era VIROSE, que chegou a elevar ate a pressão 17,11.
MAs aconteceu novamente no banheiro não havia nem papel toalha, muito menos sabão, qd pedi ao garda um pouco de alcool, que ele estava a toda hora limpando as mãos, ele disse que teria acabado e iria buscar mais.
Toh esperando ate agora.Tinha uma gestante la tb, com sangramento que lavou pro atendente, mas ele disse que não poderia fazer nada ela teria que esperar, mas não deram mascara pra ela, so atenderam ela qd o marido resolver chutar o pau da barraca e fez um pq escandalo ameaçando chamar a pm, dai levaram ela pra dentro.
A saude esta um caus, e o atendimento de suspeita da gripe naão esta esta coisa não infelizmente.

Crespo disse...

Prezada Fátima,
Lamento saber e fiquei chocado com o seu relato.
Em condições normais já é revoltante saber de casos como o seu.
Numa época de epidemia como esta então, é inaceitável.
Vou levar esse ocorrido ao prefeito.
Parabéns por reclamar.
Reclamar não é brigar, é apenas defender o nosso direito, como cidadãos e contribuintes.
Nosso povo engole muita coisa sem reclamar, e por isso as autoridades não se esforçam o suficiente para melhorar.