19 de maio de 2009

Maioria da Câmara rejeita projeto de Transparência

Na manhã da 5a. feira dia 19 de Maio, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, foi debatido e decidido o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOM nº 01/2009), de autoria de Crespo.

Infelizmente, a maioria dos colegas vereadores entendeu que esse Projeto seria insconstitucional e votou contra, condenando-o ao arquivamento.

Crespo aceitou essa decisão com a serenidade de quem cumpriu o seu papel.

"O resultado, embora lamentável, é secundário em relação à tese; o que vai acontecer agora é que outras cidades vão progredir nesse sentido, e Sorocaba ficará para trás; o tempo é senhor da razão", afirmou Crespo depois dessa votação.

Leia abaixo o discurso de Crespo, na Tribuna.

O que pretendia o Projeto:

"O Prefeito apresentará à população, até 90 dias após a sua posse, um Programa das Metas de sua gestão, em consonância com a plataforma de governo divulgada durante a sua campanha eleitoral”

Ou seja, não criava qualquer despesa, nem alterava qualquer atitude administrativa que o prefeito estivesse tomando ou pretendesse tomar; simplesmente determinava que o prefeito (qualquer prefeito), no início do seu governo, dissesse o que pretendia fazer. Era um autêntico projeto de transparência pública. Foi inspirado em projeto semelhante, proposto na Câmara Municipal de São Paulo pelo movimento Nossa São Paulo, liderado pelo empresário Oded Grajew, e transformado em Lei em fevereiro de 2008, com parecer favorável e de constitucionalidade sim, exarado pela Consultoria Jurídica daquela Casa Legislativa, havendo sido aprovado pelo voto de 54 dos 55 vereadores. O prefeito Gilberto Kassab, embora não tenha tido qualquer participação nesse processo e nem mesmo promulgado a Lei, pois tratou-se, lá também, de uma emenda à Lei Orgânica, promulgada pela própria Câmara, apoiou o projeto e já neste ano de 2009 cumpriu fielmente as suas determinações e apresentou seu Programa de Metas para a atual gestão. Esse projeto (o PELOM 01/2009) seria Inconstitucional, segundo a Consultoria Jurídica da Câmara de Sorocaba, pelos seguintes motivos:

1º) Viola, de forma incontornável, o princípio da independência e harmonia entre os Poderes; 2º) Ingere nas atividades de planejamento, organização e direção da Prefeitura; 3º) Usurpa atribuição pertinente ao Prefeito, a quem incumbe exercer com exclusividade a Administração. Crespo apelou aos colegas vereadores, na Tribuna, para que analisassem os argumentos abaixo e aprovassem o Projeto:

1. A Lei Orgânica (Constituição Municipal) é a lei mais importante e uma das poucas que não comporta Veto do Poder Executivo, ou seja, a decisão do Legislativo é terminativa. Portanto, não há que falar em inconstitucionalidade por conflito entre uma emenda e algum dispositivo da própria Lei Orgânica, pois a Constituição da República garante às Câmaras Municipais, com autonomia, fazer e alterar as Leis Orgânicas, com a única restrição de que não contradigam as cartas magnas federal ou estaduais, o que não está acontecendo no caso em tela. E em decorrência do princípio dos “freios e contrapesos”, contrabalançando essa prerrogativa das Câmaras Municipais, para que um PELOM seja promulgado, é necessário que receba pelo menos dois terços de votos em dois turnos de votações. Leis Ordinárias sim, sujeitam-se à Lei Orgânica e além de não poderem alterá-la, submetem-se ao crivo do Executivo, mas pelo outro lado podem ser aprovadas por maioria simples, apenas. Ou seja, apenas este argumento nº1 já derruba todos os motivos de inconstitucionalidade alegados pela Consultoria Jurídica, não existindo qualquer violação, ingerência ou usurpação, pois é a própria Constituição Federal o que respalda a capacidade do legislativo municipal em alterar soberanamente a sua Lei Orgânica;

2. Caso alguém deseje insistir na tese de ingerência, deve estudar melhor o princípio da separação dos Poderes, e verificará que cada um deles (Legislativo, Executivo e Judiciário) é ao mesmo tempo autônomo mas entrelaçado e equivalente aos demais; além disso, se analisarmos todos os incisos do Artigo 61 da Lei Orgânica vigente, “Das Atribuições do Prefeito” com o mesmo espírito do consultor jurídico que teceu os motivos de inconstitucionalidade acima, forçosamente concluiremos que quase todo esse Artigo 61 já é inconstitucional, pois estabelece várias “ingerências”, tais como: o prefeito tem a obrigação de responder aos requerimentos dos vereadores, o prefeito tem a obrigação de pagar os duodécimos à Câmara, o prefeito tem o direito de convocar a Câmara extraordináriamente;

3. No caso em tela, a determinação para que o prefeito simplesmente divulgue o seu programa de metas, ou seja, não esconda, não faça segredo de como pretende gastar o dinheiro público, absolutamente não viola, nem ingere nem usurpa qualquer atribuição exclusiva do chefe do Executivo. Todos falam e defendem a “transparência”, como um dos pilares da democracia, mas em cada caso pontual aparecem aqueles que tentam criar empecilhos a ela. Por outro lado, alguém poderia dizer que não é necessário um “programa de metas”, já que existem o PPA, a LDO e a LOA, que não deixam de ser indicações de metas, serviços e obras. Mas são peças vagas e meramente autorizativas. Prova de que um autêntico Programa de Metas é necessário, a despeito do PPA, da LDO e da LOA, são as tantas e longas reuniões que o atual prefeito está promovendo com todo o seu secretariado. Eles estão definindo exatamente isso: qual será o Programa de Metas para este Governo, de 2009 a 2012. Será que isso, depois de pronto, ficará guardado a sete chaves ou será divulgado, para que os vereadores, a imprensa, os eleitores e a população em geral possam conhecer, aplaudir e fiscalizar? Temos a certeza de que o prefeito Vitor Lippi, como homem público não apenas honrado, mas também aberto e democrático, pretende sim divulgar o programa de metas deste governo. Então, certamente ele também ficará satisfeito com a aprovação deste PELOM;

4. Aliás, numa análise rigorosa, a obrigação do prefeito remeter à Casa Legislativa um “plano de governo”, já está em vigor na Lei Orgânica, no inciso IX do Artigo 61, no inciso II do Artigo 126 e no Artigo 127 (será que representou violação, ingerência ou usurpação, na época em que o antigo projeto foi discutido? será que é uma inconstitucionalidade vigente mas ainda não denunciada, na atual Lei Orgânica?). Este PELOM pretende conferir substância a esses dispositivos já existentes, e a idéia poderia, alternativamente (com a vantagem de quorum de maioria absoluta, “apenas”), ter sido elaborada na forma de PLC (projeto de lei complementar);

5. Precisamos reconhecer, com naturalidade, que o Direito, seara onde a Consultoria Jurídica desta Casa respalda os seus pareceres, não é uma ciência exata, mas sim humana, subjetiva e interpretativa. Portanto, é campo naturalmente contraditório. Os pareceres que exara, embora peças de altíssima qualidade técnica e elaboradas pelos melhores profissionais, não passam disso: são pareceres, aquilo que melhor parece aos seus autores. Mas são e sempre serão contraditórios, o que é uma característica própria da ciência do Direito. Os vereadores, que são na sua pluralidade, os mais legítimos representantes populares, devem sim analisar atentamente os pareceres técnicos e jurídicos, antes de votarem os projetos que são submetidos à sua deliberação. Mas não devem jamais se tornar escravos de qualquer parecer. Cada voto de todo vereador, deve ser soberano e conseqüência da análise de todos os pareceres: jurídicos, da sua experiência pessoal, da sua cultura, da sua sensibilidade social, etc. O voto soberano do legislador deve ser o desaguadouro das melhores vontades da população como um todo;

6. De outra forma, se estamos no mesmo país, se todas as Leis Orgânicas Municipais são necessariamente inspiradas e até formatadas pela Carta Magna federal, como explicar que na Câmara legislativa da capital do Estado mais importante da Federação, onde certamente existem consultores jurídicos tão bons como os nossos consultores da Câmara de Sorocaba, um projeto semelhante, de iniciativa popular, foi aprovado quase que por unanimidade e com todos os pareceres jurídicos favoráveis?

7. Exortamos todos os colegas a terem e manterem a consciência da importância do nosso trabalho nesta Casa. Unidos, somos e sempre seremos fortes, reconhecidos e valorizados. Isolados, inseguros ou temerários, o contrário. O que deve decidir o nosso voto, em todos os momentos, é a nossa Consciência, humilde mas soberana. Precedentes de votações contrárias a pareceres, para quem ainda não tenha feito essa pesquisa, são muitos. Por sinal, derrubadas de veto, que também são sinais de liberdade, de democracia e de equilíbrio entre os Poderes, também já aconteceram muitas vezes neste Plenário e não podem ser apagados dos anais da Cidadania. (infelizmente, a maioria votou contra esse projeto, acatando o parecer da Consultoria Jurídica)

FAÇA O SEU JUÍZO A RESPEITO.

17 comentários:

geraldinho disse...

ta sem moral em crespo,ate na camara perdeu a moral e o respeito,

Crespo disse...

Prezado Geraldinho,
Não, pelo contrário, creio que marquei posição.
Veja bem: não estou lá "competindo"
com alguém; estou lá para representar o nosso povo; portanto, não fui eu que perdi a votação.

João Carlos Oliveira disse...

Caro Vereador Crespo:
Sinceramente não sei como o sr. tem estômago para conviver com esse tipo de "Geraldinho" no seu blog. Essa pessoa não sabe o que é política e muito menos cidadania. Moral e respeito sr. geraldinho é o que lhe falta. O sr. é um grande analfabeto político. Não é o sr. Crespo quem perde nada, como ele mesmo disse, seu ignorante, quem perde é a população. Pessoas pequenas como o sr. ao invés de participar de forma sadia das oportunidades que tem, usam seu tempo muito mal. Sr. Crespo: enquanto os cães ladram, a caravana passa.

Crespo disse...

Muito obrigado pelas suas generosas palavras em minha "defesa", João Carlos.
Concordo com você que pratos como esse (o Geraldinho) são indigestos, mas meu estômago é forte e dali só tem uma saída.
É por isso que nenhum outro político neste país é "louco" de fazer e manter um Blog livre como este. É uma contribuição nossa à Cidadania.

Lia Andréia Matins Cruz disse...

Caro vereador Crespo, o sr. conhece o texto "O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA" de José ALberto Gueiros? Ele diz mais ou menos o seguinte: após Churchill discursar na Câmara dos Comuns, naquela assembléia cheia de vedetes políticas, peguntou a um velho amigo de seu pai, o que tinha achado do discurso. A resposta foi: Meu jovem, você cometeu um grande erro. Você foi muito brilhante nesta Casa e isso é imperdoável. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado no mínimo uns 20 invejosos. O talento assusta. Essa foi uma sábia lição aquele jovem, porque a maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um medo indisfarçável da inteligência. Isso Crespo, foi na Inglaterra, imagine aqui na nossa Câmara Municipal e mesmo neste País de parlamentares que se "licham" para o povo. Ruy Barbosa já dizia:"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico pensando que burrice é uma Ciência." Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem os problemas e propõem soluções, os medíocres os repudiam para se defender.
Nelson Rodrigues tinha um sábio conselho: "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra", mas para todos os medíocres deste blog e desta cidade, com cargos ou não é que para desespero de vocês: " o problema é que os inteligentes normalmente brilham...Que Deus o proteja dos medíocres.

Anônimo disse...

Sorocaba é mesmo uma PROVÍNCIA que nunca vai crescer!

Que vergonha Sorocaba!

Que vergonha nobres vereadores!

Que vergonha assessoria jurídica da Câmara Municipal de Sorocaba!

Em São Paulo, essa lei foi aprovada com apenas um voto contrário! Foi elogiada pela população e amplamente divulgada pelos meios de comunicação.

Não era de se esperar o contrário de uma cidade com pessoas tão medíocres como Sorocaba.

Veja o caso dessas pessoas desocupadas que insistem em poluir este blog com comentários inúteis... São Geraldinhos, anônimos (que são bem conhecidos) e outros tantos que perdem tempo criticando sem nenhum fundamento.

Críticas são sempre válidas, mas quando agregam algum valor.

E quem é esse povinho para criticar alguma coisa?

É o mesmo povinho que reclama da corrupção, mas oferece um "agrado" para o policial não efetuar a multa. É o mesmo povinho que sonega imposto! É o mesmo povinho que insiste em jogar lixo nas ruas. É o mesmo povinho que dá sempre um "jeitinho"!

Sorocaba não vai para frente porque é uma cidade em que impera a ignorância!

É uma cidade que não consegue enxergar um milímetro além das lamentáveis páginas mal escritas de seus veículos de comunicação.

Uma pena!

Se existissem políticos e pessoas como você, Crespo, nós Sorocabanos, teríamos alguma chance de morar numa cidade melhor.

Não desista Crespo. Não deixe que a mesquinharia e a ignorância obstem o seu caminho.

Crespo disse...

Prezada Lia Andréia,
Seu desabafo, pela cultura demonstrada, foi um dos pontos mais altos já havidos neste Blog.
Nem sei como agradecer a sua participação.
Pessoas como você é que fazem este espaço valer a pena.

Crespo disse...

Prezado Anônimo de 20/5,
Você também fez um desabafo brilhante. Muito obrigado.
Estamos tentando fazer a coisa certa, e isso incomoda muita gente.

Eloisa disse...

Caro Crespo, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Você ainda tem esperança que "nossa Câmara Municipal" possa um dia trabalhar com pensamento voltado para o coletivo? Que aprovem Projetos que visem a dignidade do povo?
Que esses veradores, que votaram contra a ética e a moral, e que tanto nos envergonham, possam um dia lembrarem-se que lá estão para NOS REPRESENTAR e não para defender interesses espúrios e pessoais?

Tenho sonhado com que minha cidade seja um exemplo para a região, não só por ter vias ajardinadas, canteiros floridos, mas sim que fosse exemplo na Educação, na Saúde, no Transporte coletivo, na Segurança e por aí vai. Mas como isto está difícil!

Fiquei muito animada quando tomei conhecimento desse seu projeto pois vinha de encontro aos anseios de que teríamos transparência e o comprometimento da realização do Programa de Metas mas o que percebemos é o interesse descabido em "esconder", fato este que nos leva (mais uma vez) a acreditar que o grande interesse é "levar vantagem" em cima do povo.

Como gostaria que fosse permitido ao cidadão, ocupar o microfone da Câmara durante uma sessão (e lá eu estaria) e que a grande maioria dos vereadores que ocupam suas cadeiras tivessem a coragem de escutar o quanto nos envergonhamos dos mesmos.

Muita razão tem a "Lia Andréia Matins Cruz", infelizmente, você está rodeado de medíocres!!!

A consultoria Jurídica diz que seu projeto "Usurpa atribuição pertinente ao Prefeito, a quem incumbe exercer com exclusividade a Administração." Como???? USURPA? Exercer com EXCLUSIVIDADE?

Usurpado estamos nós, o povo, sem moralidade dos políticos;
Sem um programa de Saúde digno; sem segurança nas ruas e até mesmo dentro de nossas próprias casas pois os criminosos agem a vontade e nós estamos prisioneiros dentro de nossa moradia;
Nossas crianças com um sistema de Educação precário;
Nossos onibus coletivos lotados, onde reina a falta de respeito e de segurança;
Deficientes com dificuldades em transitar nas ruas;
Idosos com seus direitos desrespeitados;
E essa consultoria Jurídica preocupa-se com uma única pessoa somente pelo fato dele ser Prefeito?

Só nos resta gritar SOCORRO!!!!!!! O que podemos fazer para acabar com esses medíocres!
O que podemos fazer para que a dignidade volte a fazer parte do caráter da maioria de nossos políticos?

Sinto-me ultrajada. Estou indignada com esses senhores que "BRINCAM EM LEGISLAR".

Aproveito este espaço democrático e deixo aqui um recado aos senhores vereadores (salvo raríssimas exceções):

Senhores vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba, TOMEM VERGONHA NA CARA!

Que Deus te proteja e ilumine Crespo para que você continue com seu brilhante e digno trabalho e não se deixe contaminar com essa FALTA DE VERGONHA que está existindo naquela Casa!

Faço minha as palavras do anônimo das 16:57

"QUE VERGONHA SOROCABA"!!!!

Eloisa disse...

Desculpem-me mas volto para o que esqueci:

PARABÉNS À CÃMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO;
PARABÉNS SR. GILBERTO KASSAB;
PARABÉNS CRESPO, POR SEU IDEAL E EXEMPLO DE DIGNIDADE!

Eloisa disse...

Ainda outra pergunta Crespo:

Onde podemos encontrar os nomes de todos os vereadores que votaram contra ou a favor deste seu projeto?

Tentei no site da Câmara Municipal mas não obtive exito.

Desde já agradeço.

José Afonso Goulart disse...

D. Eloisa a sra., assim como a sra. Lia, como o anônimo, estão cobertos de razão. O problema é que o Vereador Crespo destoa dessa Câmara e pior do que aqueles que lá estão, está do lado de cá a população que não participa, não fiscaliza, não se interessa. Vejam este blog - um espaço destinado à cidadania, onde as pessoas poderiam ofertar idéias, esclarecer dúvidas, participar efetivamente, recheado de mediocridades, de analfabetos políticos, gente de má índole e má fé com participações de quinta categoria que emporcalham a idéia, a inciativa. Esperar o quê da Câmara, se ela nada mais é, que o espelho do povo que elegeu aqueles que lá estão. Nosso consolo, nossa sorte mesmo é que temos um representante como o Vereador CRESPO, que dá aulas de política, de ética e retidão. Tomara que ele não se canse.

Anônimo disse...

Vereador Crespo: estou assisitindo a Sessão de hoje 21 de maio, até agora os seus "nobres e ilustres" colegas apresentaram uns 10 votos de congratulações e 1 título de cidadão. Desanima sabia, como você aguenta? Quem paga tudo isso somos nós. Que pena Vereador Crespo, o sr. está sozinho no meio desse monte de incompetentes,pelo andar da carruagem, estamos a pé.
Acorda SOROCABA, vamos apoiar e cobrar bons projetos desses vereadores que estão gastando mal o dinheiro do salário que pagamos a eles. Crespo e se você desistir, o que vai sobrar de útil nessa Cãmara? Desafio o povo Sorocabano a iniciar neste blog e no meio onde vivem a campanha "TRANSPARÊCIA JÁ".
obrigado

Crespo disse...

Prezada Eloisa,
Sim, ainda tenho essa esperança, pois se perdermos isso, o mandato (e até a vida...)perde o sentido e seria um suplício o dia-a-dia.
Claro, preferível ao suplício seria a renúncia e a busca de outras atividades, mas contra isso vem a lembrança de um forte escrito: "apesar de tudo e mesmo que não consigamos fazer ou ver muita coisa do que desejamos, pelo menos estamos ocupando um espaço com dignidade, espaço esse que na nossa ausência possivelmente seria ocupado por alguém menos bem intencionado".
Quanto à sua dificuldade em saber os nomes de qual vereador votou a favor ou contra qualquer projeto, você também tem razão: isso não está sendo exposto no site. No tocante ao meu projeto (arquivado) do Programa de Metas, houve apenas 3 votos (vencidos) favoráveis: Francisco França e Isídio Correa (e o meu).

Crespo disse...

Prezado Anônimo de 21/5,
Entendo suas razões.
Eu "aguento" várias situações indesejadas ou desagradáveis, porque gosto do que faço e tenho um forte ideal político no coração.
Esse forte ideal, por sua vez, é causado pelas minhas convicções de que esta vida é apenas uma passagem e ao final dela, teremos que prestar contas do bem, do mal e das omissões que aqui cometemos, à luz dos "talentos" que Deus nos confiou. Ele dirige totalmente todos os meus atos.

Jussara Motta Carvalho disse...

Crespo,

Sou o anônimo de 20/05.Percebi que deixei de assinar. Desculpe-me.

Jussara Motta Carvalho

Eloisa disse...

Obrigada por responder Crespo mas, parece brincadeira que, de tantos vereadores apenas dois (sem contar você) tenha tido bom senso, ética e preocupação para com o povo. Guardarei bem esses nomes!