15 de abril de 2015

Crespo presidiu cinco CPI’s na atual legislatura





Na atual legislatura (2013-2016), o vereador José Crespo (DEM) foi presidente de cinco das 11 CPI’s até o momento. Veja, abaixo, a relação delas e seus encaminhamentos:

1-) 01/13: Atrasos e paralisações de obras públicas

CPI concluída, que confirmou a existência de 48 obras que foram iniciadas na época eleitoral de 2012 e depois abandonadas. A CPI descobriu a existência de cartel de empresas pavimentadoras e encaminhou relatório ao Ministério Público (MP), que engavetou.

2-) 02/13: Irregularidades no ‘Sorocaba Total’

CPI concluída, que confirmou a ocorrência das irregularidades, como a não realização de várias obras antes programadas; substituição de obras por motivos políticos, favorecimento de empresas contratadas e fraudes na prestação de contas. A CPI enviou relatório ao MP e ao Tribunal de Contas; os dois órgãos engavetaram. Crespo ingressou com ação popular no Judiciário, que encontra-se em andamento.

3-) 03/13 (02/14) (03/14) (06/14): Deficiências nos serviços de Saúde

CPI concluída, sendo responsável por promover a maior investigação jamais feita antes, nas dependências de Saúde pública da cidade: nos postos de bairros, prontos-atendimentos, UPH’s e na Santa Casa, flagrando médicos ausentes, falta de controle, falta de equipamentos e falta de medicamentos. A CPI enviou relatório à Prefeitura, que fez a intervenção na Santa Casa, contratou mais médicos e abriu a licitação para o Hospital Municipal.

4-) 04/13: Conflitos no Mercado Distrital

CPI concluída, tendo conciliado os interesses dos antigos mercadores com os planos de instalação de produtores rurais, interferindo no projeto de reformas físicas a serem executadas. O relatório está pronto, aguardando o prefeito assumir o compromisso público das obras.

5-) 05/13: Irregularidades na Coleta de Lixo

CPI concluída, confirmando as atitudes erradas cometidas pela Prefeitura na administração do contrato com a Gomes Lourenço, a falta de planejamento e controle no contrato emergencial com o consórcio CSA, e conseguiu evitar o monopólio da Proactiva. O relatório está pronto, aguardando a finalização do processo de licitação da nova empresa.

6-) 01/14 (08/14): Problemas no abastecimento de Água

Diligências encerradas, a CPI confirmou uma série de irregularidades cometidas no SAAE, como interrupção de obras, desaparecimento de equipamentos, fraudes em medições e obras sem contratos, desde a adução na serra de São Francisco, passando pelas estações de tratamento de água e de esgotos. Relatório sendo finalizado.

7-) 04/14 (02/15): Problemas com a Merenda Escolar

Diligências encerradas, a CPI confirmou a existência de cartel operando em Sorocaba, com superfaturamento e propinas, falta de controles e falta de notas fiscais de fornecedores. Processo criminal deixado a cargo do Gaeco. A curto prazo, proposto novo modelo de licitação e contrato, com fracionamento geográfico. A médio prazo, propostos estudos pela prestação direta do serviço, sem terceirização. Relatório finalizado, encaminhado ao prefeito em 15/04/15.

8-) 05/14: Rescisão do atendimento SUS no Hospital Evangélico

CPI concluída, com diligências tentadas para manter o convênio SUS, sem resultar em razão de liminar judicial obtida pela atual diretoria do hospital (AEB/SP). Rescindido o convênio, deixou de haver interesse público e os trabalhos da CPI foram abortados. Relatório entregue e arquivado na Câmara.

9-) 07/14: Desvios de conduta na administração da Santa Casa

Em andamento e no prazo regimental. As diligências foram postergadas em razão de abertura de inquérito pela Polícia Civil, com o mesmo objetivo. Vários agendamentos já feitos para o mês de maio. Previsão de quebra dos sigilos do ex-provedor, nas próximas semanas.

10-) 01/15: Causas do surto de Dengue

Em andamento e no prazo regimental. Várias causas já foram identificadas, por exemplo, a falta de coleta de lixo e a falta de prevenção nos últimos anos.

11-) 03/15: Irregularidades nos Convênios com entidades filantrópicas

Em andamento e no prazo regimental. A primeira oitiva, da secretária Edith di Giorgi, ocorrerá em 16/04/15.

Nenhum comentário: