16 de abril de 2015

CEI 16 será entregue em maio de 2015




O vereador José Crespo (DEM) inspecionou, na última sexta-feira (10), o canteiro de obras do Centro de Educação Infantil 16, localizado ao lado do Viaduto dos Ferroviários. Isso está sendo uma conquista histórica, conseguida por Crespo, que intermediou o acordo (TAC) assinado entre o Shopping Pátio Cianê, a Prefeitura Municipal e o Ministério Público. 

O shopping estava construindo passarela e invadindo várias áreas públicas, o que é ilegal. Crespo fiscalizou e exigiu que, para manter esses abusos, o Pátio Cianê compensasse a cidade com a construção, totalmente de graça para o povo, de mais uma creche, que é a grande demanda e vergonha de Sorocaba. Esse acordo, embora legal, nunca tinha sido celebrado antes (geralmente as vantagens privadas eram trocadas por propinas para agentes públicos, nos bastidores); foi uma vitória dos contribuintes sorocabanos. 

O encarregado da obra afirmou para Crespo que, no máximo, até 30 de maio de 2015 o prédio estará pronto para ser utilizado; como a obra é privada, não corre o risco de politicagens ou de ficar paralisada como as dezenas de outras que foram abandonadas logo depois das eleições de 2012.

15 de abril de 2015

Crespo presidiu cinco CPI’s na atual legislatura





Na atual legislatura (2013-2016), o vereador José Crespo (DEM) foi presidente de cinco das 11 CPI’s até o momento. Veja, abaixo, a relação delas e seus encaminhamentos:

1-) 01/13: Atrasos e paralisações de obras públicas

CPI concluída, que confirmou a existência de 48 obras que foram iniciadas na época eleitoral de 2012 e depois abandonadas. A CPI descobriu a existência de cartel de empresas pavimentadoras e encaminhou relatório ao Ministério Público (MP), que engavetou.

2-) 02/13: Irregularidades no ‘Sorocaba Total’

CPI concluída, que confirmou a ocorrência das irregularidades, como a não realização de várias obras antes programadas; substituição de obras por motivos políticos, favorecimento de empresas contratadas e fraudes na prestação de contas. A CPI enviou relatório ao MP e ao Tribunal de Contas; os dois órgãos engavetaram. Crespo ingressou com ação popular no Judiciário, que encontra-se em andamento.

3-) 03/13 (02/14) (03/14) (06/14): Deficiências nos serviços de Saúde

CPI concluída, sendo responsável por promover a maior investigação jamais feita antes, nas dependências de Saúde pública da cidade: nos postos de bairros, prontos-atendimentos, UPH’s e na Santa Casa, flagrando médicos ausentes, falta de controle, falta de equipamentos e falta de medicamentos. A CPI enviou relatório à Prefeitura, que fez a intervenção na Santa Casa, contratou mais médicos e abriu a licitação para o Hospital Municipal.

4-) 04/13: Conflitos no Mercado Distrital

CPI concluída, tendo conciliado os interesses dos antigos mercadores com os planos de instalação de produtores rurais, interferindo no projeto de reformas físicas a serem executadas. O relatório está pronto, aguardando o prefeito assumir o compromisso público das obras.

5-) 05/13: Irregularidades na Coleta de Lixo

CPI concluída, confirmando as atitudes erradas cometidas pela Prefeitura na administração do contrato com a Gomes Lourenço, a falta de planejamento e controle no contrato emergencial com o consórcio CSA, e conseguiu evitar o monopólio da Proactiva. O relatório está pronto, aguardando a finalização do processo de licitação da nova empresa.

6-) 01/14 (08/14): Problemas no abastecimento de Água

Diligências encerradas, a CPI confirmou uma série de irregularidades cometidas no SAAE, como interrupção de obras, desaparecimento de equipamentos, fraudes em medições e obras sem contratos, desde a adução na serra de São Francisco, passando pelas estações de tratamento de água e de esgotos. Relatório sendo finalizado.

7-) 04/14 (02/15): Problemas com a Merenda Escolar

Diligências encerradas, a CPI confirmou a existência de cartel operando em Sorocaba, com superfaturamento e propinas, falta de controles e falta de notas fiscais de fornecedores. Processo criminal deixado a cargo do Gaeco. A curto prazo, proposto novo modelo de licitação e contrato, com fracionamento geográfico. A médio prazo, propostos estudos pela prestação direta do serviço, sem terceirização. Relatório finalizado, encaminhado ao prefeito em 15/04/15.

8-) 05/14: Rescisão do atendimento SUS no Hospital Evangélico

CPI concluída, com diligências tentadas para manter o convênio SUS, sem resultar em razão de liminar judicial obtida pela atual diretoria do hospital (AEB/SP). Rescindido o convênio, deixou de haver interesse público e os trabalhos da CPI foram abortados. Relatório entregue e arquivado na Câmara.

9-) 07/14: Desvios de conduta na administração da Santa Casa

Em andamento e no prazo regimental. As diligências foram postergadas em razão de abertura de inquérito pela Polícia Civil, com o mesmo objetivo. Vários agendamentos já feitos para o mês de maio. Previsão de quebra dos sigilos do ex-provedor, nas próximas semanas.

10-) 01/15: Causas do surto de Dengue

Em andamento e no prazo regimental. Várias causas já foram identificadas, por exemplo, a falta de coleta de lixo e a falta de prevenção nos últimos anos.

11-) 03/15: Irregularidades nos Convênios com entidades filantrópicas

Em andamento e no prazo regimental. A primeira oitiva, da secretária Edith di Giorgi, ocorrerá em 16/04/15.

14 de abril de 2015

Terceirizada da Prefeitura para obras e pavimentação fica ‘pela metade’



A Prefeitura de Sorocaba costuma enfrentar problemas com as empresas terceirizadas por falta de pagamento. Não bastasse a atual situação da coleta de lixo e da merenda escolar, agora é a vez dos munícipes enfrentarem problemas com a paralisação da pavimentação na avenida Pirelli, no Jardim dos Pássaros, que havia começado no mês passado.

Sob a alegação de atraso de pagamentos, a terceirizada encerrou os serviços no local. Com isso, os moradores ficaram revoltados, principalmente em razão das nuvens de poeira que estão sendo levantadas pelo tráfego de veículos, além dos transtornos próprios da obra (escavações, buracos, etc). 

O vereador José Crespo (DEM) está pedindo ao prefeito Pannunzio que determine, com urgência, a retomada e finalização dos trabalhos na avenida Pirelli.


13 de abril de 2015

CPI do Lixo entrega relatório final em coletiva de imprensa


Os vereadores que compõem a CPI do Lixo (05/13) apresentam nesta terça-feira (14), às 14h, o relatório final dos trabalhos, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Sorocaba. Elaborado pelo relator Carlos Leite (PT), o material apontará diversas irregularidades cometidas pela atual Administração Pública, assim como problemas estruturais e operacionais referentes ao consórcio que opera a coleta no município.

O presidente da CPI do Lixo, vereador José Crespo (DEM), acredita que o resultado produzido pela comissão foi “satisfatório”, lembrando que caberá aos órgãos responsáveis (Ministério Público e Tribunal de Contas) as medidas que se julgarem necessárias a uma eventual punição, tanto à Prefeitura de Sorocaba como ao próprio consórcio.

A conclusão do relatório final que será apresentado à imprensa nesta terça-feira será lido, no Plenário da Câmara, na sessão ordinária de quinta-feira (16). Além de Crespo e Carlos Leite, compõem a CPI do Lixo os vereadores Izídio de Brito e Francisco França (ambos do PT), Marinho Marte (PPS), Irineu Toledo (PRB) e Tonão Silvano (SDD).

6 de abril de 2015

Moradores da Villa dos Inglezes e Crespo buscam soluções para preservar APP na entrada de condomínio

 

Na noite do dia 01 de abril, o vereador José Crespo (DEM) esteve na sede da Associação de Moradores do Condomínio Villa dos Inglezes, para tratar da tentativa da Prefeitura de destruir a APP (Área de Preservação Permanente) situada na entrada desse importante condomínio da cidade, que é um verdadeiro santuário da fauna e flora da região.

Esse ecossistema está prestes a ser afetado pela Prefeitura de Sorocaba, alegando a necessidade de realizar a "avenida marginal do córrego Itanguá", necessária à interligação das regiões norte (Cruz de Ferro) e oeste (rodovia Raposo Tavares - Posto Ikeda).

Existe uma alternativa para o novo traçado, que preserva essa APP, desviando o tráfego para a avenida Santa Cruz e depois diretamente para a avenida Luiz Mendes de Almeida, e que é mais barata para a Prefeitura. Mas, infelizmente, a Prefeitura está preferindo destruir a APP do que adotar essa alternativa.

Os moradores da Villa dos Inglezes, apoiados pelo vereador, já recorreram ao Ministério Público, na pessoa do promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, na esperança de que esse atentado ao meio-ambiente seja barrado.