8 de dezembro de 2009

Praça Lions: falta vontade política.

Esta semana estamos sofrendo, novamente, a estagnação do sistema viário de Sorocaba, em decorrência da inundação da Praça Lions. Com a interdição desse ponto, até mesmo as vias alternativas ficam congestionadas. Viagens que demorariam quinze minutos, passam a levar quase uma hora para serem realizadas. Isso representa atrasos, incômodos e prejuízos para todos os cidadãos e visitantes, estes últimos saindo horrorizados com esse verdadeiro caos, que depõe contra a imagem e a auto-estima da cidade. A Praça Lions foi construída pelo prefeito Flávio Chaves, ou seja, há pouco mais de 20 anos. Estamos sofrendo esse caos, essa vergonha, desde aquela época. Basta uma chuva mais forte, na cidade ou nas cabeceiras, para Sorocaba parar. Será que nos acostumamos com isso, achando que é uma espécie de “praga” ou fatalismo histórico, que não tem solução? Onde estiveram nossos engenheiros (e políticos) durante todo esse tempo? Este ano, como uma das poucas (2) atribuições passadas para a secretaria dele, Jair Molina trabalhou e encontrou não apenas uma, mas três possíveis soluções para acabar com as inundações da Praça Lions. Despachou essas soluções com o prefeito Vitor Lippi, que gostou muito ... mas não as executou. Esse imobilismo está custando caro ao nosso povo. Vamos transparecer abaixo, quais são as três possíveis soluções. Apenas uma delas acabará com as inundações; se duas delas forem associadas, garantia absoluta. 1) Elevar a cota do pavimento rodante, da Praça Lions e adjacências, em aproximadamente 1 metro; medições foram feitas pela SETRAN este ano e confirmaram que essa elevação não comprometerá as alturas críticas sob os viadutos das proximidades, e as águas pluviais chegarão ao rio por gravidade, sem empoçamentos; 2) Deixar a cota como está, mas construir mureta de contenção do rio, ao longo daquele trecho da Marginal, com equipamento de bombeamento das águas pluviais nos pontos mais baixos; 3) Fazer o afundamento do leito do Rio Sorocaba, a jusante da Praça Lions, num trecho de aproximadamente 1 km; no passado, alguns prefeitos gastaram um grande dinheiro público dessassoreando o rio bem em frente da Praça Lions, ou até a montante, prometendo que “salvariam” a cidade dessas inundações, mas isso não passou de demagogia barata, digo, demagogia cara. Enquanto a mentalidade dos nossos governantes continuar sendo de culpar o clima, o verão, as tempestades, o povo vai continuar sofrendo e a cidade vai estagnar sempre que chover mais forte. Deveriam culpar a sua própria negligência e inoperância. Falta vontade política de resolver o problema. Custos? Certamente haverá. Mas será um dinheiro bem melhor aplicado, por exemplo, do que comprar milhares de bicicletas num programa temerário, ou subsidiar o transporte público num sistema desequilibrado e ultrapassado.

19 comentários:

Eloisa disse...

Pois é Vereador Crespo, que preço o povo paga pela "falta de visão" e de modo maior, pela falta de vontade daquele a quem compete "dirigir" nossa cidade!
Dias atrás, em um grupo de pessoas comentávamos a necessidade de tal providência na praça lions, bem como a necessidade (urgente) da pista direita em nossa marginal. Qual não foi nossa surpresa e indignação ao mesmo momento, quando aqui, neste espaço, tomamos conhecimento do trabalho de Jair Molina em ambos os casos e ainda, saber que estes trabalhos, tão necessário e urgente, foi "simplesmente" ignorado pela pessoa em quem depositamos total confiança e o elegemos prefeito! É revoltante!
Em nossa lembrança permanece viva o início da construção de nossa marginal, tão criticada naquele momento. Podemos nos imaginar sem a mesma? Isto, acredito, chama-se "visão" de bom administrador! Pena que, lamentavelmente, estamos órfãos desse tipo de administração. Administração voltada para o bem de nossa cidade e seu povo!
Como já dissemos aqui (em outro tópico), a Esperança é imortal e, como tal, queremos acreditar que o povo aprenderá a eleger pessoa do bem, pessoa com caráter, retidão, honestidade e acima de tudo capacidade para ocupar nossa cadeira de prefeito. E essa pessoa não poderá ser outra que não nosso J. C. Crespo!

Acorda Sorocaba!

CAETANO disse...

crespo,enquanto voce nao consegue a cadeira do lippi,voce so tem a criticar pelo seu blog,pq nao tem espaço na imprensa sorocabana....se os proj do molina e seu vocem bons para o municipio o lippi nao teria exonerado ele da pasta e voce ja era prefeito do municipio

Júlia Mattos Zats disse...

Crespo, para cada Eloisa, com visão política, há um Caetano cego!
Sr.Caetano, não se trata de sentar à cadeira de ninguém,( o que é uma pena e uma lástima para Sorocaba) trata-se do povo, pessoas como eu e como você. Certamente você deve ter achado o máximo Sorocaba parar ontem, porque pela milionésima vez, a marginal inundou. O Jardim Maria do Carmo inundou. Não, não, meu caro, não me venha com discurso pronto, pra falar que São Paulo também inundou, porque a gente mora aqui e sofre aqui as consequências da falta de vontade política e da visão como disse a sra. Eloisa. A propósito, você não lê jornal não é mesmo? porque se ler, deve ser apenas a coluna policial, de onde Sorocaba, não tem saído ultimamente. Mas para satisfação de outros, que não você, a mídia dá sim espaço para o Vereador Crespo,porque ele de fato, trabalha. Só não vê quem não quer e por isso finge que não sabe e vem querer atacar, dando uma de bacana neste espaço! Você leu a carta aberta sobre a exoneração do Jair Molina neste blog? Entendeu? Não leu? Leia, depois fale.Tenho certeza absoluta que não se deu ao trabalho de conhecer o que está neste espaço cidadão. Agora se você acha que é legal ficar a mercê das inundações, boa sorte, continue apoiando a falta de coragem, a falta de seriedade e palavra na política. E não esqueça, compre uma bóia e carregue sempre com você, ela poderá lhe ser útil.

Pedro Ribeiro disse...

Crespo, esse Caetano é um mané! Eu concordo com tudo o que vc escreveu sobre a falta de vontade política, sabe quanto tempo eu levei ontem pra chegar no meu trabalho? Duas oras, quando não gasto 20 minutos. Onde eu tentava ir estava alagado ou parado. Fiz um caminho pela Zona Norte e lá tbem tava alagado. Ontem era mais fácil chegar no Eden(Paraizo) do que chegar no Eden (bairro)e na volta tudo parado. A gente depende dessa porcaria de marginal, que faz tempo já devia ser duas, e a unica se alguém guspir no rio, inunda.

Crespo disse...

Prezado Caetano,
Você tem todo o direito de se manifestar neste Blog, pois ele realmente é Livre!
Mas quem fala o que quer, geralmente ouve o que não quer.
Muito obrigado, Júlia e Pedro, vocês já responderam tudo, para o julgamento dos demais internautas.

INAD disse...

Sr. Caetano.
O merito da questão não é se o Ver. Crespo quer a cadeira do Pref. Vitor Lippi, ou se o prefeito exonero os projetos do Eng. Molina, acontece que é um PROBLEMA de todos nós, desde a educação do povo que não pode jogar lixo no Rio, pois o Rio não é LIXÃO!! Comentarios como o seu, atacando, criticando não leva a nada, apesar do espaço ser democratico. Assim, Sr. Caetano o que temos que nos conscientizar é que TODOS TEMOS PARCELA DE CULPA, e nos temos que fazer a nossa parte, contribuindo e discutindo soluções!!

Forte abraço ao Ver. Crespo.

geraldo disse...

Caro Vereador José Antonio Caldine Crespo

Neste assunto divirjo um pouco de você.
Quando a Marginal foi construída pelo melhor prefeito de Sorocaba que conheci - Dr. Armando Pannunzio -, ainda jogava futebol no campo dos Funcionários Municipais – FM, exatamente onde hoje é Praça Lions; não acreditava que o projeto pudesse ser realizado naquele local, que é a passagem sob. a linha do trem da antiga FEPASA. A Marginal saiu não só por baixo da ponte Fepasa, mas também com um ramal por baixo dos trilhos da Votorantim. Quando a marginal ficou pronta, considerei como uma das maiores obras do Dr. Armando.
Hoje meu posicionamento é totalmente diferente; beirada de rios, córregos e nascentes, não é lugar de ruas e/ou avenidas, é lugar de mata ciliar, exatamente para dar proteção aos mesmos rios, córregos e nascentes.
Considero um absurdo todo e qualquer projeto que exista para construção da Marginal Direita do Rio Sorocaba – acho que a Câmara Municipal deve ser contra essas iniciativas -, minha proposta é que se faça um horto florestal iniciando na divisa de Votorantim, terminando – parece-me – na divisa da cidade de Iperó – horto floresta pode ser força de expressão, porque não uma bela Mata Atlântica, com vários bosques de matas de outros lugares e/ou países.
Na Marginal Esquerda o erro já foi cometido, vamos remediar tentando fazer alguma coisa, mas não vamos acabar com as enchentes, exemplo temos em São Paulo; quando o governo pensou que tinha debelado as enchentes nas marginais por 10 anos – Rios Tiete e Pinheiros -, não passaram nem 5 elas voltaram com toda força.
Beiradas de Rios, Córregos e Nascentes tem que ser respeitado, porque embora permaneça seca boa parte do ano, pertencem aos Rios e Córregos quando dela necessitarem, e nascente precisam ser respeitada, porque água bem muito importante para a Vida Humana.
O Piscinão do Abaeté – parece-me - até agora tem sido solução, mas os moradores do local teem de ficar de olhos abertos toda vês que chover acima do normal, coisa que daqui para frente vai ocorrer com espaços menores de tempo, segundo os metereologistas.

Tenho uma tese simples: CALÇADA não foi feita para ser MATA CILIAR DE RUAS E AVENIDAS; assim como, BEIRADA DE RIOS não existe para se construir RUAS E AVENIDAS, elas pertences aos RIOS E CÓRREGOS.

Geraldo de Arruda Moraes
Membro do Grupo Fé e Politica

Crespo disse...

Prezado Geraldo,
Concordo: as margens dos rios deveriam ser respeitadas.
Mas o foco deste Blog é a situação já existente da marginal esquerda.
Nesse caso, minha afirmação é de que a solução existe.
Aliás, prova disso é a ponte construída, mais recentemente, perto da SAF veículos: além dela ser curva e alta, a Prefeitura aterrou e elevou também a cota da pista marginal esquerda: naquele ponto não há nem haverá inundações.
Outra prova do descaso do atual governo com relação à praça Lions: o programa Sorocaba Total, justificado perante a CAF venezuelana para "desafogar o trânsito", vai gastar 100 milhões de reais em outros pontos - ignorando completamente as inundações nesse ponto crítico.
Portanto, nem dinheiro falta (pois poderiam ter incluído a Praça Lions no Sorocaba Total): é falta de vontade mesmo.

Geraldo disse...

Caro Vereador José Antonio Caldine Crespo.

Como o bom engenheiro que você é, respeito seu posicionamento e até concordo com ele, entretanto:
• Houve uma enchente no Governo do Prefeito – parece-me – Flavio Chaves, que a água bateu, mais ou menos, no meio do barranco da Estrada de Ferro Votorantim, na altura da Praça Lions;
• Meu pai contava que na década de 1930, todas as pontes do Rio Sorocaba ruíram, com exceção da Ponte da Mauricio Delosso, de onde – em cima da ponte - se pagava água com uma caneca.

Mesmo achando que todo trabalho que se fizer, não vai livrar totalmente a Marginal Esquerda do Rio Sorocaba de ser invadida por água do rio, concordo com você que alguma coisa tem que ser feita, principalmente se existe recursos disponíveis.
Geraldo de Arruda Moraes
Membro do Grupo Fé e Política.

ANTONIO SOARES (Central Parque) disse...

Parabens....
Estou muito feliz em ler esse tema do blog, pois depois de ler todas os comentarios, tirando um....
Vi que realmente esse é um espaço livre para debate assuntos relevante....
Parabens a todos que entram, algums debatem outros refletem...

Antonio Soares (Central Parque)

RICARDO disse...

CRESPO,VC NAO FAZ MAIS AQUELES CALENDARIOS ANUAL PARA SEUS AMIGOS,ELEITORES COMO TINHA ANTES?

Crespo disse...

Prezado Ricardo,
Grato pela sua lembrança.
Você tem boa memória.
Este ano não fizemos aquele calendário, de antigamente; estamos trabalhando outras idéias.
Abraço para você.

RICARDO disse...

Ok....crespo,mas vereador, o pannunzio esta atras de um dep.estadual para dobrar aqui em sorocaba,pela coletiva que ele deu a imprensa, nao lhe interessaria novamente voce dobrar com ele como fez no passado?

Crespo disse...

Mantenho a amizade pessoal com Pannunzio, Ricardo, mas agora essa "dobrada" não é mais possível, pois disputaremos o mesmo cargo (federal).

Anônimo disse...

Caro José Antonio Caldini Crespo.

Competência para ser Deputado Federal você tem de sobra, entretanto vai enfrentar dois pesos pesados da política sorocabana – Pannunzio e Amary -, alem de outros da região, mesmo assim entendo que você tem possibilidade de se eleger.
Se a eleição fosse hoje, votaria em você.

Francisco disse...

Parabéns Deputado!A própria exoneração Sr Molina antecipou a mudança estratégia e redundou na mudança comando da Câmara Municipal,que agora, poderá ser independente.Se o Rei estava Nú, agora o Prefeito ficou "pelado".
Quem sabe novo presidente, não faça parte "conchavo" para inocentar outro vereador,qual teve carta CNH retida.Poderá também haver mudança na Assessoria Jurídica, pelo menos na forma exararem os futuros pareceres, onde V.Sa. poderá inaugurar as Reuniões Semanais com CCJ.
Parabéns! Até que enfim,Iniciaram-se as "mudanças" em Sorocaba. E próximo ano poderá fazer mais barulho ainda, atraindo Mídia,atenção, bom pra Campanha Federal.Fica de olho no Lider atual PSDB na Câmara.Esse sim, poderá lhe aprontar no meio caminho.Agora, vai ficar muito ruim (não dará p engolir) se V.Sa. tentar dobrar com o próprio Prefeito.

Crespo disse...

Prezado Anônimo,
O bom da Democracia é que o eleitor consciente sempre tem várias opções; cada candidato tem o seu perfil, o seu passado e as suas propostas.
Já ganhei e já perdi eleições, e o meu forte é que não tenho medo de competir.
Grato pelo seu estímulo.

Crespo disse...

Obrigado, Francisco: você é um bom analista político.
Vamos trabalhar pela coisa certa.

Eloisa disse...

Vereador Crespo, tenho percebido, ao ler as postagens deste blog, que os eleitores, em sua maioria, atribuem aos partidos, os comportamentos de seus filiados.
Claro que, cada político deve fidelidade ao seu partido mas daí, julgar a este, pelo comportamento daquele, nos deixa "a mercê" daqueles que sabem esconder bem demais os maus-feitos!
Que teria sido de nossa crença em nosso Grande Mestre, Jesus, se os cristãos o julgassem pelo comportamento de "um" dos doze que o seguiam?
Podemos concluir que, desde tempos remotos, em todos os grupos existem os bons, os maus e os providos de inocência. O que precisamos atualmente é, estarmos atentos e analisarmos com toda cautela antes de julgar e mesmo "antes de confiar".
Foi, por assim pensar, que ousei um dia, aqui colocar "dane-se o partido".
Peço-lhe licença, vereador Crespo, para deixar uma solicitação aos Sorocabanos:

"Vamos à luta sorocabanos! Com respeito e educação podemos (e devemos) cobrar nossos direitos. Vamos acompanhar (de perto) os trabalhos daquele a quem elegemos e, porque não, cobrá-los para que nos represente com honestidade, dignidade, retidão e transparência"

Posso aqui afirmar que, enquanto "votei" sem conhecer verdadeiramente meu candidato acabei (sempre) por me arrepender enquanto que, após ter os cuidados acima citados passei a me sentir uma verdadeira cidadã, cônscia de seus direitos e obrigações e jamais voltei a me sentir "enganada" pelos mesmos.

Posso ainda afirmar que, é devido "este acompanhamento" (do político em quem deposito minha confiança) que, cada dia mais, admiro o trabalho, a atuação, a preocupação para com seu povo, a trânsparência e honestidade da pessoa do Senhor, José Caldini Crespo.

Obrigada vereador Crespo, por honrar o meu voto e todos os demais 9.873!

À LUTA SOROCABANOS!