29 de julho de 2009

Reflita e tome Atitude

Vale a pena ler o texto abaixo, de Elisa Lucinda, e depois ver/ouvir a interpretação dele pela cantora Ana Carolina (http://www.youtube.com/watch?v=IhcaD2y0TZ0)
Reflita, e se concordar, tome alguma Atitude.
Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro, que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais; esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha a quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro; a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e dos justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha",
"Esse apontador não é seu, minha filhinha".
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e tôrpe temos tido que escutar.
Até "habeas corpus preventivo", coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e eu vou dizer: Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez.
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: "É inútil, todo mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal".
Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? IMORTAL!
Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dá para mudar o final!

18 comentários:

Eloisa disse...

Arrepiante!
Com toda certeza, VAMOS MUDAR O FINAL!
Tomo a liberdade de colocar que uma das atitudes é não deixarmos que nossa memória seja "curta" e nos lembrarmos de tudo na hora de irmos às urnas!
Qual outra atitude a ser tomada a respeito? Este seria um tema de suma importância para que os internautas colocassem, sériamente, sua sugestão.
Grande Elisa Lucinda, que colocou tudo o que está estagnado em nossa garganta e que dói no coração! Grande Ana Carolina, que interpretação!

Crespo disse...

Eloisa,
Não é à toa que você está sendo a primeira pessoa a comentar esse texto. Grato.
Arrepiante mesmo.
Coloquei aqui porque o considerei o melhor que já li e vi na minha vida. Diz tudo o que tinha que ser dito.

Anônimo disse...

O BRASILEIRO É ASSIM....
- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
- Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
- Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
- Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
- Fala no celular enquanto dirige.
-Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
- Pára em filas duplas, triplas em frente das escolas
- Viola a lei do silêncio.
- Dirige após consumir bebida alcoólica.
- Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
- Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
- Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
- Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.
- Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
- Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto
- Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
- Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota de 20.
- Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
- Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
- Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
- Compra produto piratas com a plena consciência de que são piratas.
- Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

- Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
- Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA
- Freqüenta os caça-níqueis e fazem uma fezinha no jogo de bicho.
- Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
- Comercializa os vales transportes e vale refeição que recebe das empresas onde trabalha.
- Falsifica tudo, tudo mesmo.. só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado...
- Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial pergunta o que traz na bagagem...
- Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
E querem que os políticos sejam honestos.... se escandalizam com a farra das passagens aéreas... Estes políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo... ou não ?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

Eloisa disse...

Não Sr. anônimo das 14:33, BRASILEIRO NÃO É ASSIM... são as exceções que conhecem muito bem esses trâmites que assim procedem! A grande maioria, com a graça de Deus, são pessoas honradas e honestas que podem e devem reclamar!
Lembre-se que, de todos os políticos que sairam do meio do povo, nem todos são corruptos. Uma prova é o nosso vereador Crespo. Trata-se, acima de tudo, de uma questão de berço.
Recuso-me (como o sr. demonstra)a colocar-me na situação de "conformismo" generalizando as atitudes e os comportamentos.
O Brasileiro tem que reclamar sim e, acima de tudo, reclamar com coragem, sem se esconder atrás do anonimato!

Beatriz Sodré disse...

Sr. Vereador Crespo/D.Eloisa:

De fato, por um lapso lamentável de minha parte,a postagem saiu anônima e uma vez postada, não há como corrigir. Sou Beatriz Sodré.
A sra.Eloisa tem toda razão quando diz que o vereador Crespo não é assim. Mas, ele é a EXCEÇÃO, felizmente, seus pares agem na contra mão da história na nossa Câmara. Não sou conformista não,também eu sou exceção como a sra., mas me perdoe, a maioria ou pelo menos a metade do povo brasileiro, age na Lei de Gerson, não vá muito longe, olhe atentamente algumas das postagens deste blog. Se é a falta de cultura ou educação formal, ou mesmo berço, não sei, mas se fosse o contrário, me explique porque o povo continua elegendo os mesmos picaretas e deixa de fora os honestos, os honrados, os idealistas, os que trabalham no duro? Quer exemplo maior do que um debaixo do nosso nariz, que foi a não reeleição do vereador Crespo para Deputado Estadual? Uma pessoa que foi repetidamente indicada como um dos mais atuantes pela ONG VOTO CONSCIENTE (está na abertura deste blog). Será mesmo que se a maioria de nós soubesse reclamar, lutar e escolher precisaria existir uma ong com o nome de voto consciente? Vamos lá, poderia lhe dar mais uma lista de coisas que os brasileiros(não as exceções) fazem, com alguns exemplos dos que tiveram a oportunidade de estudar - berço é outra coisa - mas conhecimento também ensina e ajuda muito: guardar lugar em filas de cinema, restaurantes, etc..; arrumar carteira de estudante, sem ser estudante para pagar meia entrada, no jeitnho se aposentar antes da hora, viajar com a família sem pagar passagens (ministros e desembardores dos tribunais)- copiando os representantes do povo em Brasília. Perceba que eu disse representantes do povo - ninguém se elege sem voto - os Parlamentos brasileiros são in-fe-liz-men-te, o retrato deste país,que é composto pelo POVO; nesse contexto, temos os excelentes representantes como é o caso do Vereador Crespo e o resto que a sra. conhece muito bem. Ele é a exceção, assim como a sra., eu e alguns outros. Somos muitos, mas não somos suficientes para mudar esse retrato em branco e preto. Também sou teimosa e nem de longe prego o conformismo, mas a luta é enorme, tomara que a gente vença, assim como Davi e Golias.

Eloisa disse...

Sra. Beatriz, aplausos para a senhora. Tomo porém a liberdade de discordar de que somos poucos e não suficientes para mudar; a não ser que continuemos calados e acomodados. Temos exemplos pelo mundo afora de pessoas que começaram sozinhos, tais como Ghandi, Martin Luther king, etc, e conseguiram mudar radicalmente a cultura de um povo!
Infelizmente o que acontece conosco, povo brasileiro, é exatamente o que foi colocado por Elisa Lucinda, veja:
"É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha a quebrar no nosso nariz."
Se temos nosso nariz quebrado é porque o permitimos e nos acomodamos sob o argumento daquele ditado que diz que "uma andorinha só não faz verão" deixando os maus brasileiros avançarem no campo de batalha!
Se todos nós, poucos da exceção, arregassássemos as mangas e tentássemos conscientizar pelo menos 10 pessoas que fosse (e é o que venho fazendo) pedindo que esses dez fizessem igualmente com outros dez, muitos daqueles que não tem discernimento para deixar de reeleger os corruptos, teriam outro comportamento e ao longo do tempo nós, poucos da exceção, "ESTAREMOS MUDANDO O FINAL"
Quanto ao seu exemplo da não eleição do Crespo como deputado, posso estar enganada mas não foi por insuficiência de votos mas sim por causa dessas normas absurdas (esse é outro caso que eu sempre quis gritar contra) de partidos que elegem os menos votados por força partidária! (perdoe-me se estou enganada e até gostaria que se fosse possível o Crespo nos esclarecesse sobre isso).
Não sei se sou pessimista ou otimista demais mas o que sei (e tenho certeza) é que também MINHA ESPERANÇA É IMORTAL!
Não há mal que prevaleça eternamente sobre o bem. Ainda havemos de ver, com a graça de Deus, a vitória da honestidade e das pessoas de bom caráter. E como será bom podermos dizer: " - Pelo menos tentei fazer a minha parte!"
Um grande abraço senhora Beatriz, a senhora acaba de conquistar minha admiração.

Anônimo disse...

ESSA ELOISA TEVE SER ALGUMA FUNCIONARIA DO CRESPO,NAO É NORMAL ISSO.....ALIAS PARA SE INTERESSAR TANTO PELO BLOG E COMENTARIOS,SO PODE SER FUNCIONARIA DO CRESPO

TO DESCONFIADOOOOOOOOOOOOOOO

Eloisa disse...

Não senhor anônimo das 08:57, não sou funcionária do Crespo e nem tenho essa pretensão. Meu interesse não se restringe à este blog mas sim ao site da Câmara, da Prefeitura Municipal, Senado, etc, etc. Procuro não ser alienada à nossa realidade! Quanto a não ser normal, gostaria de te dizer que, anormal, são postagens anônimas e agressivas, próprias de quem se esconde atrás do conforto do anonimato numa demonstração clara de de pessoas cheias de inveja, talvez até por pura incompetência!
Agora uma pergunta: como o senhor percebeu que eu me interesso tanto pelo blog? Isto mostra que o senhor TAMBÉM acompanha e isto é bom!!!!!

Crespo disse...

Prezada Eloisa,
Foi Jesus quem, se referindo aos judeus (e romanos), ao expirar, proferiu: "Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que estão fazendo".
Por favor, perdoe esse Anônimo, porque a cabeça dele não aceita, nunca viu, uma verdadeira CIDADÃ como você.
Mas se ele continuar participando, um dia (essa esperança é Imortal, não é?) vai crescer.

Cecília Maria dos Santos disse...

Vereador Crespo/sr. Anônimo das 8:57horas:
D. Eloisa é uma cidadã politizada e que tem dado lições de cidadania, de boa vontade, de vida,de educação, de conhecimento;ela mais do que qualquer outro, sabe ocupar este espaço cidadão. Pena que pessoas inúteis como o sr.anônimo, não aprendem absolutamente nada, nem com ela, nem com ninguém porque a ignorância é tamanha, que prejudica qualquer ensaio direcionado à capacidade de compreensão. As postagens das sras. Eloisa e Beatriz, são de um nível tão elevado, que o sr. por falta de inteligência não absorve, por isso, insiste em poluir este blog com comentários imbecis, que não acrescentam nada, pra ninguém, nem mesmo para o sr. com sua pobreza de raciocínio e espírito.
Abraham Lincoln, ex-presidente americano tem essa frase célebre, tente entender o significado dela:
"É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida". Boa sorte!

Eloisa disse...

Você tem toda razão em sua citação Crespo e não poderia esperar outra solicitação de você que não esta, pois sabemos que você tem por princípios os ensinamentos de Cristo. Claro que em todo espaço ocorrem fatos como este, já é esperado não é mesmo? Quanto a perdoar ao sr. anônimo, claro que já o está, desde o primeiro momento, "só de sacanagem"...!

Eloisa disse...

Sra. Maria Cecília dos Santos;
Obrigada. Seu apoio vem corroborar a esperança de que podemos sim "mudar o final". Como disse o Crespo, "um ele cresce" e eu gostaria de poder colaborar para isto!

Eloisa disse...

Perdão, corrigindo acima, leia-se: "um dia ele cresce"

Crespo disse...

Eloisa,
Na sua mensagem de 30/6 às 16h38, você pediu que eu explicasse o porque da regra eleitoral que elege candidatos com poucos votos e não elege alguns com grande votação.
É assim mesmo, e o motivo é que os (antigos) legisladores entenderam que seria conveniente garantir a presença das "minorias" ou seja, dos pequenos partidos, que (teoricamente) poderiam aumentar a "diversidade ideológica" dos parlamentos.

Eloisa disse...

Obrigada pelos esclarecimentos Crespo. Concordo que a minoria tem que ter sua oportunidade mas discordo que seja de acordo com essas regras, uma vez que vai contra a vontade do povo pois, se estes, em sua maioria, vota em determinado político é porque quer ve-lo eleito. Portanto, discordo dos (antigos) legisladores.

dorival disse...

ola crespo,gostaria de saber oq resolveram ontem na reuniao mensal do partido?

Crespo disse...

Prezado Dorival,
Acabou de entrar um novo Blog a respeito disso.
Por favor veja e comente.

Anderson disse...

Olha muito bom o texto de Elisa Lucinda, uma boa reflexão, mas confesso que fiquei triste de ler o texto: Brasileiro é assim... da Beatriz Sodré, logo acima, pois realmente a maioria é assim, mas todos nós erramos, quem somos para julgar os outros, temos é que dar bons exemplos aos nossos filhos, parentes e quando alguém nos contar de alguma trapalhada errada que fez, dar-nos a nossa opinião sem numca julgá-lo, a vida do ser humano sempre vai ser a luta do bem e do mal, e nós não podemos deixar que o mal vença, jamais!!!! Alguns acham que Deus não existe mas ele existe, a nossa vida aqui nessa Terra é só um teste para um plano maior de Deus. Abraço a todos!!!